A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

21/03/2012 09:29

Apesar de campanhas, desrespeito à faixa de pedestres ainda é rotina

Elverson Cardozo
Até agora, 270 motoristas foram notificados por infrações relacionadas à faixa de pedestre. (Foto: João Garrigó)Até agora, 270 motoristas foram notificados por infrações relacionadas à faixa de pedestre. (Foto: João Garrigó)

Difícil é encontrar alguém que afirma não saber utilizar a faixa de pedestre. Mas, na prática, basta sair às ruas para flagrar situações de desrespeito. Apesar de campanhas educativas voltadas ao tema, ainda é comum presenciar motoristas “apressadinhos” e pedestres que se acham o “dono da rua”.

Veja Mais
Infração na faixa de pedestre pode gerar multa de até R$ 191; saiba como evitar
Motociclista bate em muro de loja ao tentar ultrapassar veículo no Centro

Só este ano 270 condutores foram notificados por deixar de dar preferência a pedestre ou veículo não motorizado na faixa de segurança.

Cinco deles deixaram de dar preferência para pedestre ou veículo não motorizado que ainda estava atravessando a via. Em 2011, no total, foram 437 notificações.

A comerciante Laide Dias Ramos, de 48 anos, diz que sabe da lei e de recomendações como “faça a travessia sempre em faixa de segurança”, mas foi flagrada pela reportagem do Campo Grande News, atravessando a avenida Afonso Pena fora da faixa, "driblando" os carros, acompanhada da filha e da neta.

“E o pior é que sou motorista”, afirma. “Mas é pressa”, revela. “Só que eu sempre olho para os lados”, tenta justificar.

Do outro lado também não é difícil encontrar maus exemplos. Basta parar por alguns minutos e observar o fluxo do trânsito, especialmente na região central da cidade. Os “apressadinhos” estão por toda a parte e parecem não se importar com o próximo ou com a própria vida.

O policial militar Luciano Espíndola, de 34 anos, classifica a situação como uma “guerra contra o tempo”. “Eles [os motoristas] não querem parar nem 5 segundos”, afirma.

Ciptran acredita que campanhas educativas colaboraram para diminuição de acidentes. (Foto: João Garrigó)Ciptran acredita que campanhas educativas colaboraram para diminuição de acidentes. (Foto: João Garrigó)

Em faixas de segurança, segundo o militar, a situação é frequente. “Geralmente o motorista acelera mais o carro para ver se a gente pára para eles passarem”, conta.

Apesar de situações como essas, o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), coronel Alírio Villasanti, acredita que Campo Grande deu um passo grande a uma nova educação no trânsito.

Na avaliação de Villasanti, implantações de campanhas educativas como a “Pedestre, eu cuido!” colaboraram de forma significativa para uma evolução comportamental, mas é preciso conscientização.

“Acho que as pessoas já sabem o que tem de ser feito hoje. Já passou a fase de orientação”, afirma. “O pedestre também tem que respeitar a sinalização da via”, completou.




pedestre tambem nao respeita vai e pisa na faixa e o carro e obrigado a parar e que vem de tras nao consegue parar. tem que ter um relogio de tempo iguais aos do semafaros isso melhoraria e muito.
 
luiz junior em 21/03/2012 12:20:54
NUM PAÍS, QUE AS LEIS CRIMINAIS NÃO SÃO EXECUTADAS, QUANTO MAIS AS LEIS DE TRANSITOS, OS EXECUTIVOS QUE SE VIREM PARA POREM EM AÇÃO, POIS O POVO ENQUANTO NÃO FOREM PUNIDOS, NÃO APRENDEM, SE QUISEREM FAZER VALER A LEI DO PEDESTRE, QUE PUNAM TANTO O CONDUTOR DE VEÍCULOS COMO OS PEDESTRES, CASO CONTRÁRIO, SÓ MORTE, E PERDE O PEQUENO, POLICIA NAS RUAS É MELHOR.
 
PEDRO BRAGA em 21/03/2012 11:35:50
Só notificam os motoristas apressadinhos, e os pedestres desrespeitosos?
O que se vê aos montes são pedestres atravessando as ruas fora da faixa, ou na faixa falando ao celular, ou aos bandos conversando como se fossem os donos da rua, ou tentam atravessar na faixa com o sinal aberto.
Necessária a realização de uma grande campanha concientizando toda a população.
 
ricardo rodrigues em 21/03/2012 11:32:55
DEVERIA HAVER FAIXAS/PLACAS COM INFORMAÇOES DA PASSAGEM ANTES DA MESMA, 50 MTS
 
ANALDO VIDAL em 21/03/2012 11:27:07
O que tenho observado e que o numero de acidentes nos locais com faixas aumentou, entao o que e preferível, nao dar a preferencia e pagar multa de R$ 191,00 e alguns pontos na CNH, ou voce parar e correr o risco do apressadinho que vem atras bater na parte traseira do seu carro ou moto. E algo para se pensar, esta uma norma muito vaga, precisa de complementos das autoridades competentes.
 
Andre Yuri de Oliveira Borges em 21/03/2012 11:26:26
Eu entendo que ainda ocorra casos de descumprimento da regra de preferencia para o pedestre na faixa, mas tambem temos que levar em consideração que mudar o comportamento de uma sociedade da noite para o dia não é facil. Os motoristas estão se acostumando, isso vai levar um tempo ainda, mas o fato desse comportamento ser cumprido pelos motoristas espontaneamente já é uma grande vitoria.
 
Fabio Martins em 21/03/2012 11:05:32
Sou a favor da campanha!!! Porém quero deixar alguns pontos: O DETRAN CIPTRAN AGETRAN sei lá que órgão deveria orientar a todos os motoristas que ao pararem na faixa de pedestres, LIGUEM O PISCA ALERTA!!!!!!!!! o pisca alerta acionado chama a atenção do condutor que vem atrás, evitando acidentes, aqui na Av. Gury Marques TODOS OS DIAS tem engavetamento de carros. LIGUEM O PISCA ALERTA POR FAVOR!!!
 
Renato Breu em 21/03/2012 10:52:59
Mais uma coisa, só não dar para entender algumas situações, como na zaran em frente ao comper. Uma faixa de pedestres em frente à loja, com a placa de "lembrete" e 30m um semáforo. Pq essa faixa, se pode andar 30m e passar no semáforo? Enrola um trânsito, já enrolado.
 
Marco Antonio em 21/03/2012 10:25:32
Acho q deveria existir mais orientação, como: se é em todas as faixas q se deve parar; se nas faixas onde tem semáforo e esta verde, tem q parar. E, se for em algumas faixas, bem que poderia modificar a cor das mesmas, para que, alguns motoristas desatentos (como as vezes sou), lembre da orientação. Obs: por favor, só não venha motorista santo dar sermão, falando q respeita todas as regras.
 
Marco Antonio em 21/03/2012 10:23:13
Acredito que deve haver bom censo na hora de aplicar multas e devemos também cobrar das autoridades que multem também os pedestres que insistem em atravessar no meio da pista sendo que a menos de 50 metros existe uma faixa de pedestres.
Vale lembrar que essa penalidade está prevista em lei mas só os motoristas é que tem que cumprir-las. O pedestre "faz e acontece" e nada lhe é cobrado.
 
Carlos Alberto Martins Sá em 21/03/2012 10:02:50
A iniciativa da preferência das faixas é muito positiva. Contudo, devemos nos atentar para o fato de que somente o motorista é penalizado se não dá a preferência, como por exemplo a Afonso Pena que tem velocidade de 60km/h e as vezes se estamos a menos de 10 metros da faixa quando o pedestre tenta atravessar, com medo de ser multado o motorista freia bruscamente a causa uma batida.
 
Carlos Alberto Martins Sá em 21/03/2012 09:59:08
Infelismente a faixa de pedestre virou a farra do boi. Nela atravessam: ciclistas pedalando, motoqueiros, pedestre parado dando a idéia que vai atravessar e quando a gente para o mesmo, com a maior cara de pau, dá sinal que não. Ainda existem dois fatores agravantes que são falhas na sinalização da faixa: ela logo apos curva e a não informação da mesma alguns metros antes como são os quebra-molas
 
Rosmary Alves em 21/03/2012 04:13:51
Vejo que a pressão sobre o motorista neste caso está sendo muito grande enquanto que os pedestres usam e abusam deste direito que lhes foi concedido sem ter responsabilidades e respeito ao motorista que também tem o direito de transitar sem que haja transtornos em seu percurso. O comentário acima de Ricardo Rodrigues é o retrato real da atitude dos pedestres junto aos motoristas no trânsito em CG.
 
Rosmary Alves em 21/03/2012 03:47:20
..o local da faixa é perigosíssima..no minimo um sistema onde o pedestre pudesse solicitar passagem com semáforo instalado, do jeito que está, todos estão sujeitos a acidentes..