A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

29/07/2015 10:40

Site que promete divulgar tudo sobre todos comete crime, diz advogada

Filipe Prado
O site divulga dados detalhados, a partir de pagamento (Foto: Reprodução)O site divulga dados detalhados, a partir de pagamento (Foto: Reprodução)

A divulgação de dados pessoais, sem consentimento, mediante a lucro pode ser tipificado como crime. A polêmica sobre a publicação de dados veio à tona depois da criação de vários sites gratuitos, onde são expostos CPF, RG e até endereços dos brasileiros. O último, chamado Tudo Sobre Todos, cobra até uma taxa para a apresentação das informações.

Veja Mais
Mais um site promete mostrar “Tudo sobre Todos” na internet, até nome do vizinho
Após 36 horas, maratona tecnológica escolhe os projetos vencedores

A advogada Jane Resina explicou que a ilegalidade do site deve ser investigada, pois a coleta dos dados disponibilizados não é ilegal, porém como é disponibilizado e o tratamento dado a ele, pode ser considerado crime.

Por exemplo, apontou a advogada, o Serasa possui os dados pessoas dos brasileiros e divulga, mediante a pagamento, estas informações, porém o faz de maneira legal. “A coleta de dados públicos não tipifica crime, porém a divulgação não autorizada mediante lucro poderá ser tipificada como crime”, comentou Jane.

Para ter acesso aos dados mais detalhados, é preciso pagar R$ 9,90 por cada uma das perguntas extras, ou R$ 79,00 pelo pacote de 100 créditos.

Para que o usuário não se sinta lesado com a situação, a advogada contou que ele deve fazer uma Ata Notarial, boletim de ocorrência e contratar um profissional para ingressar com as medidas cabíveis, para que os dados não sejam disponibilizados.

O Campo Grande News entrou em contato com o Ministério da Justiça, através da assessoria de imprensa, mas até o momento nenhuma resposta não foi enviada.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions