ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Em vez de disciplinar, proteção ao pedestre tumultua trechos no centro

Elverson Cardozo | 13/03/2012 17:48

Falta de informação, conscientização e educação aparecem entre as principais reclamações de pedestres e motoristas

No centro de Campo Grande, motoristas disputam espaço com pedestres. (Foto: João Garrigó)
No centro de Campo Grande, motoristas disputam espaço com pedestres. (Foto: João Garrigó)
Confusão em cruzamento virou rotina. (Foto: Elverson Cardozo)
Confusão em cruzamento virou rotina. (Foto: Elverson Cardozo)

Se uma campanha educativa “pegou”, ainda é cedo para falar. O que se percebe é que pelo menos alguma diferença surgiu, seja positiva ou negativa, no campo das críticas ou elogios. Implantada em Campo Grande no final do ano passado, a campanha “Pedestre, eu cuido!” divide opiniões e, na prática, vem provocando confusão entre motoristas e pedestres, principalmente em trechos centrais de maior tráfego.

Têm quem afirme que é visível, em tão pouco tempo, o respeito por parte dos condutores. Outros acham que o trânsito virou uma confusão e que do jeito que estava era bem melhor. Há ainda as reclamações de que a divulgação da campanha não foi satisfatória.

Motorista há 18 anos, a dona de casa Ivone Nogueira da Costa, de 67 anos, diz, sem relutar, que o trânsito virou uma bagunça. Na hora de dirigir encontra dificuldade. “O pedestre não sabe se o motorista vai atravessar ou não. E dá confusão para o motorista”, afirma. “Tem que obedecer o semáforo”, finaliza.

Wanderlei de Macedo Molina, 53 anos, compartilha parte da opinião. Para o auxiliar administrativo externo, que também presta serviços ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a campanha dificilmente é respeitada.

“Não sei se é falta de informação ou falta de educação dos motoristas”, comenta. Para Wanderlei o que falta é conscientização e educação no trânsito.

Para a funcionária pública Lionicia Paula Ribeiro, que tirou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) há cerca de 4 meses, houve uma melhora significativa. “Antes se você ameaçasse passar, eles [os motoristas] passavam por cima. Hoje eles param”.

Lionicia afirma que a iniciativa é válida, porque a “lei é muito rigorosa”. “Mas ninguém respeita”, reitera. Mas a culpa de desrespeito no trânsito não é atribuída exclusivamente a condutores.

Motorista de caminhão há 5 anos, Paulo César Rocha, de 29, reconhece a importância do projeto, mas afirma que alguns pedestres não cuidam da própria vida. “Tem uns que põe o pé na faixa e já vai entrando”, disse.

“Não sei se é falta de informação ou falta de educação dos motoristas”. (Foto: João Garrigó)
“Não sei se é falta de informação ou falta de educação dos motoristas”. (Foto: João Garrigó)

Compartilhando da mesma opinião, o garçom Antonio de Freitas Nascimento, de 49 anos, afirma que os pedestres precisam de informação. Muitos, comentou, não dão sinal de que vão entrar na faixa. “Entram e acham que estão no direito”, afirma.

Resultados - Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a campanha já apresenta bons resultados para uma cidade que não tinha esse tipo de cultura no trânsito.

Até agora, mais de 480 motoristas foram notificados. Apesar da novidade na Capital, a lei, que faz parte do Código de Trânsito Brasileiro, existe desde 1997 e é seguida em outras cidades do país.

Segundo a chefe de Divisão de Educação para o trânsito da Agetran, Ivanise Rotta, a implantação tardia em Campo Grande está relacionada à falta de estrutura na Capital, o que melhorou com o surgimento do projeto e união de forças.

A fiscalização é itinerante e geralmente se concentra em pontos mais críticos, onde há grande número de pedestres ou situações de desrespeitos, como a região do camelódromo, próximo à Morada dos Baís, e avenida Afonso Pena com a rua Arthur Jorge.

Sobre a divergência de opiniões, Ivanise Rotta afirma que é uma questão cultural, mas que aos poucos motoristas e pedestres vão se acostumando, até perceberam que é um “caminho sem volta”.

“Para pessoas que acham que a vida é mais importante que a fluidez no trânsito, é excelente. Para quem é individualista e acha que o trânsito tem que fluir só para o carro, eles não vai gostar”, argumentou.

Campanha – A campanha “pedestre, eu cuido!” teve início em novembro de 20011 e é promovida por meio de uma parceria entre o Detran-MS, Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) e demais entidades que compõe o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito).

O objetivo é conscientizar motoristas sobre a preferência de pedestre na travessia feita na faixa. A primeira etapa foi desenvolvida junto aos motoristas, primeiro em fase educacional, depois, aplicando notificações.

Nos siga no Google Notícias