A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

05/04/2016 18:15

Por segurança, mensagens do WhatsApp passam a ser criptografadas

Julia Kaifanny
A mensagem aparece sempre que uma nova conversa é iniciada. A mensagem aparece sempre que uma nova conversa é iniciada.

Nesta terça-feira (5), os usuários do mensageiro WhatsApp começaram a receber um aviso ao iniciar uma conversa. O conteúdo que diz: "As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta" se trata de uma atualização na forma de transmitir as mensagens pelo aplicativo.

Veja Mais
Atualização permite curtir e até desativar comentários no Instagram
Após 36 horas, maratona tecnológica escolhe os projetos vencedores

Isso porque, após o bloqueio judicial em dezembro do ano passado, o WhatsApp ficou fora do ar por cerca de 12 horas devido a recusa da companhia em liberar dados para uma investigação criminal.

No mês passado a disputa entre o aplicativo e a justiça também resultou no prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook, que por sua vez é dono do aplicativo. O empresário passou uma noite detido por não ter disponibilizado informações de uma suposta conversa entre traficantes para a Policia Federal.

A companhia já afirmava não manter as informações armazenadas em uma nuvem, o que os impedia de ceder as conversas solicitadas pelas autoridades, mas agora é oficial, as mensagens estarão disponíveis apenas para quem está participando de conversa e assim que forem apagadas deixam de existir.

De uma forma simples, as mensagens serão criptografadas e enviadas em um código, que só e desfeito ao chegar até o destinatário, o que impede que os bancos de dados tenham acesso ou armazenem as conversas.

Segundo o co-fundador do mensageiro, Brian Acton, a medida é importante para que as pessoas se sintam seguras de que suas conversas não serão vistas nem invadidas por hackers ou algo do gênero. Também, diz ele, impede que a Justiça ás solicite, já que nem os servidores do aplicativo terão acesso ao conteúdo.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions