A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

18/07/2012 16:36

Leitor flagra militar sem capacete em moto e viatura em local proibido

Paula Vitorino
Viatura estacionada em guia rebaixada. (Foto: Repórter News)Viatura estacionada em guia rebaixada. (Foto: Repórter News)
Militar estava sem capacete. Militar estava sem capacete.

Revoltado com o desrespeito as leis de trânsito, leitor enviou ao Campo Grande News dois flagrantes de irregularidade nas vias de Campo Grande, envolvendo órgãos oficiais.

Veja Mais
Mototaxistas e taxistas se juntam e percorrem Afonso Pena contra Uber
Homem que morreu atropelado tinha 51 anos e foi identificado pela mãe

No primeiro flagrante, dois militares aparecem em uma motocicleta, sendo que o passageiro está sem capacete. Eles estão circulando na avenida Duque de Caxias, na segunda-feira (16).

A outra imagem mostra uma viatura da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) estacionada em frente a calçada com guia rebaixada, na avenida Coronel Antonino, na sexta-feira (13).

“Se fosse um de nós era multa na certa”, reclama.

O major do Exército, Robson Peroni, informou que a identificação do militar será apurada e que ele pode sofrer pena disciplinar pela infração praticada estando fardado.

“Além de transgredir as leis de trânsito, ele está denegrindo a imagem do Exército, como instituição”, explica.

Ele diz que todos os militares passam por formações de segurança no trânsito e para qualquer militar entrar no quartel com moto é preciso passar pelo Estágio de Motociclista Civil, onde são abordados temas como direção defensiva e normas de trânsito.

A assessoria de comunicação da Ciptran informou que irá abrir sindicância para apurar as circunstâncias da infração.

No entanto, informou que o Código de Trânsito Brasileiro prevê que veículos de emergência e urgência, como viaturas policiais e ambulâncias, estacionem em qualquer local para atender situações de emergência.




Para gente, o carro da policia ta ali só por que tem ofertas do dia no lojão, é rapidinho compra rápida, não causa transtorno para ninguém, nem aos motociclistas que estão estacionados na área destinada, se eles quiserem sair é só desviar, coisa básica, e o milico sem capacete é normal tbm, assim como vários pm de trânsito desfilam com as frentes dos capacetes levantados e sem óculos de proteção!
 
Willian Barreto em 20/07/2012 10:46:56
Sr Milton Martins. Observe q a viatura nao esta sobre a calçada. E que a a dona Eliza, como outros, estão se referindo a questão de toda a calçada estar com o meio fio rebaixado, o que depende de uma autorizacao especial, que geralmente a maioria dos comerciantes nao tem. Gostar ou nao da polícia nao generaliza que ela é má. Ou vc prefere os bandidos?
 
Junior Moura em 19/07/2012 01:01:04
Como vocês veem a viatura esta ligada e pronto para sair se for o caso, não atrapalhando a moça que está na calçada como se ve na foto. O militar do EB esse sim esta errado em não usar o capacete!!
 
ANDRE JAIME BENITES em 18/07/2012 11:21:49
Só falta a pena do soldado do EB ser maior que a pena aplicada ao major acusado de abuso sexual...
 
laercio souza em 18/07/2012 11:20:51
Diferente como mtos pensam os policiais que cometem qualquer tipo de infração ou crime são apurados e pagam a multa e sofrem sanções nos rigores da LEI, isso apenas não é divulgado. Portanto não se deve julgar e apontar sem conhecimento de causa a Lei é para todos sim e os Policiais não estão acima da Lei como ditam, tanto que sofrem seus rigores se erram sim. Procurem se informar antes de julgar!
 
zenilza sampaio em 18/07/2012 10:20:25
Não há infração estacionar diante de uma guia rebaixada que não tenha a função de entrada e saída de veículos.
Ou melhor o supermercado utiliza a calçada como estacionamento privativo, se fosse em frente a uma residência seria infração.
 
FABIO HENRIQUE em 18/07/2012 10:02:24
Pelo CTB carros de emergência e urgência podem parar em qualquer local para atender ocorrencias. Quanto ao militar sem capacete não existe explicação que justifique.
 
Bruno Amaral em 18/07/2012 09:48:53
continuando... Quanto a guia rebaixada, ela só pode ser em uma porcentagem da frente do estabelecimento e não nela toda. E outra se a guia for rebaixada mais não for entrada e saída de veículos também não existe a infração. E outra, em situação de emergência as viaturas policiais tem livre parada, circulação e estacionamento, será que a viatura não estava atendendo uma solicitação de furto/roubo?
 
Douglas Torres em 18/07/2012 08:43:33
Nas duas situações, o que fica comprovado realmente é um cidadão como passageiro de um veículo motocicleta sem o uso do capacete. Nas duas situações deve dar-se o direito do contaditório e ampla defesa. Muitas vezes as fotofgrafias podem "mostrar" aquilo que as pessoas querem ver. Se comprovado as duas irregularidades, podemos entender como responsabilidade objetiva do ESTADO? Sim ou Não?
 
Marcio de Arruda em 18/07/2012 08:41:52
Gente, existe uma grande diferença entre parar e estacionar, a infração em guia rebaixada é só para quem estaciona e não para quem para, no caso me parece que a luza de freio do veículo está acionada indicando que o motorista está na viatura e ela está ligada, portanto a viatura não está estacionada está parada não ocorrendo a infração.
 
Douglas Torres em 18/07/2012 08:37:36
Senhores Lucidio e Jorge estão com a razão sobra a viatura, segundo normas da prefeitura municipal de Campo Grande não pode rebaixar a guia em mais de 3,00m na frente do seu comercio ou casa, e vemos claramente que a calçada esta irregular e a viatura não fecha nenhuma entrada de carro. A prefeitura tem que ir la e fiscalizar a loja que esta com a frente irregular causando trantornos como esse.
 
Roger Brites em 18/07/2012 08:24:12
isso e pa caba mesmo o senhor major das quanta imagens do exercito tem mostrar ao publico mesmo kambada coloque esse karas para fazer asfalto nas rodovias brasileiras , carro em cima da calçada deveria chamar o guincho nao pode mesmo vai ver que comprou a carteira ou ganhou na rifa do detrans de campo grande kambada de ........................................................
 
alessandro melo em 18/07/2012 08:22:26
... Ta na hora desses fiscais da prefeitura parar de notificar os cidadãos da periferia, exigindo que coloquem piso tátil em nossas calçadas que traz um custo muito caro para o contribuinte. E fiscalizar essas irregularidades em frente aos comércios, pois salve engano a guia rebaixada é no máximo 30 % da extensão.

 
Flavio barista em 18/07/2012 07:40:40
Isso que aconteceu com a viatura é a resposta do porque não acharmos vagas de estacionamento, pois os comerciantes se acham donos até das vagas em frentes dos seus comércios e rebaixam as guias. Ta na hora desses fiscais da prefeitura parar de notificar os cidadãos da periferia, exigindo que coloquem piso tátil em nossas calçadas que traz um custo muito caro para o contribuinte.
 
Flavio Batista em 18/07/2012 07:36:59
Então... antes de qualquer comentário consultem manuais, códigos e livros primeiramente.

DIREÇÃO DEFENSIVA SEMPRE!!!
 
Luciano Silgueiros em 18/07/2012 07:36:47
parabens aqueles que perceberam que a guia é totalmente rebaixada , e que viaturas policiais dependendo da situaçao gozam de livre estacionamento quer o sr milton martins , ou nao, é a lei que determina isso , faz o seguinte sr milton estuda mais e pare com esse recalque de policiais, sao trabalhadores e pagadores de impostos igual o sr.
 
nelson barbosa em 18/07/2012 07:36:14
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação...
VII - os veículos destinados... os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.
 
Luciano Silgueiros em 18/07/2012 07:33:43
Por falta de conhecimento alguns leitores criticam indevidamente.O CTB (art.29,VIII) e a Res.268 do CONTRAN (art.4),autoriza expressamente veículo prestador de serviço público "viatura policial",a estacionar em qualquer lugar,sem a necessidade de observar as normas de trânsito.Portanto,a viatura policial goza de livre parada e estacionamento. Isso se justifica em razão da natureza do serviço.
 
marcio silva em 18/07/2012 07:31:22
Quanto ao militar do Exército cabe uma advertência para o proprietário do veículo, pois a placa está visível.
 
Luciano Silgueiros em 18/07/2012 07:29:12
SRA. ELIZA, ATÉ PARECE QUE TU ÉS POLÍCIA OU PARENTE DE POLÍCIA, POIS ESTÁ DEFENDENDO A VIATURA QUE ESTAVA NA CALÇADA. ISSO É UM ABSURDO, MESMO QUE A GUIA ESTÁ REBAIXADA NÃO JUSTIFICA UMA VIATURA OFICIAL DE TRÂNSITO EM CIMA DA CALÇADA, MAS INFELIZMENTE ISSO É FREQUENTE, POIS OS POLICIAIS ACHAM QUE ESTÃO ACIMA DA LEI, ELES PODEM, O CIDADÃO NÃO PODE, É UM ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!
 
Milton Martins em 18/07/2012 06:38:50
Parar e estacionar sao coisas distintas. Se tinha um motorista dentro da viatura, não teria problema nenhum, além da situação de que toda a guia parece rebaixada, indicando que o coerciante usa a calçada irregularmente como estacionamento. Já o militar sem capacete não tem explicação.
 
Jorge Castro em 18/07/2012 06:27:22
Parabéns ao leitor que fez estas denuncias, as autoridades que deveriam dar o exemplo são corporativistas entre sí e não multam.
 
Francisco Mesquita em 18/07/2012 06:12:51
Na verdade a lei e feita para todos cumprirem, entao quer dizer que se o policial cometer uma infração ele esta simplesmente descuidado, se for um ciadado comum e multa e dane-se se ele se destraiu..... lei e para todos....
 
Robson Sabino em 18/07/2012 05:56:45
As guias rebaixadas só são para ser feitas nas entradas de garagem e não na frente de todo o comercio e outra as viaturas tem direito de livre parada e circulação.
 
lucidio souza em 18/07/2012 05:39:00
Quanto a viatura é complicado porque parece que é toda rebaixada a guia na frente da loja, como em mtos comercios, o donos acham que são os donos das calçadas...tem que ver se pode! Errar é humano, mais depende de quem erra!!!
 
ELISA ZOCAL em 18/07/2012 05:26:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions