A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

01/09/2012 16:47

Ecologicamente correta, ciclovia da Afonso Pena promete incrementar paisagismo

Mariana Lopes e Paula Vitorino
Ciclovia na Afonso Pena promete melhar paisagismo daa avenida (Foto: Minamar Junior)Ciclovia na Afonso Pena promete melhar paisagismo daa avenida (Foto: Minamar Junior)

A principal avenida de Campo Grande aos poucos ganha uma nova cara. Primeiro foram os canteiros, que apesar de tirar as vagas de estacionamento da Afonso Pena, deixaram a via mais bonita e arborizada. Agora, também em meio a polêmica, a ciclovia promete ser construída de forma ecológica e fará parte do paisagismo da avenida.

Veja Mais
Pronta, ciclovia na Gury Marques é caminho para passeio e trabalho
Antes de recorrer de decisão sobre ciclovia, prefeito se reúne com juiz

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio de Marco, no lugar do asfalto, a ciclovia será construída com blocos de concreto ecológico, feitos de cimento, areia e resto de pneu triturado.

A ciclovia virá acompanhada de outras melhorias pelo centro da Capital, como a iluminação pública da via. “Vamos fazer um trabalho na Afonso Pena de complementar o paisagismo que já existe, que irá valorizar o canteiro, e não danificar”, garante De Marco.

Com cerca de 7,6 quilômetros de extensão, a ciclovia terá um traçado que se estende da Praça Newton Cavalcante até o Parque das Nações Indígenas.

No início de agosto, quando foi aberta a licitação, o prefeito Nelson Trad Filho afirmou que as obras vão ser feitas com muito cuidado para preservar as árvores centenárias e típicas do cerrado. "Não importa se vai ficar um zig-zag, mas vamos preservar a natureza", afirma, acrescentando que a ciclovia será bem sinalizada com placas.

A obra custará R$ 147 mil, investidos apenas no material. “A mão de obra será dos próprios trabalhadores da Prefeitura e não terá tercerizada”, diz De Marco.

Segundo secretário, se a Justiça já liberar a construção da ciclovia, a obra fica pronta até o final do ano. As obras foram suspensas por liminar, concedida pelo juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Amaury da Silva Kuklinski, para impedir que o poder público se abstenha de destruir, demolir, mutilar, total ou parcialmente, os canteiros centrais ao longo da avenida Afonso Pena.




A avenida afonso pena precisa de uma ciclovia, se feito de uma forma a preservar a vegetação ali localizada, irá ter um ganho para a cidade superior ao pequeno espaço de grama utilizado para a construção da mesma, uma cidade moderna precisa valorizar o transporte ecologicamente correto.
 
Douglas Hoffmann em 11/09/2012 01:06:09
essa ciclovia, pelo q vi entre as ruas calogeras e pedro celestino será uma pista muito sinuosa, o ciclista ficara fazendo zig-zag em torno das arvores, ta pareecendo mais uma trilha ecologica. a ciclovia tem q ter taçado quanto mais reto melhor. quem ainda nao viu é só ir la e dar uma olhada e depois comentar
 
edmilson barbosa em 02/09/2012 01:50:22
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions