A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

03/06/2011 12:49

Avenida Mato Grosso vive caos no trânsito em horários de pico

Vanda Escalante

Moradores, comerciantes e motoristas reclamam das dificuldades no trecho que fica na altura do bairro Santa Fé.

Pedestres arriscam travessia fora da faixa em horário de movimento na Av. Mato Grosso. (Foto:João Garrigó)Pedestres arriscam travessia fora da faixa em horário de movimento na Av. Mato Grosso. (Foto:João Garrigó)

Congestionamento, demora, motoristas irritados, falta de ordenação, acidentes. Ou simplesmente “horrível”, como classifica Danielle Gonçalves, ao falar sobre o trânsito na Avenida Mato Grosso na altura do bairro Santa Fé. Danielle, 30 anos, é representante comercial passa diariamente por ali no trajeto para o trabalho. “Em horário de pico, então... basta olhar: é muito movimento”, comenta a motorista.

Entre a Rua Ceará e a Paulo Coelho Machado (antiga Furnas) não há semáforo, e o trânsito fica confuso nos horários de maior movimento (início da manhã, horário de almoço e final da tarde) porque, além do fluxo de veículos na própria Mato Grosso, é grande também o número de motoristas que tentam cruzar ou entrar nessa via principal.

Paulo Takei, 41 anos, é comerciante. A mercearia da família tem endereço na Avenida Mato Grosso há 39 anos. Ele conta que os acidentes ali são frequentes, principalmente envolvendo motociclistas. “O trânsito está muito ruim. É muito movimento e, dependendo do horário, não dá nem para atravessar a rua”, afirma.

O comerciante diz ainda que quando havia um redutor de velocidade na quadra seguinte, entre as ruas Frederico Soares e Zezé Flores, o número de acidentes naquele trecho era menor. De acordo com Takei, o quebra-molas foi retirado há cerca de cinco anos.

E se o transtorno é grande para quem trabalha ou transita diariamente pelo local, o descontentamento é muito maior para quem mora nesse trecho da Avenida Mato Grosso. É o caso de Nelson Alves Trindade, 65 anos, gerente de uma construtora, e morador do local há 25 anos. “O trânsito aqui está caótico”, classifica.

Nelson conta ainda que na hora do almoço nem costuma mais colocar o carro na garagem, sob pena de não conseguir sair a tempo de voltar ao trabalho. “Quando construíram a Via Parque, a gente achou que ia melhorar, mas está cada vez pior, porque o movimento aumentou muito. Aqui já foi tranquilo; antigamente não passava ninguém”, lembra.

Além do grande movimento nos horários de pico, devido principalmente ao fluxo de veículos que vão e vêm do Parque dos Poderes, outro grande problema apontado pelo morador é a alta velocidade com que os motoristas trafegam naquele trecho: “À noite, tem gente que passa aqui a 100 por hora. Faz falta um redutor de velocidade”.

O morador Nelson Trindade. (Foto: João Garrigó)O morador Nelson Trindade. (Foto: João Garrigó)
O comerciante Paulo Takei. (Foto: João Garrigó)O comerciante Paulo Takei. (Foto: João Garrigó)



Realmente o trânsito da Av. Mato Grosso esta um caos, sou moradora da região e necessitamos de providências urgenteeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Rejane Antonieta em 04/06/2011 12:18:05
É facil faça da Mato Grosso via de trânsito sem estacionamento,com isso aumenta as distâncias entre as faixas ficando uma exclusiva para ónibus,pois isso deve ser feito em todas as nossas avenidas,só que muitos condutores estão ainda com espirito de interior e não mudam,parem de estacionar nas avenidas.A agetran se quizer pode melhorar isso.
 
luiz carlos em 04/06/2011 12:06:39
Um dos maiores problemas de trânsito são os congestionamentos. Porém, as pessoas não param para pensar que um dos maiores responsáveis por este fato são os próprios motoristas.
Na minha opinião os congestionamentos ocorrem porque os motoristas não respeitam os sinais amarelo e vermelho, e acabam ficando com o carro na quadra que não deveriam estar (porque furou o sinal). Com isso, a quadra acaba ficando com mais carros que comportaria caso as pessoas REDUZISSEM no amarelo e PARASSEM no vermelho.
Para diminuir este efeito, respeite as leis de trânsito.
Seja VOCÊ a mudança que quer ver no trânsito.

Abraços, Daniel
 
Daniel Feliz em 04/06/2011 09:51:59
Realmente é impressionante o que acontece nesta via. A falta de educação dos motoristas é notória e o pior é que as autoridades do transito tem conhecimento dos fatos e nada é feito. Lastimavel.
 
