ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Aposta na educação no trânsito de filhos para pais deu certo, garante coronel

Mariana Lopes | 19/10/2012 12:21
Os alunos também fizeram apresentações culturais no encerramento do projeto (Foto: Rodrigo Pazinato)
Os alunos também fizeram apresentações culturais no encerramento do projeto (Foto: Rodrigo Pazinato)

Foram seis meses de campanha com alunos de quatro escolas públicas de Campo Grande para coscientizar crianças de 8 a 12 anos sobre os cuidados que todo mundo deve ter no trânsito, tanto os motoristas quanto os pedestres. A eduação começou pelos pequenos, mas o obejtivo mesmo era atingir os pais.

No encerramento do projeto, realizado nesta sexta-feira (19), na Câmara Municipal, o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), coronel Alírio Villassanti, garantiu que o resultado foi satisfatório. "As crianças ficaram com o sentimento de que podem ser agentes multiplicadores para termos um trânsito mais humanizado em Campo Grande", pontuou.

Apesar de ainda ser um projeto piloto, o "Ame Trânsito" já tem previsão para continuar em 2013. "Trabalhamos com 120 alunos nesta primeira etapa, mas a intençãoé atingir muito mais e abranger escolas de outras regiões da cidade", conta coordenador do projeto, o sargento Francisco Santos.

O projeto desenvolveu atividades pedagógicas executadas por policiais militares de trânsito, que utilizaram material didático-pedagógico na parte teórica e também atividade extraclasse com ações como blitze educativas. "Percebemos uma mudança de comportamento até em gestos simples, como atravessar na faixa de pedestre, dirigir mais devagar, mas que faz a diferença no trânsito", comenta o sargento.

Para o aluno Willian, o trânsito precisa de paz  (Foto: Rodrigo Pazinato)
Para o aluno Willian, o trânsito precisa de paz (Foto: Rodrigo Pazinato)

A diretora da escola estadual Teotônio Vilela, Nicolassa Marina Maldonado, garante que o cenário de acidentes constantes ficou no passado. "Tínhamos muitos problemas porque a escola fica em uma avenida muito movimentada, quase todo dia era um susto, mas agora percebemos mais respeito com o trânsito, as próprias crianças passaram a cobrar isso", conta.

Com apenas 8 anos, o aluno Willian de Paula teve atitude de gente grande e chamou a atenção do avô após ele passar correndo em um quebra-molas e provocar um acidente. "A porta abriu e bateu no poste, eu estava no banco de trás. Disse a ele para tomar mais cuidado e andar mais devagar. O trânsito precisa de paz", enfatiza o garoto.

Segundo o coronel Villassanti, o projeto ainda teve parceria com a Agetran e Detran. "Nas escolas onde o projeto funcionou a sinalização está completa agora, é um trabalho de somatória, que precisa do envolvimento de todos", diz o comandante da Ciptran.

Na solenidade de hoje, os alunos das escolas municipais Frederico Soares, Sulivan Silvestre Oliveira, Doutor Eduardo Olímpio Machado, bem como a escolaestadual Teotônio Vilela, apresentaram músicas e poemas com o tema "Educação no Trânsito".

Nos siga no Google Notícias