ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Fiscais vão multar quem usar vaga especial em shopping e supermercado

Flávia Lima | 27/05/2015 14:02
Ministério Público e órgãos ligados a fiscalização de trânsito firmaram convênio garantindo fiscalização do uso de vagas especiais em supermercados e shoppings. (Foto:Marcelo Calazans)
Ministério Público e órgãos ligados a fiscalização de trânsito firmaram convênio garantindo fiscalização do uso de vagas especiais em supermercados e shoppings. (Foto:Marcelo Calazans)

Dentro de um mês os fiscais de trânsito passarão a multar os motoristas que não possuem cartão especial de estacionamento, expedido pelo órgão e forem flagrados utilizando vagas destinadas aos idosos e pessoas com deficiências, localizadas em supermercados e shoppings. A fiscalização intensiva nesses estabelecimentos, porém de caráter educativo, começa já nos próximos dias e faz parte de acordo assinado na manhã desta quarta-feira (27), entre a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

O convênio foi firmado com a presença do Ministério Público do Estado, através da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Campo Grande. Em um primeiro momento o objetivo será a adequação de engenharia das vagas. A chefe da Divisão de Educação da Agetran, Ivanise Rotta, explica que os supermercados que aderiram a iniciativa tem um mês para providenciar a pintura padronizada das vagas e colocação de placas e sinalização.

O prazo também é necessário para que a Agetran finalize o software que vai possibilitar o motorista preencher os dados pessoais e imprimir em casa, o cartão especial autorizando o uso da vaga especial. Após a impressão, será preciso apenas anexar um laudo médico comprovando a necessidade do cartão e levar os documentos até a Agetran. A liberação sairá na hora.

Após esse primeiro mês, os fiscais, durante o trabalho nas ruas, passarão pelos supermercados que integram a campanha “Essa Vaga é Muito Especial”, realizando a fiscalização. Segundo o presidente da AMAS, Marcelo Gonçalves, haverá uma reunião com a Agetran para definir um itinerário a ser cumprido diariamente pelos fiscais.

Ele ressalta que cerca de 80% dos estabelecimentos já aderiram a campanha e antes que as multas comecem ser aplicadas, haverá treinamento de funcionários que trabalham nos shoppings e supermercados, no sentido de orientar a forma como eles deverão agir quando flagrarem um cliente desrespeitando a lei que garante a vaga especial a portadores de deficiências e idosos.

“O setor está muito sensível com essa campanha e o objetivo é mostrar aos motoristas que um deficiente, se pudesse, não escolheria estacionar em uma vaga especial e que precisa ser respeitado”, diz. Ele ressalta que dos 260 supermercados cadastrados na AMAS, apenas a minoria deverá prolongar a adesão a campanha.

“O empresário está percebendo que a ação é um benefício social. Inclusive, ninguém reclamou de gastos para essa adequação”, afirma Gonçalves, que completa dizendo que , em média, os custos para sinalização das vagas ficam em torno de R$ 800,00, incluindo tintas e placas.

Maior atuação - Durante a assinatura do convênio, a promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, lembrou que a lei que regula as vagas especiais já existe há 15 anos, mas a fiscalização só ocorria efetivamente nas vias públicas, por isso, a ampliação para o ambiente interno dos estabelecimentos comerciais representa um avanço na conquista da acessibilidade. “Estou satisfeita com o apoio dos supermercadistas. Sempre recebemos muitas denúncias de dificuldade de acessibilidade nesses locais e a partir dessa parceria creio que o cenário vai melhorar”, destacou.

O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Renato Tolentino, vê no acordo um importante instrumento para facilitar a fiscalização. “Antes dessa regulação não tínhamos autonomia nesses locais, agora poderemos efetivamente aplicar a punição”, destaca.

No entanto, o diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, afirma que o objetivo é investir na educação do cidadão e que o órgão irá ampliar a sistemática de atendimento nos municípios onde não há agências de trânsito. “Faremos parcerias para garantir essa fiscalização”, destaca.

Para ele, a multa de R$ 53,00 e os três pontos na carteira, aplicados ao motorista que utiliza sem permissão as vagas especiais, são punições satisfatórias, já que para haver um acréscimo nesse valor, é preciso fazer um estudo técnico identificando se o descumprimento da lei realmente está vinculado ao baixo valor da multa. “O importante é mudarmos a atitude de alguns motoristas. Quem não se conscientizou ainda, não se importa de pagar um preço alto”, diz.

No ano passado o Detran-MS registrou 349 mil multas em todo o Estado. Desse total, 1.536 eram relacionadas ao estacionamento inadequado nas vagas especiais. Com a fiscalização nos estacionamentos particulares, Gerson Claro acredita que a tendência é aumentar o número de multas.

De acordo com levantamento do IBGE, a Capital tem 2 mil cadeirantes e 200 mil pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. As denúncias relacionadas ao uso incorreto das vagas podem ser feitas através do número 118 e também através do número 91822677, via aplicativo whatsapp.

Presidente da AMAS, Marcelo Gonçalves diz que 80% dos supermercadistas aderiram a campanha. (Foto:Marcelo Calazans)
Presidente da AMAS, Marcelo Gonçalves diz que 80% dos supermercadistas aderiram a campanha. (Foto:Marcelo Calazans)
Diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, ressalta que governo vem investindo em ações educativas para mudar atitudes no trânsito. (Foto:Marcelo Calazans)
Diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, ressalta que governo vem investindo em ações educativas para mudar atitudes no trânsito. (Foto:Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias