ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Estacionar na Julio de Castilhos será proibido apenas no horário de pico

Aliny Mary Dias | 02/09/2013 10:59
Estacionamento será restrito nos horários de picos e comerciantes concordam com definição  (Foto: Marcos Ermínio)
Estacionamento será restrito nos horários de picos e comerciantes concordam com definição (Foto: Marcos Ermínio)

Preocupados com a proibição de estacionar na Avenida Julio de Castilhos, condição presente no projeto inicial da reforma, comerciantes da região se reuniram com representantes da Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (2), para discutir a aplicação da faixa amarela nos 13 quilômetros da via. O estacionamentos só será proibido nos horários de pico, de maior movimento. 

Aprovado pelo Bid (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o projeto da reforma que custou R$ 18,3 milhões só poderia ser executado se o tumulto no trânsito do local fosse resolvido.

O caminho encontrado pelos técnicos responsáveis pela obra foi proibir o estacionamento na avenida, situação que gerou reclamações e revolta de muitos comerciantes preocupados com a queda na circulação de motoristas e consequentemente das vendas.

O meio fio da avenida ainda não foi pintado de amarelo, mas será nos próximos dias, segundo a arquiteta da Prefeitura, Ana Claudia Magno. Para diminuir os impactos que a proibição pode causar no comércio, a Agetran (Agência Municipal de Transporte) estuda uma alternativa.

“Estamos com um estudo em fase final de restringir o estacionamento apenas nos horários de pico, nos outros horários, os motoristas poderão estacionar na via”, explica a arquiteta.

No estudo que deve sair do papel em breve, consta que lacas com os horários da restrição serão fixadas ao longo da via. Carros não poderão estacionar na Julio de Castilhos das 7h às 9h e das 11h às 14h. Após o intervalo da tarde, a proibição volta a valer das 16h às 20h.

Comerciante diz que nova definição será positiva (Foto: Marcos Ermínio)
Comerciante diz que nova definição será positiva (Foto: Marcos Ermínio)

Todo o estudo está sendo feito em parceria com a Prefeitura e deve ser colocado em prática em breve. Para os lojistas, a alternativa encontrada é positiva e não tende a diminuir o movimento dos consumidores.

“Estávamos desesperados porque muitos comércios não têm o estacionamento recuado e os motoristas não iriam querer andar mais de duas quadras e dar uma volta para estacionar. Essa alternativa dos horários de pico é boa para a gente”, conta a empresária Patrícia Dutra, de 27 anos.

Max Wolff, de 45 anos, é proprietário de uma empresa de comunicação visual e também afirma que a proposta feita pela Prefeitura parece ser a melhor até agora. “Eu acredito que não terá problemas. Se a proibição for só nos horários que eles disseram, esperamos que tudo corra bem”, completa.

Outro lado - Para o Conselho Regional de Imbirussu, entidade que representa os moradores da região, a proibição não irá contribuir para os bairros.

“Nós somos contra porque a cidade não tem estrutura para fazer a fiscalização na região. Queremos que seja proibido o estacionamento, mas que seja daqui um ano e que coloquem um corredor de ônibus”, explica Elvis Rangel da Silva, presidente do Conselho.

Nos siga no Google Notícias