ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Educação e Tecnologia

Aplicativo para celular faz cadastro e manejo de animais em tempo real

Renata Volpe Haddad | 02/08/2015 09:54
É possível fazer leitura do código de barras com câmera de smartphone, reduzindo o tempo de trabalho e possíveis erros. (Foto: Marcos Ermínio)
É possível fazer leitura do código de barras com câmera de smartphone, reduzindo o tempo de trabalho e possíveis erros. (Foto: Marcos Ermínio)

Empresa Rastrovet de Maracaju, distante 160 km de Campo Grande, trabalha com software há 11 anos voltada para pecuária de corte e lança na ExpoCorte, aplicativo de fácil manuseio para cadastro e manejo dos animais no campo em tempo real.

A primeira versão do aplicativo para smartphone e tablets está disponível na versão android, e foi criado pensando na intenção de facilitar o controle do rebanho para o produtor rural. Dados como pesagem, vacinação, embarque e manejo reprodutivo, podem ser consolidados através do aplicativo.

De acordo com o diretor técnico e veterinário da Rastrovet, Marco Antônio Guimarães Marcondes, o aplicativo é para eliminar a caderneta escrita a mão. "As informações que o capataz da fazenda coloca na caderneta é encaminhada ao escritório para depois ser repassada a planilha de Excel. Já com o aplicativo, esse tempo é reduzido, gerando diretamente o arquivo pronto para o escritório", explica.

Fácil de usar, é possível fazer a leitura do brinco com o código de barras que está contido o lote do gado, ou se os animais não tiverem numeração, o próprio aplicativo gera número sequencial. "Se o animal nasceu no dia do registro que o peão está fazendo o manejo, o aplicativo já registra com a data certa, se não, é só colocar os meses do lote e automaticamente gera a data de nascimento", comenta.

Disponível para tablet e smartphone, aplicativo está disponível por enquanto apenas para versão android(Foto: Marcos Ermínio)
Disponível para tablet e smartphone, aplicativo está disponível por enquanto apenas para versão android(Foto: Marcos Ermínio)

Após o término do cadastro, é gerado um relatório do trabalho feito que é a planilha em Excel, já mostrando todos os animais cadastros. "No final do passo a passo, é possível ver o arquivo pronto e anexado e o peão só encaminha para o escritório, facilitando o trabalho e diminuindo os erros que podem ser cometidos", ressalta.

O Rastrovet trabalha offline, sendo que todos os dados que o capataz registra no campo, ficam salvos. "Apenas para enviar o arquivo é que precisa da internet. Nossa intenção foi desenvolver uma tecnologia de fácil uso para o peão, que já estão acostumados com os smartphones", diz.

Interessados podem baixar o aplicativo com 15 dias sem custo. Quem quiser contratar o serviço tem duas opções: mensalidade semestral com valor de R$ 500 ou pagar R$ 900 para usar o serviço por um ano.

Nos siga no Google Notícias