ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Curso do Senac é porta de entrada para mercado dos jogos eletrônicos

Informe Publicitário | 07/10/2016 06:40
Curso do Senac é porta de entrada para mercado dos jogos eletrônicos

O gosto pelos jogos digitais deixou de ser uma simples preferência infantil e se tornou assunto sério, responsável por uma indústria altamente lucrativa, que movimenta R$ 900 milhões ao ano no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames).

Hoje, 61 milhões de brasileiros têm o costume de brincar com algum jogo eletrônico, o que representa o quarto maior mercado do mundo. Com crescimento de 25% a 30% ao ano, os números apontam um futuro promissor para quem deseja investir na área e o Senac de Campo Grande oferece a oportunidade de qualificação no curso de Técnico em Programação de Jogos Digitais, com início dia 18 de outubro.

Curso do Senac é porta de entrada para mercado dos jogos eletrônicos

O curso forma profissionais com habilidades técnicas e espírito empreendedor para atuar em equipes multidisciplinares, desempenhando funções relativas à produção de conteúdo para games, em 2D e 3D, ao desenvolvimento de games adaptáveis a diferentes plataformas e ao controle de qualidade de jogos digitais. No curso, com duração de mil horas, o aluno aprende todas as etapas da criação de um jogo digital. Também recebe orientação sobre como criar uma conta no Google Play, para publicação dos jogos.

Empreendedorismo – Ex-alunos do curso do Senac perceberam o potencial de mercado e resolveram apostar. Criaram uma empresa de jogos, a Baiacu Games, que já começou a dar os primeiros passos. “Recentemente tivemos um jogo nosso, o Nine, aprovado na Steam, uma comunidade de desenvolvedores mundial e que reúne jogos de grandes empresas. Competimos com mais de nove mil jogos e tivemos uma aprovação de quase 60%. Foi uma experiência única, nosso primeiro trabalho e que já está sendo usado no mundo inteiro”, explica o aluno Erick Gomes da Silva, de 26 anos, e um dos empreendedores. O jogo agora passa por processo de finalização e em breve estará disponível na Steam, para download.

Curso do Senac é porta de entrada para mercado dos jogos eletrônicos

O docente do curso, Peterson da Silva Santos, explica que desde o início das aulas os alunos são incentivados ao empreendedorismo e à parte prática. “Isso faz parte do Modelo Pedagógico do Senac, que busca o desenvolvimento das competências do aluno, incentivando a prática e não focando apenas no conteúdo teórico. Nossos alunos praticam o tempo todo, do começo ao fim do curso. Eles publicam jogos na Play Store, para Android e computadores”, conta.

“O mercado procura por profissionais que demonstrem atitudes, que não fiquem preocupados apenas com o desenvolvimento de habilidades - foco técnico -, mas que apresentem ações empreendedoras, pessoas capazes de inovar, assumir responsabilidades, tomar a frente e superar expectativas. O estímulo aos alunos da prática de atitudes positivas, transformando-as em hábito, está presente no Modelo Pedagógico do Senac, que é baseado no ensino por competências”, explica o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Como conclusão de curso, os alunos desenvolvem um jogo que reúne todas as habilidades aprendidas em sala de aula, é o Projeto Integrador, que propicia aos alunos colocarem em prática as habilidades e conhecimentos adquiridos. “Eles criaram um jogo para ser utilizado pelo Senac, no curso de Aprendizagem Comercial. O jogo simula situações reais, por meio de questionários. A ideia é que o jogo seja utilizado em sala de aula, para ajudar no aprendizado dos alunos, com perguntas relacionadas aos conteúdos do curso”, explica Peterson.

Para fazer o curso o interessado deve ter 16 anos completos no ato da matrícula e cursar, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio ou 2ª fase da Educação de Jovens e Adultos. Comerciários e comerciantes têm 20% de desconto e ex-alunos, que tenham concluído um curso não gratuito no período de um ano, têm 10% de desconto. E neste mês, a matrícula no curso é gratuita.

Outras informações pelo telefone (67) 3312-6260, no site: www.ms.senac.br ou ainda pelo e-mail: atendimento@ms.senac.br.

Nos siga no Google Notícias