A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

05/04/2016 18:15

Por segurança, mensagens do WhatsApp passam a ser criptografadas

Julia Kaifanny
A mensagem aparece sempre que uma nova conversa é iniciada. A mensagem aparece sempre que uma nova conversa é iniciada.

Nesta terça-feira (5), os usuários do mensageiro WhatsApp começaram a receber um aviso ao iniciar uma conversa. O conteúdo que diz: "As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta" se trata de uma atualização na forma de transmitir as mensagens pelo aplicativo.

Veja Mais
Messenger libera vídeochamadas em grupos de até 50 pessoas
Treze milhões de domicílios no Brasil só têm TV analógica aberta, diz IBGE

Isso porque, após o bloqueio judicial em dezembro do ano passado, o WhatsApp ficou fora do ar por cerca de 12 horas devido a recusa da companhia em liberar dados para uma investigação criminal.

No mês passado a disputa entre o aplicativo e a justiça também resultou no prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook, que por sua vez é dono do aplicativo. O empresário passou uma noite detido por não ter disponibilizado informações de uma suposta conversa entre traficantes para a Policia Federal.

A companhia já afirmava não manter as informações armazenadas em uma nuvem, o que os impedia de ceder as conversas solicitadas pelas autoridades, mas agora é oficial, as mensagens estarão disponíveis apenas para quem está participando de conversa e assim que forem apagadas deixam de existir.

De uma forma simples, as mensagens serão criptografadas e enviadas em um código, que só e desfeito ao chegar até o destinatário, o que impede que os bancos de dados tenham acesso ou armazenem as conversas.

Segundo o co-fundador do mensageiro, Brian Acton, a medida é importante para que as pessoas se sintam seguras de que suas conversas não serão vistas nem invadidas por hackers ou algo do gênero. Também, diz ele, impede que a Justiça ás solicite, já que nem os servidores do aplicativo terão acesso ao conteúdo.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions