A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

21/08/2016 11:14

TJMS cria aplicativo que possibilita consulta sem conexão de internet

Willian Leite
Aplicativo pode ser usado em smarthphone ou tablet (Foto: Divulgação) Aplicativo pode ser usado em smarthphone ou tablet (Foto: Divulgação)

A partir de segunda-feira (22), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul disponibilizará aplicativo para tablets e smartphones que permite o manuseio de processos mesmo sem conexão de internet.

Veja Mais
Messenger libera vídeochamadas em grupos de até 50 pessoas
Treze milhões de domicílios no Brasil só têm TV analógica aberta, diz IBGE

O projeto preenche uma necessidade originalmente identificada pelos próprios magistrados, que perceberam que, quando o sistema de processos tornou-se inteiramente digital, o acesso aos autos ficava mais restrito, dificultando o trabalho e prendendo-os ao chamado SAJ (Sistema de Automação da Justiça), que só podia ser acessado pelo desktop ou notebook.

Há alguns anos, surgiu a iniciativa de se criar um aplicativo que permitisse que magistrados e advogados pudessem acessar os processos pelo smarthphone ou tablet.

O aplicativo Pasta Digital – TJ/MS possibilita que os usuários possam ler processos quando estiverem desconectados da internet. A novidade passou por uma fase de testes com um dos magistrados, que o avaliou e sugeriu mudanças, deixando-o mais prático e acessível para os usuários.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Maria Lós, a novidade resultará em mais eficiência e celeridade na prestação jurisdicional “A equipe da área de tecnologia entendeu a dificuldade que existia e resolveu a questão com a criação desse aplicativo.

Por se tratar de primeira versão, o aplicativo tem algumas limitações, como os processos em segredo de justiça que ainda não estarão disponíveis, algo a ser adicionado em versões futuras.

Além disso, o aplicativo está disponível somente para Android, pois 80% dos acessos ao portal do Tribunal de Justiça realizados por meio de dispositivos móveis são feitos por essa plataforma. A versão para IOS estará disponível em 2017.

O TJ informa que sua equipe de tecnologia da informação já está desenvolvendo melhorias para o aplicativo, que incluirão os processos em segredo de justiça. Futuramente, o aplicativo também permitirá o acesso do público aos processos.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions