A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

11/12/2012 18:19

Foto de deputado federal ensinando filho a dirigir gera polêmica

Gabriel Neris

Gerou polêmica nesta terça-feira (11) foto postada no Facebook pelo deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) do filho de 15 anos aprendendo a dirigir uma camionete, na fazenda do parlamentar, em Várzea Grande (MT). A foto entrou no ar e os comentários começaram, contra e a favor.

Veja Mais
Motociclista sofre várias fraturas após colidir moto em poste
Carro capota após colisão no cruzamento da Bahia com a Barão do Rio Branco

Na descrição da imagem, o parlamentar diz que o filho está “mandando bem” ao vê-lo guiar o veículo no lado do passageiro.

A reação de internautas foi imediata. Uma usuária do Facebook chegou a citar o artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro dizendo que “a habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão”.

Diante da postagens, o deputado respondeu no próprio Facebook. “Quanta celeuma por algo tão especial, a relação pai filho. Mas já que o debate se estabeleceu no plano da legalidade, vamos lá. Dentro de minha propriedade privada, sem colocar em risco quaisquer pessoas, com o meu veículo particular, com o meu filho, ao meu lado, não é função do Estado ou de qualquer outro ser dizer que estou colocando a vida de terceiros em risco, ou qualquer outra ilegalidade”.

“Aqui sou eu, meu filho, meu carro, minha propriedade e cabe a mim e à mãe estabelecermos regras”, complementa o parlamentar. Mandetta escreveu ainda que aprendeu a dirigir com o pai, também na fazenda, e citou ainda os irmãos e os filhos mais velhos. O deputado também comentou que seus netos aprenderão a dirigir com ele e classificou a atitude de dar a chave do carro para o filho menor de idade como “uma lição de amor”.

Internautas demonstraram apoio ao deputado citando frases como “você não fez nada ilegal”, “no Brasil não é proibido ensinar menor de idade dirigir automóvel em propriedade particular, ainda, acompanhado do pai”, “antes de ser deputado ele é cidadão”.

Outros reprovaram a postagem do parlamentar. “Só estranho que um homem público da estatura do Mandetta não tenha o discernimento para avaliar se um post desse não repercutiria”, escreveu um internauta. “Por isso existe auto escola, para ensinar novos condutores, mesmo o pai tendo uma linda camionete. Infração a lei! Muito mau exemplo deputado”, esbravejou outro usuário.

Foram 101 comentários e 16 compartilhamentos da imagem.

Ilegal – De acordo com o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), o tenente-coronel Alírio Villasanti, a atitude em entregar o veículo a uma pessoa que não possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é expressamente proibida, independentemente do local onde o veículo trafega.

“De maneira nenhuma. É de responsabilidade do pai e deve ser penalizado por dar o veículo para o filho dele”, comentou.

O artigo 163 prevê que entregar a direção para pessoa não habilitada é uma infração gravíssima e deve ser punida com multa e apreensão do veículo. Como medida administrativa, o documento de habilitação deve ser recolhido.

O comandante da Ciptran explicou que o condutor não habilitado, de 15 anos neste caso, não tem maturidade suficiente para conduzir um veículo. “Pode ter conhecimento técnico, mas não tem maturidade para passar por situações como neblina, chuva ou uma situação de emergência”.

Motociclista sofre várias fraturas após colidir moto em poste
O motociclista Rolson Ribeiro, 34 anos, sofreu várias fraturas após colidir a motocicleta que pilotava contra um poste, por volta das 4h deste doming...
Motorista escapa de capotamento com ferimentos leves
Acidente aconteceu na rua Fernão Dias. Motorista bateu em carro estacionado....



Estão com inveja do "guri" so por quê os pais de vocês não fizeram isso....pura inveja...
 
arlindo brasil em 13/12/2012 02:49:40
Se todos os pais e mães deste nosso país, tão carente em EDUCAÇÃO E BOM RELACIONAMENTO FAMILIAR, procedessem dessa mesma forma e procurassem ensinar tudo o que fosse possivel a seus filhos, teríamos uma juventude mas tranquila e adultos melhores, com certeza. E se, além disso, os ensinamentos se tornassem prazerosas relações entre pai e filho e carregadas de muito amor e carinho,
como eu tenho certeza que devem ter sido, garanto que muitos problemas sociais ligados ao comportamento dos jovens, seria evitado. Outra coisa, completamente diferente, seria, se a foto tivesse sido feita no trânsito, o que não aconteceu. Portanto, pra que misturar politica nesta questão?
 
Elane Chartuni Mantovani Vasconcelos em 12/12/2012 11:33:54
Lamentável... O povo tem que cuidar da própria vida, deixa o "cara" ensinar seu filho a dirigir em sua propriedade, melhor dizendo... O PAI estava ensinando o FILHO a dirigir em um local PARTICULAR, há algo mais seguro que isso ? E faz parte da ordem natural da vida um PAI ensinar seu FILHO e se orgulhar disso. Lamentável a atitude hipócrita de alguns...
 
Janaê Pereira em 12/12/2012 11:11:47
Bando de gente q nao tem oq fazer... eh a coisa mais normal desse mundo ensinar o filho a dirigir.. e dentro de sua propriedade, melhor ainda, pois nao estará botando em risco a vida de ninguem!!! Eu mesmo aprendi a dirigir dentro do meu sitio... APOIADO MANDETTA!!!
 
Joao Abdala em 12/12/2012 10:30:15
o único erro ai foi.......postar tudo que esta fazendo, realmente vc estava na sua propriedade particular, ninguém tem nada a ver com isso, conheço muitos pais que fazem a mesma coisa, que atirem a primeira pedra...
 
Auri nogueira em 12/12/2012 10:25:03
Hipocrisia, falso moralismo e perda de tempo. Campo Grande: é a gente que faz!
 
Rafael Cogo em 12/12/2012 09:28:32
a lei tem k ser pra tdos quero ver os comentários e a cara de todos quando um filhinho de papai pegar o carro e cometer um acidente fatal,como tem acontecendo sempre por campo grande,o filho do mandetta é diferente?????????????????/////
 
rosane escavoni em 12/12/2012 08:56:24
Gente, sabe eu acho que as pessoas precisam parar de polemizar as situacoes. Nao há risco para a vida de terceiros, eles estao dentro de uma propriedade privada,carro privado, ninguem deveria se intrometer. Quem critica nao deve saber como é uma fazenda. Só pode, é tudo ermo, só há espaco pra gado, arvores, estrada cascalhada, quando muito, a velocidade dificilmente passa de 40km. Nao há que se falar em intromissao na vida particular de um parlamentar, principalmente quando suas acoes nao interferem em sua relacao com o poder publico e/ou principalmente com os cofres públicos. Ele é pai e como pai assume seus atos perante a sociedade, quando lhe for imputado qualquer responsabilidade. Agora, o que ele faz com sua familia, dentro de sua casa, nao nos diz respeito. Pronto falei...
 
felipe de souza em 12/12/2012 08:29:46
Eu aprendi a dirigir, dirigindo. Pessoas da familia me deram as primeiras lições e nem por isso me tornei bandida ou fiz alguma coisa de errado no trânsito. Aprender não quer dizer sair por ai, fazendo o que muitos habilitados fazem e ninguem vê. E, quando vêem, fazem de conta que não viram, dependendo do poder aquisitivo do condutor. E isso temos visto diariamente na mídia. Acredito que não precise enumerar para fazer todos lembrarem de casos bem recentes e que depois de um tempo, esses mesmo condutores infratores e devidamente habilitados, são colocados fora das cadeias. O que não podem é dar o carro a menores para passear. Mas este menino, me parece, esta na companhia do pai e este é responsável por seus atos. Por que querem condenar a quem é honesto?
 
Jéssica Santos em 12/12/2012 08:05:40
expor qualquer menor a riscos mesmo que seja o próprio filho, é o tema discutido, mau exemplo é a consequência do ato, assumir, entender e sofrer puniçao descrita em lei seria o certo, a justiça deveria ser para todos com agravante para quem tem mais conhecimento e formaçao universitária, infelizmente para os pobres de dinheiro e conhecimento éla se torna mais dura.
 
claudenir a a angelo em 12/12/2012 07:51:07
Marcos Barbosa, aprovo e assino em baixo.
 
Jorge Almoas Junior em 12/12/2012 07:25:31
O problema não é "SUA" propriedade,"SEU" carro. O problema é ensinar um garoto de 15 anos a dirigir e depois ele, o garoto, pegar o carro sem a autorização dos pais para se exibir para os amigos e cometer uma tragédia.
 
Francisca mesquita em 12/12/2012 07:21:37
Quanta hipocrisia!!!!!! O unico erro do Deputado foi ter postado a foto! Nao ha nada de mais prazeroso que ver o filho crescer e ensinar-lhe os primeiros passos. Primeira aula de direção, junto ao pai, com todo carinho e dedicação, em um local privado, longe de transeuntes, ficarará gravado na mente desse futuro condutor e não ha nenhuma auto escola que lhe ensinará mais que o exemplo do pai. Parabens ao Deputado por se mostrar um pai presente, pela demonstração de confiança no filho e por deixar claro que nos seus momentos de lazer esta junto a família sendo o melhor amigo do filho. Dessa forma não o perderá para as más companhias ou os traficantes! Essas lições, por mais simples que sejam, ficam gravadas na mente do filho como motivo de orgulho pela confiança do pai...
 
Paulo de Tarso Stein Ribeiro em 12/12/2012 07:01:05
PREFERI ENSINAR MEUS FILHOS DIRIGIR ANTES DE IR A UMA AUTO ESCOLA,
CONCORDO QUE E O ORGAO OFICIALIZADO PARA REGULAMENTAR A PESSOA
A ESTAR HABILITADA A DIRIGIR.POREM VEJAM SO O PROBLEMA,POEM UM JOVEM DENTRO DE UM CARRO DAO UMA MEIA DUZIA DE VOLTAS NA CIDADE COM VELOCIDADE BEM REDUZIDA E AI ESTE JOVEM VAI LA E TIRA A SUA CARTEIRA,OTIMO TA PRONTO PARA DIRIGIR? TA NAO COM VEICULOS CADA VEZ MAIS RAPIDOS OS JOVENS SE DESLUMBRAM E SAEM POR AI NAS BALADAS E PELAS RODOVIAS ONDE A VELOCIDADE E BEM DIFERENTE DA QUAL ELE APRENDEU A DIRIGIR, OS PIORES ACIDENTES QUE VI SAO EM VIAS RETAS E ENVOLVENDO PESSOAS JOVENS QUE NAO COMETERAM O ACIDENTE POR NEM UM OUTRO MOTIVO SENAO A IMPERICIA.O DOBRO DAS HORAS DESTINADAS A TREINAMENTO NA CIDADE DEVERIAM SER DADAS EM RODOVIAS.E ISSO QUE ENSINEI AOS MEUS FILHOS.
 
claudio luiz de conti em 12/12/2012 06:37:30
Toda a celeuma só ocorreu por se tratar de pessoa pública, é hipocrisia daqueles que "condenam" o fato, haja vista que, o ato de um pai ou uma mãe entregar um veículo com o intuito de ensinar seu filho a dirigir é muito mais corriqueiro de que se pensa, alguns inclusive não o fazem em local seguro mas nas ruas da cidade. Dar um crédito maior a este fato, coisa que ele não merece, é coisa para os pseudo-corretinhos.
 
Antonio João em 12/12/2012 04:36:10
Péssimo exemplo, ainda mais vindo de uma pessoa pública...........são tantos jovens se matando no trânsito...na fazenda dele certamente existem funcionários, então não é legal....absurdo isso!!!
 
daniela dias em 12/12/2012 01:08:55
Tá provado e assumido que dirigiu...agora é esperar um futuro acidente! Assim começa mais uma história de tragédia no trânsito. Não vejo problema de aprender a dirigir na fazenda, mas está cedo demais. Ainda tem 3 anos até a prova...Quem acha que o Mandetta (filho) não vai dirigir sem carteira por aí é ingênuo!
 
Filipe Alberto em 12/12/2012 00:22:21
É claro que o comandante JAMAIS poderia emitir um juízo de valor perante a sociedade que não fosse o colocado, dizendo que quem entrega CARRO para MENOR dirigir comete o crime do art. 163, e tem mesmo que fazer isso!

Mas no caso em tela, independente de ser um deputado, fazendeiro, peão, ou qualquer outra pessoa, na minha singela opinião, não cometerá o CRIME previsto no art. 163, pois estaria violando princípios constitucionais e contrariando o que está expresso nas próprias disposições preliminares do CTB.

Forte Abraço,
 
Renato Glagau em 12/12/2012 00:16:36
Em que pese a opinião do nobre comandante Alírio, ao qual tive a honra de me graduar no curso de direito, não vejo o ato praticado pelo deputado como o crime elencado no art. 163 do CTB, pelo simples fato do CTB não ser aplicável à propriedades particulares.

Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.

Não vislumbro a hipótese de uma fazenda particular ser uma via terrestre aberta à circulação, pois os conceitos "particular" e "aberta" são antagônicos, e o próprio CTB traz o conceito de vias terrestres.

Art. 2º São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias.. O próprio CTB especifica ainda a questão de praias e condomínios
 
Renato Glagau em 12/12/2012 00:10:34
Mais lamentável que a atitude e total falta de sensibilidade do deputado é a postura daqueles que tentam defender o indefensável. Chegam a ser patéticos o argumentos apresentados. Certamente tais áulicos entenderão perfeitamente saudável um pai dar "aula" de tiros para um filho menor, sob os mesmos argumento. TENHAM DÓ !!!!
 
Osvaldo Correa em 11/12/2012 23:43:44
Dentro de minha propriedade privada ( mesmo sendo privada tem que seguir as regras)sem colocar em risco quaisquer pessoas ( Ele é Deus para saber se nao vai passar alguem por la, e se um funcionario da propria fazenda vem de moto??? não é função do Estado ( o nobre deputado faltou as aulas na faculdade, é dever do estado sim, se nao eu poderia matar um dentro da minha casa, ela é privada. qualquer outra ilegalidade ( explicita e revoltante, ex: Se o seu filho bate esse carro senhor deputado e o senhor torçe o pé, e meu dinheiro qu eira pagar seus dias de atestado, portanto é dever do estado sim. ou voce assistiu muito Gabriela e esta se achando o coronel ramiro ou acha que seu mandato é Eterno??

 
alex sousa em 11/12/2012 23:36:25
Um veículo automotor tem o mesmo potencial de uma arma de fogo. Mas se dentro da propriedade o "guri" pode guiar, então pode-se também ensinar nossos filhos menores a manusearem armas de fogo dentro da propriedade. E se la fora, seja de carro, seja de arma em punho, ele ferir ou matar alguém, paciência. Se for pobre é "xilindró", se for rico, "carteiraço nos homi da lei" e fica tudo certo" Ledo engano. É canetada mesmo. E se preciso cadeia, independente filho de quem seja. Deputado, ensine seu filho a ter limites. Quer que ele aprenda a dirigir, que espere a idade legal. E por enquanto, que frequente alguma escola de ensino médio onde o DETRAN/MS tenha parceria com aulas teóricas para jovens. O senhor ajudou a criar as leis mas não às cumpre. Francamente!!!
 
Fernando Silva em 11/12/2012 23:25:53
Começa dirigindo nos limites da propriedade, daqui a pouco é "só uma voltinha no quarteirão", depois "só um pegadinha no trecho" Mas tarde o guri pega a chave do carro e sai sozinho. Ou até mesmo com o consentimento do pai. Com muita sorte sera apenas abordado pelos agentes de trânsito. Então esse menino dirá: "_ Seu guarda, você sabe quem é o meu pai ? Ele pode até te transferir la bem pra longe, se eu pedir". Aconteceu isso comigo algumas vezes ao longo da vida profissional. Só que, infelizmente para eles, o carro foi para o pátio do DETRAN e o "filhinho de papai" para a delegacia. E pra finalizar: Se esse "filhinho de papai" se envolver em acidente e ferir ou matar alguém, como fica? Certamente que o processo "adormecerá por muito tempo nos arquivos do judiciário",
 
Fernando Silva em 11/12/2012 23:16:38
Sou do tempo que tomar tereré e tocar violão eram coisas de pessoas desclassificadas. A cultura sulmatogrossense encampou os costumes e a cultura paraguaia e hoje nossos jovens se orgulham de usar "butina".Criou-se uma identidade, assim como sempre o pai foi o primeiro a ensinar o filho a dirigir o jipe, o trator , a ensilhar o cavalo, amolar a faca de churrasco , a curtir um pelego e atirar de rifle chamada de "flobé" ou tirar leite. São hábitos inalienáveis que a força ou império da lei não surtirá efeito contra os costumes. Aprende se brincando e com confiança do pai presente e orgulhoso daquele que seguirá seus exemplos.
O risco existe ao atravessar a cerca de arame farpado correndo da vaca brava e de bezerro novo. Respeite a vaca de bezerro novo e passe a cerca com cuidado.
 
Almerindo de Oliveira em 11/12/2012 22:21:56
Isso é pura inveja, pois os seus pais não devem ter sidos atenciosos em ensiná-los e explicá-los o que é certo ou errado, quando é assim tiveram que aprender com estranhos.

Eu também aprendi a dirigir com o meu pai quando tinha os meus 16 anos, hoje eu tenho 31 anos e nunca me envolvi em um acidente, pois o meu pai antes de mais nada me ensinou a ter uma certa responsabilidade no trânsito que a auto escola não ensina.
 
Amanda Rodrigues em 11/12/2012 21:15:23
Eu tenho tres filhos e já são adultos e dirigem carros, mas somente foram aprender a dirigir depois de terem completados dezoito anos de idade e foram devidamente matriculados em autoescolas. Essa atitude do deputado é ilegal, imoral e sobretudo exibicionista, mostrando a caminhonete de luxo e a sua fazenda.
 
Délcio Vilela em 11/12/2012 21:13:55
Lamento muito o comandante da ciptran não ter conhecimento de leis pois,o CTB é claro (nas vias abetas a circulação rege-se por este código) e pelo que eu sei a fazenda é propriedade particular a não ser que o mandetta abril as porteiras de sua fazenda para todo mundo.
 
julio campos em 11/12/2012 20:53:43
"mas não tem maturidade para passar por situações como neblina, chuva ou uma situação de emergência"
Por isso mesmo ele está dirigindo DENTRO da propriedade particular, em condições controladas e local familiar, não em via pública onde pode causar algum perigo.
 
Felipe Surfin em 11/12/2012 20:36:37
menor no volante e totalmente perigoso sera que vale a pena correr este risco seja inteligente o suficiente nada a comentar

 
luiz mitiharu higashi em 11/12/2012 20:24:11
Senhores, estamos no Brasil, o pai tem dinheiro e é político! O que mais podemos esperar. Como se diz, as leis estão todas a favor deles. Isso é nosso Brasil. As leis de trâsnito quase não funcionam no Brasil. É uma pena. Eu tenho minha CNH, mas se eu fizer algo errado, coitada de mim!
 
Joana Queiroz em 11/12/2012 20:13:45
Data venia, falou besteira o Comandante da CiaPTran. O art 1 do CTB diz que a lei se aplica nas VIAS ABERTAS A CIRCULACAO, e o art. 2 define o que sao vias abertas, e ali nao consta a aplicacao do codigo dentro de propriedades particulares exceto a circulacao interna de condominios. Assim, no pasto da fazenda do nobre deputado quem manda e ele, assim como em qualquer propriedade particular nao aberta a circulacao, pois para la entrara autoridade de transito dependera de autorizacao ou uma ordem judicial.
 
Leonardo Costa em 11/12/2012 20:04:15
Quem melhor para ensinar do que o pai, ensinar é uma coisa entregar o carro para o menor ir para a balada e ainda encher a cara é outra coisa,
 
Ailton Moura em 11/12/2012 20:03:10
Ele pode estar errado em ensinar o filho menor a dirigir, esta em um lugar se ninguém para por em perigo, cabe ao pai filho saber que não poderá fazer isso na cidade porque tem tantas coisas erradas, menor por ai fazendo o pior que simplesmente aprender a dirigir com pai.
 
Silvia Mota em 11/12/2012 19:52:29
Mas, caso tal previsão legal não lhes diga nada, poupem os filhos e amigos de seus comentários nefastos que de nada acrescentam ao debate. Obrigada.
 
MARINA MANDETTA em 11/12/2012 19:42:09
Sim, eu Marina aprendi a dirigir com ele, eu e todos os meus primos aprendemos na fazenda e posso garantir a vocês que nenhum de nós cometeu um crime e/ou provocou um acidente nas vias da nossa capital. Gostaria de enfatizar o fato de estarmos sendo julgados por uma prática COSTUMEIRA em nosso estado que NÃO PROVOCOU nenhum dano a um cidadão. Ouso dizer que tamanho alarde se dá por rixas eleitorais e publicitários sensacionalistas. Ora caros internautas, aqueles que frizam a infração ao CNT tendo em vista a soberania do mesmo devem se atentar ao fato de ao criticarem e exporem seus comentários através de xingamentos praticam também INJÚRIA, delito previsto no art.140 do CP.
 
MARINA MANDETTA em 11/12/2012 19:41:46
Primeiramente eu gostaria de deixar claro a todos que antes de sermos ORGULHOSAMENTE filhos de um deputado, que não passa de um funcionário do povo, somos pessoas normais, com hábitos normais de qualquer família. São poucos os que aprenderam a dirigir exclusivamente na auto-escola, risco dizer que de meus amigos próximos nenhum! Quem nunca viu jovens aprendendo a dirigir no estacionamento do yotedy ou ainda nos bairros mais pacatos de nossa capital? Quantos de vocês chegaram a auto-escola sem se quer ter pegado no volante? Com quanta certeza podem afirmar que só pelo fato de aprendermos com nosso pai a dirigir iremos cometer delitos? (continua)
 
MARINA MANDETTA em 11/12/2012 19:41:06
O que mais me indigna não é nem o fato do adolescente estar dirigindo. ME revolta o fato deste parlamentar ter uma fazenda em Mato Grosso, pois ele deve e muito ao Mato Grosso do Sul e investir em outros Estados já é prática de certos políticos que lavam dinheiro público longe dos olhos da população local, e digo mais, quem não investe no seu próprio Estado, irá investir no seu povo? Por isso que a saúde de nossa cidade sempre foi precária, agora posso entender.
 
jorge tufas em 11/12/2012 19:37:03
Quanta hipocrisia! O cara tá na fazenda dele, ensinando o filho a dirigir. É raro quem não aprendeu a dirigir assim, nos bairros da cidade!
 
Valter Oliveira em 11/12/2012 19:29:56
Ei pessoal, vai cuidar da vida, educar os filhos, pagar as contas em dia e deixa o Mandetta. Não votei nele, não o conheço, deve ser uma boa pessoa.
Todo pai faz isso, não vejo nada de errado. E o comandante que me desculpe, ele não é exemplo de nada. Ele já fez isso, e na família dele tem gente que está fazendo.
E agora, deixa eu ir cuidar da minha vida.
Saudações aos que ficaram bravos com o que escrevi...
 
Rodrigo Souza em 11/12/2012 19:29:39
tudo que um Pai ensina ao filho é aproveitado e prazeroso, as primeiras aulas de volante em lugar seguro em companhia dos pais só trará mais segurança para esse adolescente quando ele for aprender realmente a dirigir em uma auto escola, neste caso dinheiro para tirar a cnh e aprender a dirigir não é o caso, porém mesmo que o adolescente faça 50 aulas de volante em uma auto escola, o que é um exagero, mas é muito comum de acontecer, nunca trará a mesma segurança a este aprendiz quanto aquela que um pai dá a seu filho, UM PAI TEM O DIREITO E A OBRIGAÇÃO DE ENSINAR OS PRIMEIROS PASSOS/TODOS A SEU FILHO, palavras e leis ao contrário são só demagogia.
 
marcos barbosa em 11/12/2012 19:00:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions