ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Mortes aumentam, Agetran se omite e "Pedestre, eu Cuido" é suspensa

Órgão municipal não vem pintando as faixas. Problemas começaram em janeiro deste ano

Aliny Mary Dias | 03/09/2013 10:36
Campanha reduziu número de atropelamentos, mas mortes aumentaram (Foto: João Garrigó)
Campanha reduziu número de atropelamentos, mas mortes aumentaram (Foto: João Garrigó)

Suspensa desde julho deste ano, a campanha “Pedestre, eu Cuido” conseguiu reduzir quase pela metade o número de atropelamentos no primeiro semestre de 2013 em comparação ao ano passado. Apesar da redução dos acidentes, o número de mortes aumentou no mesmo período e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) se viu obrigado a suspender a campanha em razão da omissão da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Conforme os números do Detran, de janeiro a julho do ano passado, 279 pessoas foram atropeladas. No mesmo período deste ano, o número caiu para 146 atropelamentos, uma redução de 47,6%.

Já o número de mortes de pedestres aumentou em 2013. Conforme a Ciptran (Companhia de Polícia Militar de Trânsito), 16 morreram de janeiro a agosto deste ano, aumento de 14,28% em relação as 14 mortes registradas no ano passado.

De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, os problemas da campanha, que é coordenada pela departamento, mas realizada em parceria com a Ciptran e a Agetran, começaram em janeiro de 2013.

A responsabilidade em realizar as campanhas educativas é do Detran, mas o órgão responsável por fazer a sinalização viária é a Agetran. E esse é o problema registrado até agora. Segundo o Detran, a Agetran não atende aos pedidos desde o início do ano e as faixas e sinalização vertical não passaram por manutenção.

Diante da omissão da Agetran, o Detran produziu um relatório em abril e outro em julho e encaminhou ao órgão. No documento, conforme a assessoria, consta as ações já desenvolvidas pela campanha e os números de atropelamentos e mortes.

Mesmo com a ausência da agência na campanha, em maio deste ano a 6ª etapa da “Pedestre, eu cuido”, foi lançada nas escolas, mas o trabalho se resumiu a palestras internas. Já que o Detran se recusa a ir às ruas e fazer o trabalho de conscientização sem as faixas e a sinalização necessária.

Segundo o departamento de trânsito, toda a campanha, que foi lançada em novembro de 2011, está pronta para ser colocada em prática, mas a falta de atitude da Agetran impossibilita a continuidade do trabalho.

A reportagem do Campo Grande News tentou entrar em contato com a diretora da Agetran, Katia Maria Moraes Castilho, mas até o fechamento desta matéria as ligações não foram atendidas.

Mortes - Para o comandante da Ciptran, Alírio Villasanti, apesar do aumento pontual no número de mortes em decorrência de atropelamento, o número total de mortes no trânsito diminuiu em 2013.

“Nosso objetivo é diminuir o número absoluto de mortes em 6%. Apesar do aumento pontual, nosso foco de reduzir as mortes como um todo tem sido alcançado”, explica.

Outro fator apontado pelo chefe da Ciptran como complicador para a diminuição dos acidentes é o aumento da frota. Em 2012, Campo Grande possuía 431 mil veículos. Até o mês de julho deste ano, o número saltou para 461 mil veículos. “Esse aumento precisa ser levado em conta e tem um impacto no trânsito”, completa.

Nos siga no Google Notícias