A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

29/11/2013 10:01

Motorista aprova faixa exclusiva de ônibus, mas critica invasão de carros

Filipe Prado e Edivaldo Bitencourt
As faixas são exclusivas para ônibus, táxis e veículos de emergência (Foto: Marcos Ermínio)As faixas são exclusivas para ônibus, táxis e veículos de emergência (Foto: Marcos Ermínio)

Os motoristas de ônibus, de Campo Grande, aprovam a proposta para ampliar os corredores exclusivos do transporte coletivo na Capital, sugerido pelo Consórcio Guaicurus, seja aprovada. Eles relatam que a faixa traz muitos benefícios, como agilidade na viagem e segurança dos coletivos. No entanto, muitos motoristas não respeitam o espaço e acabam tumultuando o tráfego. 

Veja Mais
Ambientalista defende a criação de novas faixas exclusivas para ônibus
Câmara autoriza subsídio de ônibus e tarifa pode cair para R$ 2,47

A economia de tempo e a segurança são os principais pontos positivos pelos motoristas. Ronaldo Mader, 39 anos, vê muitos benefícios no corredor. “Dependendo do trânsito, economizamos bastante tempo, mas acho que deve ser colocado nas principais avenidas de Campo Grande”, defende.

Ele comenta que se a faixa exclusiva ajudaria na diminuição do fluxo da Capital. “Caso haja o aumento dos corredores, as pessoas iriam usar mais o transporte coletivo, diminuindo o número de carros nas vias da cidade, dando mais rapidez”, comenta Ronaldo.

Mas um das dificuldades dos motoristas de ônibus é a falta de respeito dos carros, que invadem as faixas. “Ninguém respeita, os carros invadem os corredores”, relata Edney Coelho, 39.

Leonardo Delvalle, 22, está há seis meses dirigindo um táxi em Campo Grande, e relata que os carros não respeitam a faixa. “Ninguém respeita, invadem mesmo”, comenta.

A falta de fiscalização também incomoda os motoristas, segundo Edney. “Eu acho que deveriam fiscalizar mais. A gente tem que desviar dos carros estacionados, assim a faixa poderá funcionar melhor”.

Já para Agnaldo Garcia, 49, a faixa traz muitos benefícios para os motoristas e o respeito dos carros é grande. “Acho que deveria ter mais corredores, mas já é bom. Eu vejo muito respeito dos motoristas, eles só adentram a faixa quando precisam fazer a conversão”.

Segundo o assessor de imprensa do Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo da capital, Edir Viegas, as faixas exclusivas só trazem benefícios para os motoristas. “A fluidez do trânsito é maior, o ônibus não tem que disputar espaço com os carros, além dos passageiros economizarem muito tempo”.

O passageiro acaba ganhando tempo com o tráfego dos ônibus nas faixas. “A velocidade do ônibus sobre de 16 km/h para 22 km/h. Um ganho muito grande para o passageiro”, explica Edir.

Ele ainda comenta que o consórcio só está esperando a aprovação da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), para a expansão dos corredores exclusivos. “Eles estão fazendo um estudo técnico, para saber qual o impacto da faixa para a população, para depois colocar o planejamento em prática”, finaliza o assessor.

Ronaldo crê que as faixas ajudarão a diminuir o fluxo nas ruas de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)Ronaldo crê que as faixas ajudarão a diminuir o fluxo nas ruas de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
O motoristas Edney pede uma maior fiscalização nas faixas (Foto: Marcos Ermínio)O motoristas Edney pede uma maior fiscalização nas faixas (Foto: Marcos Ermínio)



Engraçado que quando obtive a minha CNH, as regras de circulação diziam que veiculos lentos "a direita e veiculos rapidos e emergenciais a esquerda", hj o Detran prega que deve andar a esquerda e direita, e mais, a duque de caxias é a unica av. neste planeta que veiculos rapidos devem andar a direita e juntamente com onibus que param o transito a todo momento, se ligam deve ser a direita onibus e correlatos e a esquerda veiculos rapidos e emergenciais e a faixa do meio para veiculos que vão ao longe.
 
VIDAL DA SILVA em 29/11/2013 15:22:29
É impressão minha mas essa faixa fotografada mal cabe um onibus? Nas ruas também o que se vê são a compleição estreita de muitas delas, tratando assim a faixa de ônibus como faixa e meia ou faixa e mais 25% da outra ao lado.
 
Adriano Magalhães em 29/11/2013 14:26:07
Engraçado, carro não pode invadir a faixa exclusiva de ônibus, mas onde existe a faixa os ônibus andam na via dos carros.

Levanta de cima do rabo seu motorista.
 
Luciano Lima em 29/11/2013 14:23:24
O OUTRO LADO DA HISTORIA,´SAO OS MOTOISTAS DE ONIBUS, QUE AO VEREM UM COMPANHEIRO PARADO NO PONTO, ULTRAPASSAM E FICAM NA FAIXA DOS AUTOMOVEIS. E AI, QUEM VAI FISCALIZAR?
 
LUCIANO MARQUES em 29/11/2013 14:19:42
A prefeitura também deve escrever corretamente a palavra ônibus no asfalto.... o correto quando se escreve é da esquerda para direita assim na vertical (como na foto) a palavra ônibus não ficaria "subino" quando se lê de frente...
 
Leomar Alves Rosa em 29/11/2013 14:05:26
gostaria de perguntar ao motorista de ônibus que esta revoltado,
se quando o motorista que está dirigindo um veiculo que não está autorizado
a circular pela faixa preferencial, ele precisa
fazer uma conversão a direita ,ele deve percorrer
com o veiculo aonde??? em cima do ônibus.
 
Adriano Franco em 29/11/2013 14:01:36
Que tal colocarem câmeras para controlar as invasões de carros e os abusos dos ônibus !
 
Júlio Maria da Silva em 29/11/2013 14:01:02
kkkkkkk a piada das faixas exclusivas é bem exemplificada pela foto da matéria: notem que o ônibus NÃO CABE na faixa exclusiva kkkkk
 
Luiz Gonçalves em 29/11/2013 13:42:22
Oportuno observar que a "faixa" exclusiva implantada ao redor da praça Ary Coelho não comporta um ônibus inteiro... obrigando o condutor a invadir pelo menos 1/3 da outra faixa. Erro de cálculo??? Tem quer ver isso ae...
 
Rodrigo Barros Loureiro de Oliveira em 29/11/2013 13:28:44
Parece piada...cade os fiscais? Mais parece corrida de ônibus, um ultrapassando o outro, salve-se quem puder, porque a Russia é aqui!
 
Rogers Hunter em 29/11/2013 13:20:57
Esta faixa e muito boa para melhorar o trafego de Ônibus, facilitar para ambulâncias e viaturas de policia.
Mas quando vi na placa sobre Taxi, achei um absurdo.
Qual a justificativa? O passageiro ta com pressa? Ele tem mais direito que eu?
Ou, o motorista do taxi tem que ganhar dinheiro mais rápido e eu não preciso?
Não se pode respeitar uma coisa ridícula destas.
 
Romeu Luitz em 29/11/2013 13:15:52
Mas é claro que os motoristas de onibus vão gostar de uma faixa só deles, porem deveria haver uma multa caso algum onibus saisse da faixa exclusiva, senão a agetran vai simplesmente tirar mais uma faixa dos carros e motos e deixar os onibus fazerem o mesmo que fazem hoje que é utilizar todas as faixas como se fosse uma pista de corrida, fechar carros, derrubar motos e ainda ficar bravinhos se alguem reclamar das fechadas, aí ficou fácil né? Eu aceitaria a faixa exclusiva se eles só pudessem transitar dentro da faixa, se sairem da faixa tomam multa, aí eu concordo, fora isso é besteira fazer faixa exclusiva.
 
maximiliano nahas em 29/11/2013 12:32:28
Uma faixa "só" não dá para eles! Eles utilizam 3 no mínimo e se pudessem utilizariam mais. Como bem disse o colega Marcos - Os ônibus são sempre os que tumultuam o trânsito, pois é ônibus ultrapassando ônibus - e dê-lhe ônibus pra cima dos motociclistas.
Santo - Santo - Santo...
 
Marcio Iltaqueu em 29/11/2013 11:39:32
O engraçado é que os motoristas de ônibus são uns santos no trânsito, são os que mais respeitam e não fazem nada errado.... estão reclamando mas por que na rui barbosa eles não andam só na faixa deles.... eles são os primeiros a tumutuar...
 
Marcos Foss em 29/11/2013 11:09:21
Porém antes dos motorista reclamar que os carros invadem as faixa deles, devem analisar a si mesmo , pois o ônibus também invade as faixa do carro
 
Henrique Dias em 29/11/2013 10:46:56
Pois é, acontece que para se utilizar uma faixa exclusiva é necessário que se crie semáforos exclusivos, caso não seja feito perde-se o efeito e os motoristas de carros e motos continuarão a invadir a faixa para fazer as conversões.
 
Ari Junior em 29/11/2013 10:37:42
Os motoristas de ônibus reclamam da invasão de carros??? tadinho deles, e eles não invadem tambem as outras faixas?????? Acho que tinha que criar pelo menos duas vias exclusiva de ônibus na cidade as 13 e 14 somente ônibus uma ida e outra volta.
 
ROGERIO MENEZES em 29/11/2013 10:23:08
E quando o Onibus invade a pista dos carros, sera que eles estao sempre certos ?
 
Ademir Mota em 29/11/2013 10:16:45
Ahhh tá. Mas falar deles invadindo as outras faixas não falam não é?
Tenho aqui em meu celular uma foto na Av. Mato Grosso onde 3 ônibus ocupam as 3 faixas da pista, um ao lado do outro. Quem é que atrapalha o trânsito mesmo?
 
Sergio Arantes em 29/11/2013 10:16:28
ESSES MOTORISTAS RUINS QUE TEM EM CAMPO GRANDE NÃO RESPEITAM NADA, ANDO MUITO PELA AV. DUQUE DE CAXIAS E ESSES MOTORISTAS BURROS PENSA QUE A FAIXA PREFERENCIAL É PARA TODOS ANDAREM. MUITAS GENTE NÃO TEM SEQUER CNH E PENSA QUE SÃO OS REIS DA RUA.. O QUE ESTRAGA O NOSSO TRANSITO COM CERTEZA SÃO OS MOTORISTAS ( PRINCIPALMENTE OS MOTOCICLISTAS )
 
JOÃO PAULO MARECO VIRAÇÃO em 29/11/2013 10:13:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions