ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Educação e Tecnologia

Aral Moreira sedia 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros

Filipe Prado | 20/11/2014 16:24
Os foguetes, de material reciclável, funcionam por pressão da água (Foto: Divulgação)
Os foguetes, de material reciclável, funcionam por pressão da água (Foto: Divulgação)

Acontece no próximo final de semana a 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros em Aral Moreira, a 364 quilômetros de Campo Grande. O evento, organizado pela Escola Estadual João Vitorino Marques, conta com 19 equipes, sendo duas da cidade de Paranhos, formadas por estudantes do município.

Uma das coordenadoras do evento, Patrícia Terumi Sakaue, 31 anos, contou que a competição é entre as escolas estaduais e algumas municipais, que são convidadas, e conta com três desafios: Altura, precisão e paraquedas.

Ela explicou que as equipes precisam construir um foguete com materiais recicláveis e que sejam lançados por pressão da água. “Nós medimos a altura do voo, a precisão ao acertar um alvo, a 40 metros de distância, e também a queda com o paraquedas”, contou Patrícia.

A montagem dos foguetes é orientada por professores, principalmente na matéria de física, mas todos os detalhes contam. “As equipes pontuam em tudo, desde o formato e design dos foguetes até a limpeza da área”, afirmou Patrícia.

O estudante do ensino médio, Felipe Alves Pinheiro, 15 anos, é o líder de uma das equipes. Ele contou que o foguete do seu time já está pronto e foi construído por fases, com a ajuda de professores. “Já participei de outras duas vezes e a experiência pode nos dar uma grande chance de vencer. Esperamos ganhar”, admitiu.

Os grupos podem ser constituídos de seis até 10 pessoas, da mesma série ou não. Maurício Antônio Matoso e Matoso, 17, se juntou a um grupo pela amizade, mas espera que consiga ganhar a competição.

“Ainda não testamos o foguete, mas pretendemos chegar, pelo menos, aos três primeiros lugares. A esperança é a última que morre”, brincou o estudante que participa pela 2ª vez da olimpíada.

A 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros acontece no dia 28 de novembro, a partir das 13 horas, no Campo Municipal de Aral Moreira. Os participantes precisam se inscrever na escola, sendo que a taxa de inscrição é de 1kg de alimento não perecível por integrante.

Os três primeiros ganhadores receberãos troféus e medalhas personbalizadas.

19 equipes irão concorrer aos troféus (Foto: Divulgação)
19 equipes irão concorrer aos troféus (Foto: Divulgação)
São três categorias: Altura, precisão e paraquedas (Foto: Divulgação)
São três categorias: Altura, precisão e paraquedas (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias