A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

13/04/2015 17:16

Duas rotatórias ficam obsoletas e só viadutos acabam com caos

Ricardo Campos Jr.
Na rotatória das avenidas Mato Grosso e Via Parque, especialistas concordam que é necessária intervenção. Polêmica gira entre viaduto e semáforo (Foto: Cleber Gelio / arquivo)Na rotatória das avenidas Mato Grosso e Via Parque, especialistas concordam que é necessária intervenção. Polêmica gira entre viaduto e semáforo (Foto: Cleber Gelio / arquivo)
Fila de veículos perto da rotatória da Rua Joaquim Murtinho com avenida Eduardo Elias Zahran (Foto: Lucimar Couto)Fila de veículos perto da rotatória da Rua Joaquim Murtinho com avenida Eduardo Elias Zahran (Foto: Lucimar Couto)

O trânsito trava nos horários de pico em algumas rotatórias de Campo Grande e um cálculo técnico pode apontar quando esse tipo de organização viária perde a eficácia. Especialistas concordam que em certos pontos é necessária pelo menos a intervenção com semáforos para organizar o tráfego, mas existem situações em que nem os sinaleiros adiantam e só um viaduto pode salvar a paciência dos motoristas.

Veja Mais
Com dinheiro em caixa desde junho, obra na Via Parque para na licitação
Em audiência sobre mudança no Parque dos Poderes, pedido é estrutura

Já é consenso que no encontro das avenidas Gury Marques, Interlagos e Costa e Silva o pontilhão seria a melhor solução para escoar o fluxo, principalmente quando for implantado o corredor do transporte coletivo.

Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), uma contagem feita em janeiro nesse local apontou que 40 mil veículos passam no local todos os dias. Conforme o órgão, em três dias, foram em torno de 120 mil veículos, sendo 80 mil carros, 10 mil caminhões e ônibus e 30 mil motos.

No caso de um cruzamento comum, quando as vias que se encontram têm duas ou mais faixas, é preciso no mínimo 400 veículos por hora para que seja necessária a colocação de um semáforo. Quando as ruas ou avenidas têm apenas uma faixa cada, utiliza-se, para fins de metodologia, o mínimo de 600 veículos por hora.

“A rotatória torna-se obsoleta a partir do momento em que o fluxo de veículos é muito grande. No cruzamento em frente à fábrica da Coca-Cola, só o semáforo não adianta, ali já não tem mais condições. Tem que ter um viaduto”, diz o engenheiro de tráfego Jorge Monson.

Na opinião do arquiteto e urbanista especialista em trânsito Fayez Rizk, as intervenções melhoram, mas não há uma alternativa que encerre completamente o tempo de espera em um cruzamento.

“Ali na Coca-Cola você tem um fator que são os corredores de ônibus e aí [além do fluxo de veículos] entra outra questão: o coletivo não pode ter o fluxo interrompido, é outro questionamento, outra etapa. No entanto, no trânsito não existe solução definitiva. Tem-se uma melhora, porque cem por cento dos veículos chegarem e passarem na mesma hora não tem como fazer em lugar nenhum”, diz ao Campo Grande News.

Rotatória da Gury Marques necessita de viaduto para ordenar o trânsito (Foto: Marcos Ermínio/arquivo)Rotatória da Gury Marques necessita de viaduto para ordenar o trânsito (Foto: Marcos Ermínio/arquivo)

Polêmica – Os especialistas têm opiniões diferentes com relação ao cruzamento das avenidas Mato Grosso com a Via Parque, onde a prefeitura pretende instalar semáforos na tentativa de melhorar o congestionamento.

Monson acredita que, a olho nu, o viaduto é a melhor alternativa no local. “Vai ter que ser um semáforo de três tempos. O sinal aberto dura de um minuto a 70 segundos. Se trava em um lado [com sinal vermelho], pensa no tanto de veículos que vai acumular?“, questiona.

Já na concepção de Rizk, o pontilhão é totalmente inviável no local não apenas pelo fluxo de veículos, mas por questões técnicas. “Você teria que desapropriar a área hoje ocupada por um hotel e um pedaço de um condomínio”, opina.

Discussões à parte, são esses os dois únicos lugares em que a construção de pontilhão é pelo menos cogitada. Nos demais, a colocação de um sinaleiro ainda é a solução mais adequada.

“A rotatória da Tamandaré precisa de um semáforo, assim como a Três Barras com a José Nogueira Vieira e a Ceará com a Joaquim Murtinho. Está havendo muito fluxo de veículos nesses locais”, afirma Monson.

Para Rizk, a rotatória deveria interromper o fluxo de todos os entroncamentos, o que não ocorre, por exemplo, no cruzamento da Ceará com a Joaquim Murtinho. Porém, ele não discorda que nesse ponto um semáforo poderia melhorar o trânsito.

“Aquilo é um trevo, uma bifurcação. Em uma rotatória você é obrigado a reduzir a velocidade. Quem sobe a Joaquim Murtinho passa direto. Seria uma rotatória se ali tivesse uma placa de pare”, afirma.

Para o arquiteto e urbanista, é complicado falar que uma rotatória está obsoleta, até porque com todas as intervenções ela continua no local, tendo apenas o fluxo ordenado por outros elementos, além de ser, na visão dele, o meio mais seguro de organização viária.

“Tem uma rotatória em Maringá com oito intersecções, duas delas são rodovias, e a situação foi resolvida com semáforo. Um semáforo dá muito mais acidentes que uma rotatória”, completa.

Rotatória no entroncamento das avendas Três Barras, Marques de Lavradio e José Nogueira Vieira necessita de semáforo (Foto: Alcides Neto)Rotatória no entroncamento das avendas Três Barras, Marques de Lavradio e José Nogueira Vieira necessita de semáforo (Foto: Alcides Neto)



Por várias vezes disse e repito: A Engenharia de Trânsito da cidade deixa a desejar! assim como a organização e logística de viaturas da Guarda Municipal e Agentes da AGETRAN. Outro dia com o sinaleiro próximo a rotatória da escola Maymone (rotatória da Joaquim Murtinho) estava intermitente(amarelo piscando) no horário de saída dos alunos e ninguém (GC ou AGETRAN) no local para controlar o fluxo e travessia dos alunos, que deixou o trânsito muito pior do que costumeiramente fica. Em seguida, passei nos altos da Afonso Pena em frente ao edifício Evolution e 4(quatro) isso mesmo quatro (2 agentes da AGETRAN e 2 Guardas municipais estavam emitindo multas(justas...por estacionamento irregular).Parei e até tirei foto do ocorrido...Pergunto: qual a prioridade? Porque 4 agentes no local?
 
jorge henrique Lapa em 14/04/2015 10:26:22
ATÉ QUE VENHA O VIADUTO TEM QUE SER COLOCADO O SEMA FARO, COM INDICAÇÃO DE LIVRE A DIREITA, PORÉM DEVE SER INFORMADO QUE PARA VIRAR NA AVENIDA E TEM A INTENÇÃO DE VOLTAR USA SE A PISTA A DIREITA ONDE É LIVRE E EFETUA O RETORNO MAIS A FRENTE PARA UTILIZAR A OUTRA VIA. OU SEJA LOCAL É PARA CRUZAMENTO E AI SIM TEM UTILIDADE PERFEITA. COM O TEMPO OS CONDUTORES SABERÃO QUE PODEM TER OUTROS ACESSO E DEIXAM DE CONGESTIONAR A VIA. EX, É AFONSO PENA TEM OUTROS ACESSOS PARA IR AO PARQUE DOS PODERES PORÉM SÓ USAM ESSA AVENIDA AI TEM CERTOS ORÁRIOS DE GRANDE FLUXO. COMO AGENTE DE TRÂNSITO VEJO QUE NÃO É DIFÍCIL FALTA O CONDUTOR SE COMPORTAR E TODOS CHEGARÃO AO SEU DESTINO.
 
Luiz Carlos Santos Messias em 13/04/2015 20:12:55
A característica do semáforo é travar o trânsito, não há uma fluidez contínua, exceto nos casos onde há a 'onda verde' e ainda assim por determinado período. O viaduto só é benéfico: não interrompe o fluxo, pois não haveria, a princípio, semáforo no meio de um viaduto, e limita certas categorias de veículos a trafegarem, dando prioridade aos de pequeno porte, inclusive inibiria de vez motorista que faz o que não se deve. No viaduto, ou você vai pra frente, ou vai pra frente. Não há contorno nem qualquer outro tipo de liberdade para o motorista escolher o que fazer, algo que, convenhamos, é o que mais existe no trânsito dessa cidade.
 
Marcos Paulo Marques dos Santos em 13/04/2015 19:10:38
Construir viadutos é uma concepção ultrapassada, que requer milhões de reais e gera a degradação de todo o entorno. Enquanto cidades no mundo inteiro estão demolindo essas estruturas para recuperar as áreas urbanas, como é possível que um "engenheiro de tráfego" afirme que essa é a solução para esses cruzamentos??? Campo Grande precisa de investimentos em TRANSPORTE COLETIVO. Quem semeia avenidas colhe congestionamentos!
 
Luiz Pereira em 13/04/2015 18:30:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions