ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

“Pedestre, eu Cuido” é ineficiente e mortes aumentaram 16% em 2013

Aliny Mary Dias | 30/01/2014 14:54
Mortes aumentaram, mas Detran justifica que campanha ficou parada durante 7 meses (Foto: Arquivo)
Mortes aumentaram, mas Detran justifica que campanha ficou parada durante 7 meses (Foto: Arquivo)

Criada para reduzir o número de acidentes e mortes envolvendo pedestres e instituir na Capital o respeito aos que circulam a pé e ensiná-los a atravessar na faixa, a Campanha “Pedestre, eu Cuido” não cumpriu seu papel no ano passado e as mortes aumentaram 16% em relação aos números de 2012.

Conforme os dados do setor de Educação da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), no ano passado 21 pedestres perderam a vida em Campo Grande. Em 2012, o número chegou a 18 óbitos.

A campanha lançada em novembro de 2011 chegou a reduzir as mortes em 2012 quando as ruas da Capital registraram uma morte a menos do que as ocorridas no ano do lançamento da campanha.

Uma das explicações do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul para os problemas envolvendo a campanha apareceu no segundo semestre do ano passado. A campanha foi suspensa em julho e até hoje não voltou às ruas.

A justificativa, na época, era de que o trabalho desenvolvido em parceria com a Agetran, o Detran e o BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), não teve atenção da agência municipal no ano passado e isso fez com que a ação precisasse ser paralisada.

Elizabeth Félix, diretora de habilitação e educação de trânsito do Detran, explica que os problemas surgiram porque não houve respaldo da Agetran nas ruas. “De nada adianta a gente fazer as palestras e os trabalhos internos se as faixas e pontos estratégicos não estão pintados e sinalizados, este trabalho é da Agetran”, completa a diretora.

Para mudar o cenário que resultou no aumento de mortes, o novo diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, procurou o Detran há dois dias para retomar a campanha. A informação é de Elizabeth Félix que afirma que a retomada deve ocorrer em breve.

“Uma equipe do Detran se reuniu com a Agetran na manhã de hoje e já estamos definindo os pontos e conversando sobre a campanha. Nós esperamos que ela possa ser lançada já no mês que vem junto de outras campanhas educativas de volta às aulas”, completa Elizabeth.

Dados – Os dados da Agetran apontam ainda que em 2010 foram registradas 26 mortes de pedestres de Campo Grande.

Há também um levantamento feito mês a mês pelo Detran, no entanto, os números só levam em conta mortes que ocorrem na hora. O balanço da Agetran aponta mortes ocorridas em até 30 dias nos hospitais.

Sobre o número de acidentes, o número registrado no ano passado é menor do que em 2012. Foram 345 acidentes envolvendo pedestre que ficaram feridos contra 377 em 2012. Os números fazem parte do levantamento do Detran.

Nos siga no Google Notícias