A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

16/04/2013 17:13

Desafio da Agetran é acabar com a "desordem no trânsito" da Capital

Viviane Oliveira
Kátia disse que veio para contribuir e não para criar polêmica. (Foto: Marcos Ermínio)Kátia disse que veio para contribuir e não para criar polêmica. (Foto: Marcos Ermínio)

O principal desafio da nova gestão da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) é por ordem no trânsito de Campo Grande. A diretora-presidente do órgão, Kátia Maria Moraes Castilho, disse que o trânsito da Capital está desordenado. Ela defende a instalação com urgência de um Centro de Controle Operacional.

Veja Mais
Diretora da Agetran informa que viajou a serviço para São Paulo
Após assumir pasta com 16 dias de atraso, diretora da Agetran estica feriado

A declaração foi feita durante audiência pública sobre transporte coletivo realizada nesta tarde na Câmara Municipal. 

De acordo com a presidente, desde que assumiu a pasta, no dia 13 de março deste ano, a intenção é gerenciar o trânsito de uma maneira eficiente e eficaz. “Eu acredito que o maior desafio será conseguir colocar em prática o projeto e o plano que apresentei para o prefeito Alcides Bernal (PP). Para ser colocado em prática precisamos de recursos”, disse.

Kátia afirmou que aguarda recurso de 50 milhões do Ministério das Cidades para a modernização de toda a sinalização semafórica da cidade. “O processo está na fase final do trabalho. “Nós estamos terminando de atender todas as exigências e solicitações dos órgãos fomentadores”, explica.

Antes de Kátia ser nomeada, o cargo de presidente da Agetran era ocupado, cumulativamente, pelo titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Semy Ferraz. Kátia é Consultora em Engenharia de Tráfego, ela é de Juiz de Fora (MG).

Diretora da Agetran informa que viajou a serviço para São Paulo
A diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Kátia Maria Moraes Castilho, não emendou o feriadão, mas viajou a trab...
Após assumir pasta com 16 dias de atraso, diretora da Agetran estica feriado
O vereador Airton Saraiva (DEM) utilizou a tribuna da Câmara Municipal para criticar a recorrente ausência da nova diretora da Agetran (Agência Munic...
Após 16 dias, diretora-presidente "assume" comando da Agetran
Dezesseis dias depois de ser nomeada para comandar a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Kátia Maria Moraes Castilho chegou a Campo...



Nestas ultimas semanas dei bronca em 02 "moleques" que estavam dirigindo. As ruas de Campo Grande, na maioria, são largas, com 03 pistas, mas tem sempre 1 espertinho, que teima em criar uma 4ª pista, e o que é pior, pela direita. Hoje mesmo, vindo pro meu trabalho, eu estava na avenida Afonso Pena, dando seta para a direita, veio o "sabe tudo" que não devia ter mais que 20 anos, e ficou na 4ª pista , aguardando o semáforo abrir, eu reclamei, disse que ele estava errado, sabe o que me respondeu? - Cuide do seu que eu cuido do meu. E é óbvio que encerrou nosso bate-boca com um gesto obsceno. O outro de alguns dias atrás que também me fechou pela direita me perguntou se ele estava me atrapalhando, e que era pra eu cuidar da minha vida...
O problema no trânsito não será resolvido com R$ 50 milhões, a conscientização tem que partir de cada transeunte, pedestre, motociclistas, ciclistas, motoristas, enfim. As motos parece que brotam do asfalto, surgem dezenas por todos os lados , se esgueirando, fazendo manobras que até Deus duvida, e depois são as vítimas nos acidentes. Os jovens estão se matando absurdamente, verdadeiros suicídios e assassinatos por negligência, inexperiência, imaturidade, álcool, drogas. Pergunto-me se, eles que acabaram de sair de uma auto-escola, em que todas as lições, ensino, leis, estão fresquinhos em suas cabeças, estão praticando barbaridades no trânsito, imagine os que compraram CNH sem frequentar curso, e outras situações.
Estou perplexa a cada dia com nosso trânsito, faço diariamente, 4 trajetos entre idas e vindas ao trabalho x casa, e tenho visto coisas de arrepiar, o coração vem na boca. Temos que cuidar mesmo do nosso, mas cuidando dos que estão ao lado, à frente, e atrás, porque a qualquer momento podemos ser contemplados com uma indesejável batida.
Tenho certeza que sinalização é operacional, necessária e vital. Porém, se cada motorista e pedestre não fizer sua parte, se os jovens que acham que sabem tudo e são donos da razão, inclusive no quesito alcoólico e isto serve para todos, sem faixa etária, então seremos massacrados e fatalmente o câncer e as doenças cardíacas deixarão de ser os motivos maiores que levam à morte.
Que façamos nossa parte, que não fiquemos elencando culpados para as barbáries que acontecem no trânsito. Se não houver educação, respeito de cada um, as autoridades poderão esvaziar os cofres públicos de tantos semáforos, radares, lombadas, vias ciclistas e tudo o mais, nada disso vai resolver, quanto mais tem, mas ele ludibriam e usam a prepotência (muitas vezes aliadas ao álcool) para sairem trolando a todos como tanques de guerra nas ruas.
Mas, desejo BOA SORTE à Agetran que está aí para praticar mesmo desafios...
 
Luciene Ferreira em 17/04/2013 09:30:45
Quer colcocar ordem no transito ? é só parar de dar CNH a quem nao sabe dirigir ...porque é o que mais tem ai é motorista ruim de mais ......gente que acabou de sair do detran com uma habilitaçao e totalmente despreparado para pegar uma via com carro.....eu sempre disse isso ....tem que mudar esses metodos antigos de aprovaçao no detran .....ali vc faz um teste cheio de macetes passado pelas proprias auto-escolas e acaba saindo habilitado mas sem noçao nenhuma de transito ....vc ve cada barbaridade de gente que nao tem experiencia mesmo .......pra começar deveria fazer teste pratico para renovar habilitaçao !!!!!
 
rogerio carvalho em 17/04/2013 08:43:18
Primeiro tem que trocar o engenheiro de trânsito da capital...
 
Denis Vieira em 17/04/2013 08:42:38
A primeira coisa é revitalizar toda a sinalização que o maravilhoso ex deixou abandonada, inclusive onde tem radar, chega da indústria da multa, depois chamar os aprovados em concurso para assumir logo, aumentando o efetivo nas ruas e colocar esse pessoal para fiscalizar de verdade e não ficar apenas tomando conta de parquímetro, vejo situação de gente estacionando em cima de calçada, ciclofaixa e a Agetran não faz nada já até cansei de denunciar aqui perto de casa mais não resolvem, depois é o povo criar vergonha na cara e se portar feito gente no trânsito, sendo mais educado e menos lerdo.
 
Junior Ferreira em 17/04/2013 08:35:59
Não é difícil organizar este transito da capital, somente precisa seriedade e comprometimento, tomara que este plano esteje incluso o aumento da temporizaçao dos semaforos, pavimentaçao e melhorias em vias coletoras, visando ampliar os acessos para chegar no centro da cidade, ex: quem chega no aeroporto as 07:30 hs nao consegue chegar no centro as 08:00 hs, tem um funil com varias paradas no trajeto. Otima seria a central citada na reportagem, pois as situaçoes criticas seriam amenizadas em tempo real.
 
Alexandre Nogueira em 17/04/2013 08:20:51
O problema não é a só a desordem no transito mas também o MOTORISTA Abusado, Mal-Educado, Folgado e com uma cabeça desse tamanho '-' que não acompanhou o crescimento da cidade ou que só porque tem uma camionete(a) ou um carro com valor superior aos populares e acha que pode sair por ai infligindo as leis e os outros tem que ficar amaciando o seu ego, ridículo isso.
Ontem um cara em um FOX branco veio na contra-mão em minha direção e se eu não subisse na calçada com a minha motocicleta ele ia bater em mim, com certeza.
 
Giullyano Rocha em 17/04/2013 08:15:11
Conheço o transito de Campo Grande, desde 1971 quando mudei-me para cá. Desde então o sistema pensado continua o mesmo, sendo o deslocamento ida e volta ao centro da região sul com acesso a região norte, sendo feito preferencialmente pela r. Rui Barbosa e Quatorze de Julho eventualmente na ida e a volta pela r. Calógera e Treze de Maio eventualmente. As r. Joaquim Murtinho e parte da av. Afonso Pena: fazem o transito leste oeste ida e volta para o centro. Neste sistema: qualquer impedimento próximos ao cruzamento destas ruas, causam transtornos em todo o sistema de transito central.
Portanto sem criarmos vias alternativas para desvios eventuais ou definitivas para o transito centralizado e treinamentos para os que coordenam na emergencia, não teremos melhorias no transito de Campo Grande.
 
luís eloy alves da costa em 17/04/2013 08:14:00
Pra começar deveria se fazer uma campanha para concientização dos motoristas ou até uma reciclagem pois pelo menos uns 40% destes não tem condições de estarem nas ruas, é um absurdo que hoje em dia com a falta de tempo e o preço do combustível ainda tenhamos tantos motoristas que não deixam o transito fluir, dirigem quase parando na pista rápida, andam lado a lado vagarosamente com outros veículos impedindo a passagem de outros carros, parando em pleno centro na faixa dupla para esperar outra pessoa, ou carregar e decarregar materiais, não utilizando setas...
 
Wagner Ferraz Barbosa em 17/04/2013 08:10:19
kkkkkkkkk....essa é boa.Mais uma notícia que naõ virar em nada.
Só ladainha pra nossa cabeça.....esse povo só fala e não faz nada.....amarelinhos só sabem multar e mais nada......É pra acabar mesmo...
 
igor gomes lima em 17/04/2013 08:09:31
Os críticos ao Bernal são de pouca cultura e conhecimento, ainda bem. O Povo 1º tem que saber para onde vai o dinheiro das multas no trânsito, isso o Nelson nunca esclareceu e o Bernal deve mostrar. São multas da PM, do Guarda Municipal e das máquinas espalhadas na Cidade. Antes de cobrar a Prefeitura precisa informatizar as ruas e avenidas: mostrar o motorista e visitante aonde está e para onde pode ir mais fácil, com placas informativas. A maioria aqui faz crítica por paixões doente, nenhum político é por nós, cai na real.
 
luiz alves em 17/04/2013 07:29:40
Realmente a administração da AGETRAN por uma pessoa técnica possivelmente vai fazer com que o nosso trânsito melhore, pois nestes últimos anos temos visto serem feitas barbaridades nas nossas ruas, como sinalização inadequada, por exemplo. Um olhar técnico é muito bem vindo.
 
Mey Moura em 17/04/2013 06:02:18
Não é um bom começo começar trocar semaforos que ja foram trocados recentemente. Se tem dinheiro para o trânsito, que tal começar com coisas simples mas essenciais:
- pintar sinalização horizontal onde sumiu
- reordenar caminhos: fluxo de um bairro para outro SO em vias arteriais (com mais radares, mas menos quebra molas), e dentro dos bairros, especialmente em ruas usadas para fugir do transito: MAIS quebra molas...
- a rotatória em frente a Extra de volta, e viaduto na Mato Grosso sobre Via Parque, assim como construir viaduto sobre rotatoria da Coca Cola
- ciclovias *com entradas nas ruas laterais*
- mais agilidade dos amarelinhos: quadruplicar numero de multas por furar sinal, e outras infrações perigosas
- velocidade em ruas arteriais para 60 km/h, nos bairros max 40, conforme CBT.
 
Marcos da Silva em 17/04/2013 02:00:17
Se acabar com os ladrõezinhos da industria das multas já está bom demais.
 
Carlos Alberto Silva em 17/04/2013 00:27:22
Desculpe Sra. Katia, mas para se tocar o transito de CG é preciso muito mais que ser consultora de trafego, é preciso conhecer o transito da capital.... Será que a Sra. sabe e conhece nosso transito e nossas necessidades!!
 
Diogo Bartolli em 16/04/2013 22:31:26
Medida urgente Sra Presidente: Sincronizar semáforos na Afonso Pena, Ernesto Geisel, Julio de Castilho, Zharan, dentre outras. Não precisa de dinheiro. É só programar os semáforos (velocidade x tempo). Fazendo isso, já vai ajudar bastante...
 
Jacimar Oliveira em 16/04/2013 21:55:13
ENTAO SRA. KATIA, COMECE ORGANIZANDO A ROTATORIA DA COCA COLA, EM HORARIOS DE PICO, E PRGRAM ALGO EQTO OS CONDOMINIOS DAQUELA RGIAO NAO FIQUEM HABITADOS, PQ AQUILO VAI VIRAR UM CAOS NO TRANSITO DA REGIAO.
OUTRA SOLICITAÇÃO É A RUA MARQUES DE LAVRADIO, QUE TODO FLUXO VINDO DA REGAO DO RADIO CLUBECAMPO, E TIRADENTES, DESEMBOCAM NA MQ DE LAVRADIO E ATUALMENTE ESTA INTRANSITAVEL SENDO DE DUAS MAOS.
 
LUCIANO MARQUE em 16/04/2013 21:28:15
Mas será que ela vai gerir a secretaria do mesmo modo que o prefeito faz com a cidade??? Via Facebook??? Porque encontrá-la, só se for na sua terrinha, aqui em Campo Grande, somente breves visitas... Afff, tá pior que imaginava.
 
Marcilene Dutra em 16/04/2013 19:42:17
Coloca a Guarda para trabalhar no transito pois ai vcs vao ver o ressultados pq hoje esta dificil vc sai de casa para ir trabalhar mas nao sabe se volta....