A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017

07/01/2014 12:41

Aplicativo criado pelo Governo Federal fornece informações de veículos roubados

Bruno Chaves

Desde o dia 13 de dezembro, qualquer cidadão brasileiro que tenha um smartphone com acesso à internet pode consultar informações de veículos roubados e furtados, registrados na base operacional do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Veja Mais
Messenger libera vídeochamadas em grupos de até 50 pessoas
Treze milhões de domicílios no Brasil só têm TV analógica aberta, diz IBGE

O aplicativo SINESP Cidadão foi desenvolvido em parceria entre a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça, e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). O download pode ser feito pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sinesp.cidadao.android.

Depois de baixar o aplicativo, o cidadão digita a placa do veículo para saber a situação em que ele está. Em caso afirmativo para o registro de furto ou roubo, aparecerá a informação destacada em vermelho.

Se o usuário tocar nessa informação, o aplicativo realiza uma ligação imediata para a Polícia Militar através no número 190. Se o usuário desconfiar clonagem de placa, deve observar no resultado da consulta se as informações referente a marca, modelo e cor conferem com o veículo original.

A descrição do aplicativo ainda destaca que nenhuma pessoa deve fazer a abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa. O correto é acionar o 190 para que uma equipe de polícia seja direcionada ao local.

O objetivo do Governo Federal, ao desenvolver o aplicativo, foi de possibilitar a consulta de dados de veículos cadastrados na base nacional do Denatran, ampliando, dessa forma, a inclusão digital e a proteção da sociedade brasileira.




imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions