A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

14/05/2015 21:58

Denatran deve emitir novo Renavam para motorista que tem veículo clonado

Lúcio Borges

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) deve emitir novo Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) para quem teve o automóvel clonado. A novidade vem a partir desta semana, com entendimento do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, que manteve sentença em benefício de um motorista de Paranaguá (PR) que foi alvo dessa fraude.

Veja Mais
Detran abre 60 vagas para curso de formação de instrutor de trânsito
Veículos destruídos em canteiros chamam atenção para um trânsito seguro

O homem comprou o carro zero em 2005. No ano seguinte começou a receber multas por infrações cometidas em lugares onde nunca havia passado, como Salvador (BA) e Suzano (SP).

Em 2007, ele recorreu à Justiça Federal solicitando a anulação das multas, bem como novo Renavam e novo número de placa. Obteve liminar que ordenou ao Denatran a emissão de novo registro e, ao Detran do Paraná, um novo emplacamento. Em primeira instância, a ação foi julgada procedente. As fotos anexadas ao processo comprovaram que os automóveis utilizados nas infrações eram clonados, já que apresentavam diferenças evidentes ao verdadeiro. O Denatran apelou ao tribunal.

O departamento alegou que não havia possibilidade de alteração, pois a baixa do registro somente é possível nos casos de veículos irrecuperáveis e não em hipótese de clonagem. Afirmou ainda que a sentença seria ilegal por violação ao princípio da legalidade.

A 4ª Turma negou o recurso e confirmou a decisão de primeiro grau. Segundo o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, relator do caso no TRF4, “a clonagem autoriza a emissão de novo registro ao automóvel, sob pena de, assim não ocorrendo, advirem prejuízos ao proprietário do bem e à própria fiscalização do trânsito”. (Com informações da Ascom do TRF-4)

Detran abre 60 vagas para curso de formação de instrutor de trânsito
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) abre no dia 11 inscrições para o curso de formação de instrutor de trânsito. Os interessados deverão ace...
Motorista escapa de capotamento com ferimentos leves
Acidente aconteceu na rua Fernão Dias. Motorista bateu em carro estacionado....



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions