ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

"Onda Verde" não impede veículo de parar em todos os semáforos

Aliny Mary Dias | 23/09/2013 09:05
Na Afonso Pena, motoristas não conseguem transitar em vários semáforos abertos (Foto: Marcos Ermínio)
Na Afonso Pena, motoristas não conseguem transitar em vários semáforos abertos (Foto: Marcos Ermínio)

Implantado em 2010 na região central de Campo Grande, o sistema “Onda Verde”, que possibilita a fluidez no trânsito por meio da sincronização dos semáforos, é alvo de reclamações constantes de motoristas. As três primeiras etapas do sistema foram colocadas em prática ao longo do ano de 2010, mas de lá para cá, poucas ruas tiveram o pleno funcionamento do sistema e o fim dos congestionamentos.

Desde o início do projeto, a principal avenida da cidade era uma das principais vias a terem a Onda Verde. Segundo os motoristas, há algum tempo a situação melhorou, mas nos últimos meses a sincronização desapareceu.

“Eu dirijo o dia todo na cidade e essa Onda Verde a gente quase não vê. Na Afonso Pena, por exemplo, paramos em quase todos os semáforos, é uma situação horrível pra quem está na rua o dia todo”, conta o taxista Valter José, de 58 anos.

Outro alvo de reclamações é a Avenida Fernando Corrêa da Costa, a reportagem do Campo Grande News percorreu o trecho e constatou que a sincronização só existe em parte da avenida.

No cruzamento com a Rua Bahia, por exemplo, quando o semáforo abre, o seguinte, com a Rua Joaquim Murtinho, fecha. A mesma situação ocorre nos sinais seguintes até a José Antônio.

Até a 14 de Julho, a sincronização faz com que os motoristas peguem mais de três semáforos abertos em sequência, mas daí em diante os problemas recomeçam. “Para mim não funciona, aqui na Fernando Corrêa a gente pega vários sinais fechados e abertos em sequência”, conta motorista Marcio Melo. 

Taxista diz não ver sistema em funcionamento (Foto: Marcos Ermínio)
Taxista diz não ver sistema em funcionamento (Foto: Marcos Ermínio)

E não é só quem dirige com frequência na região central que reclama da falta de sincronização. Gentil Pereira, 56 anos, mudou-se há dois anos para Campo Grande e, apesar do sistema já estar em funcionamento, diz não ver a Onda Verde em ação.

“Eu dirijo pouco, mas todas as vezes que estou na rua pego semáforos verdes e vermelhos. Se tivesse a Onda Verde seria muito melhor”, conta Gentil.

Investimento – Em maio, a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Kátia Maria Moraes de Castilho, afirmou que R$ 12 milhões liberados pelo Ministério dos Transportes serão investidos na implantação de equipamentos eletrônicos da Onda Verde.

De acordo com a diretora, as instalações dos novos equipamentos devem começar ainda neste ano e os trabalhos serão finalizados no segundo semestre de 2014. O equipamento será instalado na rua Ceará, avenida Costa e Silva, avenida Fernando Correa da Costa e avenida Mato Grosso. A região tem 200 cruzamentos.

Nos siga no Google Notícias