ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Com Rua Santa Bárbara mão única, motoristas “pisam” no acelerador

Aline Queiroz e Paula Vitorino | 04/04/2011 10:55

Mudança reflete em outras vias, que já registram acidente

Rua agora tem um único sentido. (Foto: João Garrigó)
Rua agora tem um único sentido. (Foto: João Garrigó)

Desde terça-feira (29/03) a Rua Santa Bárbara, via importante para moradores do Bairro Monte Carlo, virou mão única, reivindicação antiga de quem reside no local. A mudança foi aprovada pela comunidade, porém, os motoristas estão reprovados porque têm abusado da velocidade. Outro problema observado na região foi aumento no fluxo de veículos em outras vias, como é o caso da Rua Inajá, que já registrou acidente no cruzamento com a Cervo, sábado à noite.

A reportagem do Campo Grande News esteve esta manhã no local e flagrou motoristas em alta velocidade. Carros e motos passam “voando” em meio a caminhões e ônibus na Rua Santa Bárbara.

O técnico em segurança Ricardo Jabor Rosa, 51 anos, “encabeçou” o movimento para que a Rua Santa Bárbara virasse mão única. A reivindicação de 10 anos foi atendida e, desde o dia 29 de março, os motoristas só podem trafegar sentido centro-bairro.

Ele ressalta que a maioria dos moradores desejava a mudança mas admite que os motoristas têm cometido abusos. Para Ricardo, uma solução seria colocar redutores de velocidade. Ele disse já ter feito o pedido à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

“Transformar a Santa Bárbara em mão única foi o primeiro passo. Agora falta adequar as ruas, colocar quebra-molas e as pessoas se acostumarem”, diz.

No local há sinalização para indicar o sentido único da via. Fiscais da Agetran também fazem orientação aos motoristas.

Em pouco mais de meia hora, pelo menos cinco motoristas seguiram pela Rua Santa Bárbara na contramão. Apitos dos fiscais advertiram os infratores, que não são multados.

De acordo com o chefe de fiscalização da Agetran, Carlos Guarini, quem insistir em trafegar pela rua no sentido contrário será multado a partir de quinta-feira (07.04).

Ele afirma que a Agetran não recebeu pedido oficial para a instalação de quebra-molas no local, porém, questionado pela reportagem, irá averiguar o caso.

Para o chefe do setor, os principais problemas que serão observados em locais de mudança são reflexo da conduta dos motoristas. “Isso acontece por puro comodismo de pessoas e falta de respeito à sinalização”, completa.

Acidente - Na noite de sábado motoristas de dois carros se envolveram em acidente ocorrido no cruzamento das Ruas Inajá e Cervo.

O fluxo de veículos nestas vias ficou maior desde a mudança na Rua Santa Bárbara.

Na Rua Inajá não há placa de Pare, embora, sinalização quase apagada no asfalto seja indício de que a Rua Cervo é preferencial. Esta via também é a linha de ônibus.

Depois da colisão ocorrida sábado à noite, um dos carros invadiu a casa de Cleusa Lucas Portas, 62 anos.

Cleusa aprova a transformação da Rua Santa Bárbara em via de sentido único, mas enfatiza que houve aumento no número de veículos no cruzamento da casa dela.

Para a assistente de escritório Elycristina da Silva, 27 anos, que mora perto do local do acidente, o problema são os motoristas.

Elycristina explica que eles se aproveitam porque o bairro é calmo para abusar da velocidade.

Depois do acidente de sábado, leitores do Campo Grande News enviaram comentários para reclamar da situação naquela região.

Um deles foi o de Heubert Morinigo. “Sou morador da rua cervo há quase 20 anos. Neste período, já contei dezenas de acidentes, inclusive um que infelizmente foi fatal para um motociclista. A Rua cervo, além de linha de ônibus, tem trânsito intenso, pois articula os bairros Monte Carlo, Margarida, Giocondo Orsi I e II e Autonomista. A Rua Inajá é imediatamente paralela à Rua Santa Bárbara e, como esta é mão única desde terça-feira (29/03), tornou-se opção importante para quem deseja ir em direção à Avenida Amazonas ou Rua Ceará. Portanto, o cruzamento que já era perigoso, ficou mais ainda com a Santa Bábara sendo mão única”, disse.

Nos siga no Google Notícias