A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

06/10/2011 12:51

Agetran instala primeiro semáforo inteligente no cruzamento da Ceará

Paula Vitorino

Equipamento só abre quando percebe que existem carros esperando na via

Primeiro semáforo inteligente foi instalado no cruzamento da Tapajós com a Ceará. (Foto: Divulgação)Primeiro semáforo inteligente foi instalado no cruzamento da Tapajós com a Ceará. (Foto: Divulgação)

Uma nova tecnologia semafórica deve melhorar a rotina dos motoristas de Campo Grande, com mais agilidade no trajeto. Nesta quarta-feira (5), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) instalou o equipamento conhecido como Laço Indutivo no primeiro semáforo da Capital, no cruzamento da avenida Ceará com a rua Tapajós.

O equipamento permite que o semáforo da Tapajós só abra quando existirem carros aguardando na via. Com isso, o motorista não precisará mais parar no semáforo vermelho quando não houver necessidade.

A estrutura do recurso funciona com os chamados Laços Indutivos implantados no asfalto, alguns metros antes da faixa de pedestre na Tapajós, que passam despercebidos ao olho nu. Ao passar sobre ele, o veículo comunica ao semáforo que há uma demanda de acesso à Rua Ceará.

Ao abrir, o semáforo se mantém verde por oito segundos até que outro carro cruze o laço Indutivo, o que gera mais quatro segundos de sinal aberto e assim por diante, até o limite de 28 segundos. A sinalização horizontal das vias também foi reforçada.

De acordo com o diretor do Departamento de Sinalização Semafórica da Agetran, Mauro Alves Chaves, a proposta é instalar o recurso em outros cruzamentos onde existe o “sinal verde ocioso”, quando o semáforo abre sem ter nenhum condutor para passar.

“Acontece principalmente em bairros, como na avenida Manoel da Costa Lima e Bandeirantes, e em terminais de ônibus onde não passa carro toda hora”, explica.

O primeiro cruzamento com o equipamento vai funcionar como um teste para a Agetran analisar a viabilidade de instalar também em outros locais. O diretor afirma que ainda não existe data para a aquisição de mais equipamentos ou cruzamentos definidos para a instalação, mas os terminais de ônibus devem ser os próximos a receber a tecnologia.

“O problema nos terminais é o tipo de piso, de concreto armado, em que o sistema não funciona totalmente, mas estamos estudando uma alternativa”, frisa.

O investimento para a instalação da tecnologia nos semáforos já existentes é de cerca de R$ 6.600 mi. O recurso já é comum em grandes cidades do país.




parabems pelo conteudo do campograde.notadez,vou divulgar mo Amazonas.
 
hiltom ferreria em 12/10/2011 10:53:57
e e como sempre so pensam e falam em carros motos sempre esquecidas se tiver moto parada vai ter que ficar vai nada tem que furar o sinal se nao tem que esperar vir um carro vamos ver direito moto tambem paga imposto e muito caro por sinal
 
marcio domigos em 07/10/2011 12:55:54
Uai, mas esse sistema não é utilizado na Zarham, nos acessos laterais da Senador Ponce, e do acesso à Honda Caiobá?
 
Guilherme Campos em 07/10/2011 02:02:02
Mas é o seguinte, moro nas proximidades e estes dias esse equipamento demorou quase 10 minutos para abrir, onde alguns condutores me ultrapassaram e furaram o semáforo, causando um tumulto entre a tapajós e a ceará..Cuidado,este equipamento tem que ser testado e retestado, antes que vire bagunça!!!
 
Gustavo Cesar Capilé Gonçalves em 06/10/2011 05:56:48
Poderiam colocar, conforme alguém já mencionou, o sistema que indicasse o tempo que ainda falta prá fechar ou prá abrir, principalmente nos semáforos onde existem radares, como em Goiania existe...
 
JOAO ANDRADE em 06/10/2011 05:26:49
Este cruzamento já contou com esta tecnologia a mais de 10 anos atrás, como experiência, porem foi desativado por problemas técnicos, esperamos que funcione pra valer e seja instalado em outros cruzamentos, excelente idéia, não é novidade. Nos EUA já existe a mais de 30 anos, em SP e outras cidades também a mais de 10 anos. É um semaforo inteligente
 
Luiz Carlos em 06/10/2011 04:10:13
Poderiam por tambem o tipo de semaforo que de para saber quando ira fechar, igual da cidade do parana.
 
thiago souza em 06/10/2011 03:45:48
Excelente medida, de segunda a sexta esse semaforo faz parte do meu caminho. Bom para oxigenar o transito. Porem esse sistema nao é novo, em Sao Jose do Rio Preto ja existe a pelo menos 08 (oito) anos..
 
Nelson Dias em 06/10/2011 01:48:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions