ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Após muita reclamação, cruzamento da Marginal Lagoa ganha semáforo

Mariana Lopes | 25/04/2012 19:32

Moradores da região aprovam a nova sinalização e acreditam em bons resultados no trânsito

Sinalização horizontal também foi reforçada no cruzamento (Foto: Pedro Peralta)
Sinalização horizontal também foi reforçada no cruzamento (Foto: Pedro Peralta)

Após muita reclamação de moradores e motoristas sobre o engarrafamento em horário de pico no cruzamento da avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho (Marginal Lagoa) com a rua Petrópolis, em Campo Grande, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) instalou nesta quarta-feira (25) semáforos no local.

Desde que a avenida foi inaugurada, o cruzamento já foi cenário de muitos acidentes de trânsito, sendo três deles com vítimas fatais. “Sabemos que a sinalização não vai eliminar completamente o risco de acidentes, mas tenho certeza de que vai reduzir bastante”, diz o presidente do bairro, Éder Carlos Oliveira da Silva, 42 anos.

Satisfeito com a nova sinalização do local, o militar Weverton Soares da Silva, 21 anos, lembra como era o cruzamento no início das manhãs e nos finais das tardes. “Era impossível passar aqui, quando chegava 16h eu não tinha nem coragem de passar perto”, conta.

O aposentado Wilson Oscar da Silva, 58 anos, aprovou a instalação dos semáforos, mas para ele, o ideal seria uma rotatória. “Mas acho que já dá para amenizar a situação”, opina. Ele já foi vítima de acidente de carro no cruzamento.

Com os filhos, Joice agora acredita que pode ter um pouco mais de segurança ao atravessar a via (Foto: Pedro Peralta)
Com os filhos, Joice agora acredita que pode ter um pouco mais de segurança ao atravessar a via (Foto: Pedro Peralta)

Mesmo a pé, a dona de casa Joice Elaine Silva, 28 anos, também sofre com a movimentação dos carros. “Passo por aqui umas três vezes por dia para levar e buscar as crianças na escola, e é um sufoco conseguir atravessar”, conta.

Mas para ela, a sinalização não resolverá o maior problema da avenida: os próprios motoristas. “Enquanto eles não aprenderem a respeitar os pedestres e a eles mesmos, não vai haver semáforo que segura os acidentes”, observa Joice.

Outros cruzamentos - Éder aponta que após a inauguração do Complexo Lagoa, vários cruzamentos críticos foram detectados. Um deles é o das avenidas Beira Rio e Das Roseiras. “O problema aqui, além da quantidade de carros em horário de pico, é que a rua é muito estreita, então fica um tumulto de carro enorme”, diz o comerciante da região Roberto Ferreira da Silva, 24 anos.

Ainda durante o dia de hoje, os semáforos estavam em alerta, para que os motoristas possam se acostumar com a nova sinalização. De acordo com a assessoria da Prefeitura, os semáforos começam a funcionar na tarde de amanhã (26).

Cruzamento das avenidas Beira Rio e Das Roseiras (Foto: Pedro Peralta)
Cruzamento das avenidas Beira Rio e Das Roseiras (Foto: Pedro Peralta)

Para ele, o problema maior é o congestionamento e a alta velocidade dos carros. “Às vezes o carro até está longe, mas vem a 100 km/h, daí não dá para arriscar. Acho que um quebra molas já ajudava a amenizar”, opina o comerciante.

Já o vendedor Ednaldo Tolentino, 42 anos, discorda. Para ele, a situação merece a instalação de semáforo também. “O bairro é movimentado e tem poucas vias de acesso para cá. Às 8h, por exemplo, fica intransitável este cruzamento”, observa.

Nos siga no Google Notícias