ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Agetran troca volta de rotatória por semáforo e novo acesso próximo ao Extra

Aline dos Santos | 22/06/2011 10:05
Rotatória foi trocada por semáforos em 2009(Foto: João Garrigó)
Rotatória foi trocada por semáforos em 2009(Foto: João Garrigó)

Anunciado há seis meses, o retorno da rotatória em frente ao supermercado Extra, região do Tiradentes, em Campo Grande, foi descartado hoje pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

De acordo com o diretor-presidente da agência, Rudel Trindade, moradores do entorno e frequentadores do CCI (Centro de Convivência do Idoso) Vovó Ziza reclamaram da retirada dos semáforos. “Foi uma reação muito grande das pessoas do entorno e reexaminamos o projeto. Além disso, as rotatórias já estão congestionadas e não favorecem o pedestre”, justifica.

A nova proposta inclui duas alterações viárias: abertura de um acesso da Afonso Arinos para a avenida Marquês de Pombal e a instalação de um semáforo na Marquês de Lavradio.

A abertura de um acesso antes do supermercado, para quem vem da saída para Três Lagoas em direção a rua Joaquim Murtinho, vai permitir que os condutores cheguem aos bairros da região do Tiradentes.

“É um projeto alternativo, que melhora a sinalização. Vamos investir e resolver o problema”, afirma o diretor da Agetran.

Conforme Rudel, a licitação para a volta da rotatória chegou a ser publicada no Diário Oficial do município. Com a mudança de planos, a Agetran vai pleitear alteração do objeto do processo licitatório. Caso a assessoria jurídica não permita a alteração, o procedimento será cancelado.

Após acidente com morte no cruzamento da rua Cândida Barros com a Marquês de Pombal, moradores cobraram a volta da rotatória. Segundo eles, apesar da certa distância, o trânsito no local foi afetado pela mudança em frente ao supermercado Extra.

Localizado na confluência das ruas Joaquim Murtinho, Marquês de Pombal e avenida Marquês de Lavradio. O trecho também dá acesso à BR-262, na saída para Três Lagoas.

Culpados – Conforme moradores, os condutores cortam caminho por dento do bairro porque perderam a opção de retorno, propiciado pela rotatória, que foi retirada em 2009.

Diretor da Agetran, Rudel Trindade não vê relação entre o acidente e a retirada da rotatória.

“Sempre que tem acidente com morte a culpa é da sinalização. Mas tem o excesso de velocidade, os que dirigem sem CNH [Carteira Nacional de Habilitação], os que pilotam sem capacete. Tentam desviar o foco para outro lado”.

Vítima – Ivacir Coutinho dos Santos Queiroz, de 49 anos, morreu nesta quarta-feira em acidente no cruzamento da avenida Marquês de Pombal e a rua Cândida Barros. O local é sinalizado com placas de Pare.

Ivacir e a filha Adriane dos Santos Queiroz, de 17 anos, estavam em uma moto Biz (placa HTH-7477), que foi atingida por uma caminhonete (placas HRC-4218), conduzida por João Vasconcelos.

Ele relata que seguia pela rua Cândida Barros, parou no cruzamento e esperou para cruzar a Marquês de Pombal. “Não vi a moto”, contou, em pranto.

Nos siga no Google Notícias