A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

03/10/2013 09:01

Morador ignora passarela e se arrisca em trecho sem espaço de avenidas

Bruno Chaves
Pedestres se arriscam em travessia por passarela ser fora de mão (Foto: Cleber Gellio)Pedestres se arriscam em travessia por passarela ser "fora de mão" (Foto: Cleber Gellio)

Moradores e frequentadores da região do Alto São Francisco, em Campo Grande, enfrentam dificuldades para caminhar e se locomover no cruzamento das avenidas Presidente Ernesto Geisel e Doutor Euler de Azevedo. O tráfego de veículos no local é intenso e, para solucionar o problema dos pedestres, há alguns meses, a prefeitura substituiu a linha férrea que existia no local por uma passarela.

Veja Mais
Prefeitura rompe com construtora e licitará conclusão da Orla Morena 2
Mototaxistas e taxistas se juntam e percorrem Afonso Pena contra Uber

Mesmo com a praticidade e a segurança fornecidas pela construção, há aqueles pedestres que preferem se arriscar em meio aos veículos. Para a dona de casa Vera Lúcia Rodrigues Carvalho, 56 anos, que atravessava a Ernesto Geisel, acompanhada da filha de 35 anos e da neta, a justificativa é a “perda de tempo”.

“Estamos andando pela Euler de Azevedo e não compensa subir na passarela para atravessar a Ernesto Geisel. Teria que dar uma volta. Não compensa. Acredito que, hoje, os motoristas estão mais conscientes e param para a gente atravessar. A maioria é compreensível e respeita”, diz.

Poucos minutos no local, é possível perceber a presença de pessoas atravessando os quatro cantos das duas avenidas e se arriscando entre os automóveis. Mesmo assim, há aqueles que preferem a segurança, mesmo tendo que dar alguns passos a mais.

“Acho impossível passar por esse caminho. Nessa rotatória, todo mundo está certo. Eu vejo, direto, pessoas se arriscando, principalmente, alunos nos horários de saída e entrada do colégio”, opinou o cozinheiro Eduardo Anache, 38 anos.

Já o aposentado Euclides de Souza, 78 anos, diz que escolhe a passarela por segurança. “Tem muito carro lá embaixo e é arriscado demais. O movimento dos motoqueiros é pior ainda. Se fosse seguro eu iria por baixo, mas não dá certo”, revela.

Mesmo longe do caminho, cozinheiro prefere passarela por ser mais segura (Foto: Cleber Gellio)Mesmo longe do caminho, cozinheiro prefere passarela por ser mais segura (Foto: Cleber Gellio)
Aposentado também não se arrisca em avenidas e prefere dar alguns passos a mais (Foto: Cleber Gellio)Aposentado também não se arrisca em avenidas e prefere dar alguns passos a mais (Foto: Cleber Gellio)

Posicionamento e obra – Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), Semy Ferraz, o projeto de revitalização da área faz parte do Programa Pró-Transporte, da Caixa Econômica Federal, foi pensado e elaborado pela antiga administração municipal e faz parte da realização da Orla Morena 2ª Etapa.

“Para pensar uma nova passarela, eu teria que fazer uma análise, desenvolver um projeto complementar e viabilizar novos recursos”, revelou.

As obras no local chegaram a ficar paralisadas por causa de entraves na documentação do projeto com a instituição financeira. No entanto, no último dia 15, elas foram retomadas pela mesma construtora e a previsão da Seintrha é que sejam concluídas até o final de outubro deste ano.




A situação da pessoas paradas no meio da BR 262 entre os bairros Maria Ap. Pedrossian e Noroeste é muito crítica, vocês deveriam fazer uma reportagem ali nos horários que o sol dificulta a visão dos motoristas, final da tarde e noticiarem o risco que as pessoas correm ao ficarem paradas no meio da via sem canteiro com fluxo de veículos pesados e em alta velocidade. Aquilo é um absurdo...
Saída para Sidrolândia, Gury Marques, Consul Assaf Trad, Ministro João Arinos, todas deveriam tem passarelas e grades de isolamento no meio do canteiro... mas nosso dinheiro vai pra onde??? E ai Bernal... vai fazer diferente ou não vai fazer nada?
 
Paulo Barbosa em 03/10/2013 16:03:00
Há tempos eu aguardava uma reportagem do CampoGrandeNews sobre passarelas para poder dar minha opinião.
Eu sempre brinco que em Campo Grande é proibido construir passarelas e viadutos, pois existem muitos locais críticos, principalmente nas saídas da cidade onde o trânsito é intenso nos horários de pico como na rotatória do refrigerante na Interlagos com Gury Marques, e o viaduto fica só na promessa.
Ai tem a questão das passarelas, onde a Agetran faz uma campanha para veículos pararem na faixa para o pedestre, aplica uma centena de multas mas não desenvolve projetos de passarelas em vias de grande fluxo de veículos com altas velocidades e pedestres atravessando de um lado pro outro, exemplo Gury Marques, Consul Assaf Trad, Joaquim Murtinho, Ministro João Arinos...
 
Paulo Barbosa em 03/10/2013 15:59:04
Depois que acontece acidente, a culpa é do motorista ..... ai ela vai querer todo o tempo do mundo!
 
Pedro Vitor em 03/10/2013 13:47:26
Marcelo me desculpe mas choca um comentario como o seu que não conhece a passarela que obriga um idoso ou uma senhora com criança de colo a dar uma volta que seria a mesma distancia de ela ter caminhado da Ernesto até o Comper da 13 para subir na passarela mal feita, a passarela em questão não foi feita para funcionar como passarela e sim como ligação da orla morena com a parte que vai até a rua 14 de julho, tinham que fazer uma passarela mais acessível, fora isso e o problema da Euler com a Tamandaré, cuja travessia é muito mais perigosa e o transito embola de uma forma indescritivel pois acho que a uma rotatória daquele tipo só existe mesmo aqui, é um absurdo, as 18 horas ninguem sabe o que deve fazer ali, nosso planejamento de transito é uma piada internacional.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 03/10/2013 12:27:19
Choca o comentário de alguns pedestres nesta matéria (principalmente desta senhora), colocar em risco a integridade física com até mesmo risco de morte com a desculpa de que "não compensa passar na passarela...tem que dar uma volta", bestial pra não dizer outra coisa...esse é o pensamento da grande massa...
 
Marcelo Mendes em 03/10/2013 11:12:53
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions