A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

20/11/2014 16:24

Aral Moreira sedia 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros

Filipe Prado
Os foguetes, de material reciclável, funcionam por pressão da água (Foto: Divulgação)Os foguetes, de material reciclável, funcionam por pressão da água (Foto: Divulgação)

Acontece no próximo final de semana a 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros em Aral Moreira, a 364 quilômetros de Campo Grande. O evento, organizado pela Escola Estadual João Vitorino Marques, conta com 19 equipes, sendo duas da cidade de Paranhos, formadas por estudantes do município.

Veja Mais
Atualização permite curtir e até desativar comentários no Instagram
Após 36 horas, maratona tecnológica escolhe os projetos vencedores

Uma das coordenadoras do evento, Patrícia Terumi Sakaue, 31 anos, contou que a competição é entre as escolas estaduais e algumas municipais, que são convidadas, e conta com três desafios: Altura, precisão e paraquedas.

Ela explicou que as equipes precisam construir um foguete com materiais recicláveis e que sejam lançados por pressão da água. “Nós medimos a altura do voo, a precisão ao acertar um alvo, a 40 metros de distância, e também a queda com o paraquedas”, contou Patrícia.

A montagem dos foguetes é orientada por professores, principalmente na matéria de física, mas todos os detalhes contam. “As equipes pontuam em tudo, desde o formato e design dos foguetes até a limpeza da área”, afirmou Patrícia.

O estudante do ensino médio, Felipe Alves Pinheiro, 15 anos, é o líder de uma das equipes. Ele contou que o foguete do seu time já está pronto e foi construído por fases, com a ajuda de professores. “Já participei de outras duas vezes e a experiência pode nos dar uma grande chance de vencer. Esperamos ganhar”, admitiu.

Os grupos podem ser constituídos de seis até 10 pessoas, da mesma série ou não. Maurício Antônio Matoso e Matoso, 17, se juntou a um grupo pela amizade, mas espera que consiga ganhar a competição.

“Ainda não testamos o foguete, mas pretendemos chegar, pelo menos, aos três primeiros lugares. A esperança é a última que morre”, brincou o estudante que participa pela 2ª vez da olimpíada.

A 6ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros acontece no dia 28 de novembro, a partir das 13 horas, no Campo Municipal de Aral Moreira. Os participantes precisam se inscrever na escola, sendo que a taxa de inscrição é de 1kg de alimento não perecível por integrante.

Os três primeiros ganhadores receberãos troféus e medalhas personbalizadas. 

19 equipes irão concorrer aos troféus (Foto: Divulgação)19 equipes irão concorrer aos troféus (Foto: Divulgação)
São três categorias: Altura, precisão e paraquedas (Foto: Divulgação)São três categorias: Altura, precisão e paraquedas (Foto: Divulgação)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions