ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Com maioria dos acidentes no Centro, Capital registra 460 por mês

Aliny Mary Dias | 23/10/2013 09:53
Capital já registrou 4.358 mil acidentes este ano (Foto: Marcos Ermínio)
Capital já registrou 4.358 mil acidentes este ano (Foto: Marcos Ermínio)

Do início deste ano até meados de outubro, Campo Grande já registrou 4.358 mil acidentes de trânsito com vítimas. O balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros leva em conta todos os tipos de acidentes que ocorrem nas ruas e precisam de intervenção dos socorristas.

A média de acidentes registrados a cada mês na cidade chega a 460, por semana, a Capital registra pelo menos 115 acidentes com vítimas.

Outro número que chama a atenção é o registro de acidente por áreas da cidade. De acordo com o coronel Jairo Shoitiro Kamimura, comandante metropolitano dos bombeiros, a cidade é dividida em sete áreas e a que mais registra acidentes é a central.

No Centro, até o dia 13 de outubro deste ano foram registrados 1.165 mil acidentes com vítimas. De todas as áreas, a que menos registrou acidentes em 2013 é a região do Prosa que compreende bairros como Chácara Cachoeira, Carandá, Estrela Dalva, Santa Fé, Mata do Jacinto e Noroeste.

Segundo o comandante metropolitano, os acidentes geram alto custo ao Estado, já que em cada ocorrência, ao menos 10 militares são empenhados. “Primeiro acionamos a viatura de resgate que vai com três homens, temos a de salvamento com outros três e além do Batalhão de Trânsito. Quando tem vítima fatal, a situação é mais complicada porque temos que acionar a Polícia Civil”.

A maioria dos acidentes, segundo o coronel, ocorre no horário de pico. No período da manhã das 7h às 8h e no fim da tarde, a partir das 18 horas. Em razão da estrutura deficitária dos bombeiros, não há como destinar um “reforço” nesses horários.

Outra área com menos acidentes em relação ao restante dos bairros é a do Segredo, segundo o Corpo de Bombeiros, foram 386 acidentes até meados de Outubro. A área compreende os bairros Coronel Antonino, José Abrão, Seminário, Nova Lima, Nasser, Monte Castelo e Cerejeiras.

Além dessas regiões, a do Bandeira com 586 acidentes, Anhanduizinho com 975, Lagoa com 439 e Imbirussu com 408 acidentes completam a lista.

Uma das saídas encontrada pelo Corpo de Bombeiros para diminuir os acidentes é a conscientização dos motoristas. Palestras e ações realizadas em conjunto com os órgãos integrantes do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) se tornaram rotina.

“Sempre estamos nessa parceria, nós fazemos reuniões e palestras para conscientizar os motoristas com objetivo de diminuir os acidentes. Também focamos em motociclistas, já que o número crescente desses veículos também aumento o número de ocorrências”, explica o comandante metropolitano.

Mês a mês – O mês de 2013 com maior número de acidentes em Campo Grande foi mario, com 540 ocorrências. Na sequência, aparecem Agosto com 532, Setembro com 523, Julho com 478, Junho com 477, Abril com 461, Março com 390, Janeiro com 381 e Fevereiro com 353.

Nos siga no Google Notícias