Delmar Ribeiro Martins em 04/06/2011 06:46:52
Bom... isso eu já sabia que não ia adiantar muita coisa a reforma da rotatória na Av. Mato Grosso com a Via Parque, pois o fluxo de veículo pela Via Parque é muito grande e quem está na Av. Mato Grosso fica esperando muito tempo e consequentemente formam filas de veículos na Av. Mato Grosso. Outra coisa, quem está vindo do parque dos poderes ao chegar na rotatória tem que entrar na faixa da esquerda, pois o meio fio não está recuado como deveria. Os ônibus quando cruzam por ali nem fala. Vai acontecer acidente séria ainda.
 
Carlos José em 03/06/2011 09:06:51
Realmente, o trânsito nesse trecho da Mato Grosso está bem congestionado.
 
Ana Alice em 03/06/2011 06:53:59
Tomara que o trânsito melhore logo!!
 
Maria Aparecida em 03/06/2011 06:32:47
tem espaço para uma terceira pista reduzindo o canteiro central, como acontece a partir da Ceará, o que resolveria em parte o problema.
 
Rafael santos em 03/06/2011 05:42:16
Tenho de ir pela Mato Grosso todos os dias da altura do Rua Furnas até a Rui Barbosa, é complicado mesmo. Todos os motoristas e motociclista querem econimizar 30 segundos de suas vidas costurando ou então fechando cruzamentos.
 
Gabriel Ramos em 03/06/2011 05:33:41
Tá na hora de pensarmos em alguns viadutos.
Arquetetônicamente falando (ôps) escrevinhando, podem ser aqueles bem vistosos, que além de desafogarem o fluxo intrincado do trânsito, permitem beleza e valorização.
O problema é a tal da vaidade arquitetônica dos gestores da cidade. Digo aqueles que querem por que querem sempre dizer que nossa cidade não necessita disso.
 
Orlando Lero em 03/06/2011 05:29:55
Moro na cidade ha mais de 50 anos e nunca vi nada igual e como funcionário público estadual, trabalho no PQ poderes e faço o trajeto todo dia pela av. mato grosso. Por volta de 18 hs é o caos - levo cerca de 45 mim no trecho entre a rotatori a do caranda bosque ate a rotatoria do sat fé - via parque - -engarrafamento total . SINALEIROS POR FAVOR . Um boa idéia seria trocar os diretores da agetran e secr municipal de obras, Campo Grande merece gente competente trabalhando.

 
sergio azambuja spengler em 03/06/2011 05:19:47
O QUE FALTA É SINCRONIZAR OS SEMAFOROS!!
 
Suzana Leite em 03/06/2011 04:36:33
Caros motoristas, pedestres, cidadãos desta linda cidade: Deveríamos chegar em casa e refletir o que podemos fazer pelos outros nas ruas e avenidas, TODOS, deveríamos passar, eu me incluo, uma vez por més por aulas educativas, digamos, aulas de etiqueta, como nos comprtar no día a dia, ao lado as lombadas devería ser colocada uma placa " Este é um sinal da sua má educação no tránsito", as motos e carros acidentados deveríam ser pendurados nas ruas com dizeres das consequencias que aquele acidente ocasionou, as famílias prejudicadas, os filhos que perderam pais, etc.
Que civilidade é esta? É assím que tudo se relaciona, política, cidadanía, etc...
 
Francisco Neres em 03/06/2011 04:14:14
Até que enfim alguém ouviu o nosso problema!!!

Há muito tempo estamos reclamando e pedindo atenção ao que tem acontecido. Em horários de pico, entre 13:30 e 14:00, bem como 17:30 e 18:00 ninguém consegue cruzar/atravessar a avenida, os carros que estão na Mato Grosso fecham o cruzamento. Um outro problema é que quando, alguns motoristas conscientes e educados deixam o cruzamento aberto para os carros cruzarem a avenida, motociclistas surgem na faixa da direita, e por várias vezes, já aconteceram acidentes onde estes batem nas laterais dos carros que estão "tentando atravessar"... É praticamente uma coisa rotineira, toda semana acontece algum acidente. Concordo com o que foi dito na reportagem, antigamente havia uma lombada para redução de velocidade, o que tornava mais fácil o trânsito no local. O principal problema é o grande intervalo entre os semáforos, o "primeiro" se encontra na Paulo Machado (antiga Furnas) e o "segundo" somente na Ceará. Existem várias reclamações dos moradores da região quanto a isso, principalmente pessoas idosas que tem medo de atravessar a avenida devido a alta velocidade de alguns condutores, tanto no período do dia, quanto no período da noite. Quem mora ali sabe, tem horas que a avenida parece um autódromo repleto de imprudências. Já havia mandado vários emails para a Agetran pedindo que eles verificassem o problema, bem como conhecidos já haviam feito ligações pedindo uma devida atenção, fiquei feliz em ver que finalmente nossas reclamações foram ouvidas. Agora só nos resta esperar que algo seja feito, MELHORANDO assim esse trânsito caótico de Campo Grande, que a cada dia faz novas vítimas.

Obrigada Campo Grande News pela reportagem!!!
 
Paula L. em 03/06/2011 03:57:21
Claro que o trânsito é caótico, mas não é apenas lá. E o problema se chama MOTORISTA IRRESPONSÁVEL, aqueles que não respeitam as regras de trânsito e principalmente, que não tem solidadriedade e senso de solidariedade. o problema em Campo Grande é crônico simplesmente porque o cidadão se recusa em colaborar.
 
Liana Malchomes em 03/06/2011 03:51:10
Não é só na Mato Grosso que precisa de redutor de velocidade,deveria ter na cidade inteira ,inclusive móveis para ver se diminuía o número de acidentes
 
Danilo S Fedrizzi em 03/06/2011 03:26:25
Parabéns e obrigado pela reportagem!
Vamos aguardar a AGETRAN tomar as providências necessárias e urgentes que a situação merece!
Fiquem de olho, por favor!
 
josé roberto amin em 03/06/2011 03:25:01
Infelizmente não é só a Av. Mato Grosso, estamos enfrentando este problema em vários pontos da cidade, é melhor o governo rever nosso plano piloto.
 
Walter Silva em 03/06/2011 03:12:13
Esta é uma avenida que merece uma terceira pista em ambos os sentidos de ponta a ponta. Diminua-se racionalmente a largura dos exagerados canteiros e torne a Antonio Maria Coelho mão única até o final, no Parque dos Poderes. Com certeza melhoraria bastante.
 
Brasilino Kayano em 03/06/2011 03:09:40
Campo grande precisa com urgencia de no mínimo dois viadutos, um na Av Mato grosso com a via parque e outro na rotatória da coca cola na saída para São Paulo. O pessoal da engenharia de tráfego de gosta muito de rotatórias mas elas são muito perigosas para o usuários. Precisamos também da instalação de mais semáforos na cidade e que realmente funcionem de forma sincronizada. Educação no transito é bom, mas não é isso que está faltando ao campo grandense. Essa é a desculpa oficial.... Cadê a oposição, cadê as críticas...
 
gerson bueno em 03/06/2011 02:29:13
É fácil resolver este problema: Basta retirar o canteiro central da avenida ( que só serve para motoristas jogarem papéis, latas e bituca de cigarros) e no lugar fazerem vias de acesso, como por exemplo: corredor para os ônibus ( que não param nos pontos e sim nas vias, criando mais um caos).
 
lelisvaldo silva magalhães em 03/06/2011 02:22:16
Outro ponto que é um absurdo e a via parque com mato grosso, em horário de pico aquele rotatória existente fica impossível passar, Agetran devia instalar um semafóro pela grande demanda de veículos, com grande possibilidade de acidentes. Obrigado
 
joao guilherme em 03/06/2011 02:20:40
Relaxa pessoal. Desenvolvimento urbano é isso mesmo. Acham que tem congestionamento? Vão dar uma volta em grandes metrópoles brasileiras e verão o que é congestionamento. Isso é só o início, um caminho que não tem mais volta.
 
Thiago Kalunga em 03/06/2011 01:55:49
Ô povinho de Campo Grande! Acha que tudo é problema da velocidade! Mas a verdade é que o campograndensse teima em parar no tempo! Dirigem como se estivessem no meio do pasto, indo de lá para cá sem nem dar seta e a 5 km/h. Lembrem-se: a Avenida Mato Grosso é, como o próprio nome diz, uma A - V - E - N - I - D - A ! Não dá para andar devagar quase parando! O problema é que o cidadão quer ir andando como uma tartaruga, procurando um endereço, ou ficar parado no sinal mesmo quando em luz verde...Acorda Campo Grande! Você já perdeu a Copa por causa de ser desse jeito: relutante com o desenvolvimento! Quem quer tranquilidade, que já para o subúrbio ou more no interior...quem sabe em uma fazenda....