ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Educação e Tecnologia

Operadora corta mais com limite em dados e eleva gasto de usuário

Filipe Prado | 11/04/2015 11:33
As operadoras avisam os usuários antes de bloquear os dados móveis (Foto: Marcelo Calazans)
As operadoras avisam os usuários antes de bloquear os dados móveis (Foto: Marcelo Calazans)

Desde novembro de 2014 as operadoras de telefonia móvel do Brasil vêm bloqueando a internet dos celulares, após os usuários atingirem a quantidade máxima de dados diários. A medida causou revolta dos clientes, principalmente com a nova atualização do Whatsapp, que permite a realização de ligações através do aplicativo.

Não é difícil encontrar alguém utilizando o pacote de dados móveis do celular, mas principalmente alguém frustrado com o plano. A estudante Carolina Sena, 19 anos, gasta R$ 0,99 em cada pacote, mas há dias que ela precisa comprar mais de três planos, por conta do bloqueio. “É horrível. Podia ser como antes, que só reduziam a internet”, criticou.

“Um absurdo”, foi assim que a técnica de enfermagem Silvana Ferreira, 38, caracterizou a mudança. Ela disse que usa o wifi da residência e trabalho, utilizando por pouco tempo os dados móveis, mas ainda assim o pacote é cortado. “Estava tentando postar uma foto e quase não consegui. Oferecem essa porcaria e ainda bloqueiam”.

Junior não compra pacotes adicionais, para não gastar seus créditos (Foto: Marcelo Calazans)
Junior não compra pacotes adicionais, para não gastar seus créditos (Foto: Marcelo Calazans)

O Whatsapp, segundo a técnica de enfermagem, é o aplicativo que mais gasta o pacote. Ainda apontou que não faz ligações através do app, para não consumir todos os dados diários.

A estudante Gabriela de Almeida, 21, apontou que as ligações feitas através do Whatsapp têm piorado a situação do bloqueio de dados, já que as chamadas gastam a maior parte do pacote. “Além de a ligação ser péssima, cortar muito, gasta a internet”, comentou.

A medida é desvantajosa para os usuários, de acordo com o ajudante de decoração Júnior Souza, 18. Ele acredita que precisa gastar mais, por conta dos bloqueios, então prefere não comprar pacotes de internet móvel extras, que chegar a custar R$ 1,99, dependendo da operadora e quantidade de dados.

“Se eu ficar comprando pacotes toda vez que bloqueiam a minha internet, daqui a pouco estou sem créditos e não consigo fazer ligações”, analisou Júnior.

Nos siga no Google Notícias