ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Agetran estuda "soluções" para velhos e novos problemas no trânsito

Aliny Mary Dias | 18/05/2014 07:07
Construção de terminal no bairro Parati está entre as novidades (Foto: Cleber Gellio)
Construção de terminal no bairro Parati está entre as novidades (Foto: Cleber Gellio)

Uma série de mudanças. Assim são consideradas as intervenções que irão reordenar o trânsito em vários pontos de Campo Grande. Entre as novidades há semáforos em rotatórias, vias que se tornarão mão única, corredores de ônibus e até construção de terminais de passageiros.

O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Jean Saliba, explica que não há prazo para a conclusão da maioria das intervenções, já que em muitos casos as mudanças dependem de projetos aprovados pelo Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e executados pela Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação).

Locais com grande aglomeração de novos motoristas em razão de condomínios habitacionais também são o foco das ações da agência. No bairro Monte Castelo, na Rua 14 de Julho e Avenida Mascarenhas de Moraes, centenas de novos apartamentos já motivaram planejamento de mudanças.

No trecho, a Rua 14 de Julho será mão única e os motoristas que seguirem pela Rachid Neder precisarão acessar a Avenida Ernesto Geisel para depois seguir até a Mascarenhas de Moraes. No bairro Parati, na Rua da Divisão, a construção de 2,5 mil casas e a inauguração de um supermercado da rede Comper também deve tumultuar o trânsito.

Para resolver o problema, que deve ter início nos próximos meses, a Agetran pretende fazer um “alargamento” da via, colocar semáforos na rotatória e também utilizar uma rua lateral ao prédio do supermercado para facilitar o tráfego.

Saliba ressalta consciência de motoristas como agente de mudança do trânsito (Foto: Cleber Gellio)
Saliba ressalta consciência de motoristas como agente de mudança do trânsito (Foto: Cleber Gellio)

Pontos críticos e recorrentes em críticas de motoristas também serão alterados. Na rotatória da Avenida Ceará com a Joaquim Murtinho, na Joaquim Murtinho com a Marquês de Lavradio e na Tamandaré com a Euler de Azevedo, a colocação de semáforos também pretende trazer fluidez ao trânsito.

Transporte público - Outro projeto antigo que a agência quer retirar do papel e que deve causar grande impacto na rotina dos campo-grandenses é a construção de quatro novos terminais de passageiros. Um deles será na Rua da Divisão, na esquina com a Rua Oranges em um terreno amplo que hoje abriga campos de futebol e um espaço onde funciona uma empresa especializada em paintball. A desapropriação da área já está em andamento, segundo o diretor da Agetran.

Os outros terminais serão construídos na Avenida dos Cafezais, situada no bairro Centro Oeste, outro no bairro Tiradentes e o último na Avenida Tamandaré.

Ainda em relação aos ônibus, novidades devem aparecer esse ano em várias ruas movimentadas da cidade. A agência quer instalar corredores de ônibus com estruturas físicas que deixem a faixa totalmente exclusiva para o transporte público. Os corredores devem ser implantados na Avenida Afonso Pena, Bandeirantes, Brilhante e Calógeras.

Apesar de todas as mudanças, Saliba lembra que os congestionamentos e dificuldades no trânsito da Capital só poderão ter um fim diante da conscientização dos motoristas e uso do transporte público.

“Nós somos uma cidade grande com 450 mil carros e as coisas mudaram, as pessoas precisam se conscientizar que usar o transporte público, embora não seja de primeira qualidade, é a saída para um futuro melhor”, completa.

Nos siga no Google Notícias