ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

No mês das ‘cores’ Facebook libera gifs nos comentários e muito orgulho

Adriano Fernandes | 15/06/2017 12:52
A rainbow flag tem as cores do arco-íris, símbolo de orgulho da comunidade LGBT. (Foto: Adriano Fernandes)
A rainbow flag tem as cores do arco-íris, símbolo de orgulho da comunidade LGBT. (Foto: Adriano Fernandes)

Desde a última semana, todo mundo tem “se orgulhado” com a rainbow flag — bandeira do arco-íris —, nova funcionalidade disponibilizada pelo Facebook nos comentários da rede social.

E, apesar de já ter virado febre pelo país, pelo menos entre os menos conservadores, a rede social só se pronunciou nesta última quarta-feira (14) sobre esta e outra série de possibilidades do app, no mês mais colorido do ano.

Além da bandeirinha de arco-íris , o Facebook terá molduras e máscaras para fotos no Facebook app e também no Facebook Messenger. Além das funcionalidades em comemoração ao mês do orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis).

Desde ontem (14) os usuários passaram a também poder acrescentar nos comentários GIFs animados. Segundo o Techtudo, em nota, o Facebook disse “se orgulhar de apoiar uma comunidade diversa, incluindo aqueles que se identificaram como gay, lésbica, bissexual, transgêneros ou de gênero não conforme”.

E para comemorar decidiu anunciar quatros novidades. Abaixo a descrição e a forma de ativar cada uma delas.

Orgulho – Ok, que a maioria dos usuários talvez já tenha aprendido a ativar a bandeirinha do orgulho gays, com as cores do arco-íris juntos aos raactions mas para quem ainda tem dúvida a função é simples.

Basta curtir a página LGBTQ@Facebook, a partir do link !

Moldura – Ainda durante o mês de junho, vai ser possível acionar temporariamente uma moldura colorida ou com o tema de arco-íris pelo link: facebook.com/celebratepride

Câmera – A câmera do aplicativo também vai oferecer funcionalidade semelhante as molduras, com tema do orgulho LGBTQ. Na tela inicial do Facebook, basta deslizar a tela para a direita e tocar no ícone da varinha mágica para ver os efeitos disponíveis na categoria de máscaras e molduras. As opções ficarão disponíveis até o final do mês de junho.

No Messenger – No app de conversas paralelo ao aplicativo do Facebook, durante todo o mês também vai ser possível usar molduras, stickers e efeitos especiais pela câmera do Messenger com o tema do orgulho LGBTQ.

Em celulares a opção de Gifs é a primeira que aparece nas abas de comentários. (Foto: Adriano Fernandes)
Em celulares a opção de Gifs é a primeira que aparece nas abas de comentários. (Foto: Adriano Fernandes)
O Celebrate Pride permite que o usuário escolha uma série de molduras em comemoração a data. (Foto: Adriano Fernandes)
O Celebrate Pride permite que o usuário escolha uma série de molduras em comemoração a data. (Foto: Adriano Fernandes)

Segundo a rede social, só no ano de 2017, mais de 12 milhões de pessoas participam de um dos 76 mil grupos em apoio à comunidade LGBTQ no Facebook, e mais de 1,5 milhão de pessoas planejam participar de um dos mais de 7,5 mil eventos relacionados ao Orgulho LGBTQ na plataforma.

Contexto histórico – Vale lembrar que junho é o mês do orgulho LGBT pelo mundo pois relembra um dos maiores marcos para a comunidade. Diante de uma sociedade ultra-conservadora da Nova York de 1969 - e que até considerava homosexualidade um crime - o único reduto aberto a esse público era o bar Stonewall Inn.

Neste ano, cansados de toda a repressão os frequentadores decidiram acampar no bar e resistir as frequentes batidas policiais no bar. A movimentação que durou dias ganhou repercussão mundial, dando inicio as primeiras paradas LGBT pela cidade e estabelecendo o 28 de junho como Dia Internacional o Orgulho LGBT.

Gifs – Há dois anos o Facebook já tinha anunciado a possibilidade de inserção de Gifs na rede social, no entanto, a funcionalidade só era possível quando o usuário inseria o URL de um GIF hospedado em outro site para que ele aparecesse nos comentários.

Contudo, desde ontem (14), a rede social passou a disponibilizar na aba de comentários do Face, entre a aba de inserção de fotos e figurinhas o acesso aos Gifs animados, para desktops. No celular a opção de Gifs passou a ser a primeira.

Ao clicar, o usuário pode ainda digitar na pesquisa o tipo de Gifs desejado.

Nos siga no Google Notícias