ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Maioria das vítimas graves e mortos no trânsito tem de 18 a 25 anos

Aline dos Santos e Graziela Rezende | 24/10/2013 16:18
Grupo faz mapeamento de acidentes graves. (Foto: Marcos Ermínio)
Grupo faz mapeamento de acidentes graves. (Foto: Marcos Ermínio)

O perigo ronda a faixa etária de 18 a 25 anos no trânsito de Campo Grande. O risco é maior se for homem e motociclista. Os dados são do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), que divulgou nesta quinta-feira a pesquisa “Análise dos Acidentes de Trânsito Graves e Fatais”, que tem como base o ano de 2012.

Das pessoas que perderam a vida em acidentes pelas ruas da cidade, 32% tinham entre 18 e 25 anos. Ou seja, 40 das 126 vítimas que morreram no ano passado. Dos mortos, 86% são homens e 14% mulheres.

Das 906 vítimas graves, 35% também contavam com idade de 18 a 25 anos. Ao todo, 325 pessoas. Essa faixa etária reponde por uma parcela maior do que soma dos total de vítimas graves com idade de 26 a 40 anos, que chegou a 316 pessoas. Das vítimas graves, 79% são homens.

Se for considerado somente os motociclistas que sofreram ferimentos graves, a maioria, 296 dos 759, tinha entre 18 e 25 anos . O principal tipo de acidente grave tendo motociclistas como vítima é de colisão transversal. Os dois principais fatores de risco são velhos conhecidos: álcool e velocidade.

A frota em Campo Grande era de 453.531veículos no ano passado, sendo 129 mil motocicletas. Comandante da Bptran (Batalhão de Polícia de Trânsito), o tenente-coronel Jonildo Teodoro, avalia que os jovens são vítimas da inexperiência e da pressa. “São 80% dos que se envolvem em acidentes. Os jovens são afoitos. Saem sempre atrasado, passam no sinal vermelho”, afirma.

Responsável pelo setor de psicologia do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Renan da Cunha Soares Júnior, avalia que é preciso pensar na formação do condutores antes que os jovens cheguem para obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Os locais de acidentes na cidade foram georreferenciados. “Vamos atacar os pontos críticos e sinalizar as vias”, afirma a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Kátia Moraes Castilho. (Matéria editada às 11h10 do dia 25 para correção de informação)

Nos siga no Google Notícias