A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

21/05/2011 21:07

Detran reprova 75% dos ônibus escolares de Corumbá e Ladário

Paulo Fernandes

Caso problemas persistam, MPE ameaça paralisar o transporte.

Ônibus escolar não tinha nem cinto de segurança (Foto: Capital do Pantanal)Ônibus escolar não tinha nem cinto de segurança (Foto: Capital do Pantanal)

Em vistorias realizadas nesta semana, o Detran (Departamento Nacional de Trânsito) reprovou 75% dos ônibus escolares que passaram pela revista em Corumbá e Ladário.

Dos 14 veículos em Corumbá, 11 foram reprovados. Na vizinha Ladário, seis ônibus foram vistoriados e quatro reprovados.

Os ônibus apresentavam irregularidades na documentação e não tinham itens obrigatórios como cinto de segurança.

Em entrevista ao site Capital do Pantanal, o diretor do Detran em Ladário, Edson Salles Filho, disse que em alguns veículos os cintos de segurança foram adaptados e nem todos estão em condições de uso.

Ônibus têm placas de outros estados, o que não é permitido, e estão sem estepe e tacógrafo.

Em um dos veículos, o selo de vistoria está vencido há dois meses. As inspeções são obrigatórias e devem ser feitas duas vezes por ano.

A promotora de Justiça Lívia Carla Bobadilha Garcia afirma que caso os problemas não sejam resolvidos em 15 dias, o transporte escolar em Corumbá e Ladário poderá ser paralisado.

"Não vindo essa resposta em 15 dias, a regularização de documentação e de veículo, nós vamos entrar com uma ação judicial para suspensão do transporte”, disse.

Outro lado - Ainda em entrevista ao site Capital do Pantanal, a empresa contratada pelas duas prefeituras, que não teve o nome divulgado, afirmou que os problemas estão sendo solucionados.

Estepes e chaves de roda estão em processo de compra, segundo ela. Sinalização e documentação dos veículos também serão renovadas.

A Prefeitura de Corumbá disse àquele site que “só irá se pronunciar quando encerrar o prazo para a regularização”.

Já em Ladário, a informação é de que os dois ônibus do município não apresentaram nenhum problema na vistoria e que já foi feito um pedido para que a empresa resolva os problemas dos veículos que fazem o transporte naquela cidade.




A informação do Capital do Pantanal está correta em relação à empresa terceirizada, porém não informou que TODOS OS 13 ÔNIBUS DA PREFEITURA DE CORUMBÁ FORAM APROVADOS PARA O TRANSPORTE ESCOLAR.
 
Advanir Oliveira Malheiros em 23/05/2011 08:59:07
A verdade é que a grande maioria dessas empresas, após ganharem as licitações para o transporte escolar colocam para rodar veículos em péssimo estado de conservação e segurança. Seus motoristas não se importam com a segurança da garotada. Em muitos casos, as crianças e jovens que dependem do transporte escolar são tratados pior do que animais. E essa situação, infelizmente se repete em várias cidades do estado. Duvido que carreguem os próprios filhos nesses mesmos ônibus e vans. O jeito é "chegar a caneta nesse povo". Só não entendo - ou me recuso a entender - o porque de as próprias prefeituras e as diretoras das escolas não fiscalizarem isso como deveriam. Afinal a segurança dos escolares, bem como, a segurança no trânsito é também de responsabilidade do Poder Público Municipal e das escolas.

Fernando (Campo Grande/MS)
 
Fernando Silva em 22/05/2011 02:31:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions