A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

19/12/2012 15:57

Apesar de lei, monitoramento de veículos não tem data em MS

Nícholas Vasconcelos
Resolução manda instalar chips em todos os carros novos a partir de janeiro. (Foto: João Garrigó)Resolução manda instalar chips em todos os carros novos a partir de janeiro. (Foto: João Garrigó)

Em discussão desde 2006 no País, o monitoramente de veículos por de chips de identificação não tem data para funcionar em Mato Grosso do Sul.

Veja Mais
Mototaxistas e taxistas se juntam e percorrem Afonso Pena contra Uber
Homem que morreu atropelado tinha 51 anos e foi identificado pela mãe

A medida teve origem na resolução n° 27 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e que entra em vigor em 1º de janeiro de 2013, mas ainda não há regulamentação sobre quem fará o monitoramento. De acordo com a Lei, os veículos que não tiverem o monitoramento não poderão ser registrados e licenciados se não tiverem o chip instalado.

O problema é que a resolução não e prevê e o Denatran ainda não definiu quem fará esse monitoramento, implantado com o objetivo de reduzir furtos e roubos de veículos. Não há informações, por exemplo, sobre como será a tecnologia de acompanhamento dos carros e caminhões.

Segundo o Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o órgão nacional ainda não se manifestou como será a obrigatoriedade do monitoramento a partir de janeiro. Existem dúvidas, por exemplo, se o serviço será feito por uma empresa local ou nacional.

O Estado segue a orientação da AND (Associação Nacional dos Detrans), que semana passada enviou um abaixo-assinado para o Denatran pedindo mais tempo e esclarecimentos sobre a medida. Conforme a associação nenhuma dos Estados está preparado para implantar o sistema de monitoramento.

A resolução foi criada junto com o Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) e determina que todo veículo saído de fábrica tenha equipamento que permita o monitoramento e bloqueio dos veículos. Somente os carros, caminhões e carretas das Forças Armadas ficariam fora desse sistema de rastreamento.

A previsão inicial era de que o monitoramento começasse a funcionar em 2009, mas já foi adiado e modificado por diversas vezes. Entidades públicas, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também questionam a invasão de privacidade provocada pela Lei, que vai permitir localizar onde estão todos os veículos do país.

 




Nada em nosso Brasiuuu!!! funciona direito ou realmente existiu um planijamento para se aplicar essa nova idéia para roubar mais uns reallll do nosso grandioso salário.
Imaginem se este sistema cair em mãos de pessoas de má fé, como por exemplo sequestradores,estarão acompanhando seus passos para montar uma amardilha ou até mesmo fazendo ameaças quanto a sua vida particular e vai ser fácil subornar as pessoas que fazem ou tem controle sob tal sistema para liberar as informações desejadas.
Se fai ser obrigatório, não terá como solicitar o bloqueio do chip como comentado.
Realmente concordo com o cometário do Sr. Valdir, somos uns idiotas para os políticos.
 
Marcelo Alpohim em 21/01/2013 08:12:32
Brasileiro é assim, reclama de tudo sem antes saber dos motivos. A lei só existe pra PROTEGER O CIDADÃO de furtos e roubos de veículos, aí vem gente falando em privacidade....pelo amor de Deus, heim! O dia em que tiverem seus veículos roubados ou furtados vão entender o porquê das coisas!
 
João Tavares em 20/12/2012 12:58:49
Cara senhorida Jessica Machado, uma coisa não se compara a outra, as operadora de celular so rastrean um chip simplesmente para saber onde vc esta, para fazer isso no minino vc tem que ter em mãos um BO de roupo ou furto para maiores efeitos somente mediante ordem judicial, e não simplesmente para obrigala a pagar impostos pois é simplesmente oque estão estudando! aparentimente só vc não percebeu isso!!!!!!!!!!!
 
Leandro Garai em 20/12/2012 11:25:54
simplesmente o cumulo do absurdo,isso e o mais puro controle da população ja nao chega o chip de rastreamento que todos nos temos? o celular ,agora o veiculo tambem. se pelo menos eles arumassem as ruas direitos cheias de calombos,tampam com guspe
cara rua umas das principais em campo grande a av bandeirantes é ate uma vergonha mais de 9 anos daquele jeito,isso é ora de todos se juntarem fazer paseata e nao aceitarem esse absurdo de autoridade.vamos fazer abaixo assinado e tirar isso de lei,nos elegemos eles para nos ferrar? que isso ja controla tudo .imposto de renda para pagar imposto carro o ipva e um absurdo de caro aqui e ainda mais uma taxa para pagar ,eu acho que vou começar andar de taxi vai sair mais barato.
 
adriano xavier em 20/12/2012 10:52:55
Realmente somos taxados e vistos como idiotas por parte dos politicos.
Aff!!!
 
Valdir Viana em 20/12/2012 09:50:15
EU JÁ NEM SEI MAIS O QUE COMENTAR SOBRE ESSES ACONTECIMENTOS, ESTÃO ESGOTADOS TODOS OS SENSOS DE RACIONALIDADE DA ESPÉCIE DITA HUMANA.
 
MARIVALDO ABDIAS em 20/12/2012 00:13:00
Alguém aí se lembra do kit de primeiros socorros? Caiu no esquecimento....isso aí não vai ser diferente
 
marcos smoliak em 19/12/2012 21:27:15
Sendo assim, caro Leandro, vc vai solicitar bloqueio do seu sinal de celular, para que sua operadora não saiba aonde vc esta ? // o orgão que vai rastrear os veículos será o DETRAN com o mesmo principio.
 
Jessica Machado em 19/12/2012 19:53:20
O art. 5.º, inciso X da Constituição Federal oferece guarida ao direito à reserva da intimidade, assim como ao da vida privada. Segundo BASTOS [10], a intimidade consiste "na faculdade que tem cada indivíduo de obstar a intromissão de estranhos na sua vida privada e familiar, assim como de impedir-lhes o acesso a informações sobre a privacidade de cada um, e também impedir que sejam divulgadas informações sobre esta área da manifestação existencial do ser humano."
Esta lei vai contra principios basicos da nossa Constituição Federal!!!! Invasão de privacidade é crime!! sera que ninguem fara algo contra isso?? Cade o pessoal da OAB para intervir neste caso que não passa de um tapa na cara do Brasileiro!!!
 
Leandro Garai em 19/12/2012 18:27:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions