ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Lei Seca leva a prisão, mas continua sendo ignorada no trânsito da Capital

Evelyn Souza | 28/08/2013 09:08

Mesmo com a Lei Seca mais rigorosa, que determina tolerância zero, muitos motoristas continuam unindo álcool e direção. Só esse ano, cerca de 19 foram presos por mês, dirigindo embriagados no trânsito de Campo Grande. No acumulado do ano, foram 149 motoristas presos em flagrante sob efeito de bebidas álcoolicas na Capital.

Desde dezembro do ano passado, a embriaguez pode ser comprovada pelo teste do bafômetro, exames laboratoriais, vídeos ou testemunhos. A Lei Seca prevê multa e prisão nos casos em que o teste do bafômetro aponta valor superior a 0,34 miligramas por litro de ar. Quando o valor é inferior, o motorista recebe uma infração gravíssima com multa de R$ 1.915,30 e tem a habilitação suspensa por um ano.

Só esse ano, segundo o Detran, de janeiro até julho, 296 pessoas foram multadas por embriaguez. No ano passado, 589 receberam a infração gravissíma e 193 condutores foram presos. 

Para inibir a impudência no trânsito da cidade, a Ciptran (Companhia Independente de Trânsito) vem realizando blitz e operações em locais estratégicos, principalmente no período da noite. Segundo o major Anderson Avelar, as abordagens são realizadas com apoio de policiais militares, que identificam outras possíveis irregularidades. 

 

Lei Seca leva a prisão, mas continua sendo ignorada no trânsito da Capital
Lei Seca leva a prisão, mas continua sendo ignorada no trânsito da Capital

Pastor Marcus Cabral, 28 anos, perdeu um irmão em acidente de trânsito há cinco anos. Segundo ele, o motorista estava de carro e dirigia embriagado. “É uma irresponsabilidade. Deveriam perder o direito de dirigir pra sempre. Ficam impunes”.

Taxista há cinco anos, Paulo César dos Santos, 45, diz que já viu muita imprudência na noite. Ele conta que as pessoas só se conscientizaram no início da Lei e que hoje, a maior parte dos passageiros que atende, são pessoas que não têm carro ou são de outras cidades. “Quem tem carro sai de carro. Cansei de ver gente saindo bebendo e dirigindo em alta velocidade", conta.

Para se prevenir, a motociclista Mariana Souza Fernandes, 18 anos, diz que costuma reduzir a velocidade nos cruzamenros, mesmo que o semáforo esteja aberto. "Fico sempre atenta porque na maioria das vezes, pessoas inocentes são as prejudicadas", diz.

Nos siga no Google Notícias