ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Cerca de 10 mil pessoas tomam as ruas da Capital para pedir paz no trânsito

Paula Vitorino e Francisco Júnior | 24/08/2011 09:57

Caminhada aconteceu nesta manhã no Centro de Campo Grande

Passeata começou na Praça Ary Coelho e reuniu cerca de 10 mil pessoas. (Foto: Simão Nogueira)
Passeata começou na Praça Ary Coelho e reuniu cerca de 10 mil pessoas. (Foto: Simão Nogueira)

As principais vias da região central de Campo Grande foram tomadas por cerca de 10 mil pessoas nesta manhã (24), segundo estimativa da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito). A concentração é para pedir paz no trânsito e faz parte da caminhada do Para (Plano de Ação para Redução de Acidentes) promovida pela Ciptran.

A maioria dos participantes, cerca de 6 mil, era de estudantes de escolas públicas e particulares, que desde cedo estão se conscientizando de que a paz no trãnsito depende de todos e cada um deve ser responsável pela harmonia na circulação de pessoas, animais e veículos em vias ou passeios públicos.

“O que falta no trânsito é as pessoas terem mais respeito com a vida e consciência dos perigos”, ensina a estudante Jéssica de Oliveira, de 15 anos.

Munidos com faixas e apitos, além da escolta da Polícia de Trânsito, os manifestantes saíram da Praça Ary Coelho, percorreram as ruas Marechal Rondon e 13 de maio, até a Praça do Rádio Clube. A concentração aconteceu por volta das 8h30 e terminou às 9h30.

Até mesmo quem não sabia da caminhada parou para prestigiar a iniciativa. A dona de casa Solange Ramos, de 30 anos, fazia compras no Centro quando viu a caminhada e parou para aplaudir. “O nosso trânsito é muito violento. Quanto mais iniciativas, caminhadas, como esta melhor”, frisa.

De acordo com o comandante da Ciptran, tenente-coronel Alírio Vilassanti, a caminhada é uma forma de mobilizar a sociedade para que as pessoas se conscientizem do comportamento que têm no trânsito.

Mas a iniciativa também tem o foco na prevenção, com as crianças e adolescentes. “É uma forma de plantarmos uma semente para que eles tenham conscientização no futuro. É fundamental que conheçam os ensinamentos para agirem de forma correta no trânsito”, destaca.

Eles destaca que a avenida Afonso Pena é a via com maior número de acidentes na Capital e que as colisões acontecem principalmente no período das 18h de sexta-feira até às 6h de segunda-feira.

Conscientização e união - A caminhada é uma iniciativa da Ciptran, dentro do projeto Para, que desenvolve ações de prevenção no trânsito em escolas desde 2004. Mas a caminhada também conta com a parceria de entidades e da Assembléia Legislativa.

Para o presidente da AL, deputado Jerson Domingos, a caminhada tem o papel de chamar a atenção das pessoas para a preservação da vida no trânsito e as imprudências praticadas pelos motoristas.

“Aqui em Campo Grande os motoristas andam em velocidade alta, fazem ultrapassagens indevidas e muitos outros atos que colocam em perigo a segurança nas vias”, destaca.

Investimentos - O diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, frisa que são necessários investimentos em políticas públicas para inibir o consumo do álcool, que é um dos principais causadores dos acidentes de trânsito.

“De repente proibir a venda em locais próximos a escolas ou de uso coletivo. Só assim vamos diminuir o consumo do álcool”, acredita.

De acordo com Rudel, este ano já foram investidos entre 6 e 7 milhões de reais para melhorias no trânsito da Capital. Em 2012, esteve valor deve ser triplicado e pode chegar a 25 milhões de reais.

“Em um ano a previsão é que toda a cidade sinta o efeito da melhoria da sinalização. Nos últimos anos já foi sentida uma melhoria no trânsito na questão de sinalização”, diz.

Nos siga no Google Notícias