A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

13/05/2014 17:12

Motoristas desconfiam de campanha e denunciam falta de fiscalização

Filipe Prado
Os motorista pedem maior fiscalização no trânsito da Capital (Foto: Marcelo Victor)Os motorista pedem maior fiscalização no trânsito da Capital (Foto: Marcelo Victor)

Motoristas e pedestres estão céticos quanto aos resultados da campanha "Maio Amarelo", iniciada domingo para reduzir as mortes em acidentes de trânsito em Campo Grande. Eles apontam falta de agentes de trânsito nas ruas e cobram maior fiscalização na Capital. Também sugerem maior rigor nas autoescolas na formação de novos condutores como uma das medidas para frear a violência nas ruas.

Veja Mais
Concessionárias de motos se juntam ao "Maio Amarelo"
Capital “se pinta de amarelo” para combater mortes no trânsito

“Eu acho que tem que ter mesmo, por que em Campo Grande há muitos acidentes”, comentou Ieda Shirado, 51 anos. Em abril deste ano, foram 10 óbitos contra oito no mesmo período do ano passado. No entanto, os motoristas não ficaram satisfeitos com a campanha. Eles alegaram que não houve divulgação do movimento. “Não teve panfletagem, não teve aviso. Ficou um mês vago. Assim não valerá nada”, reclamou o mototáxista Miguel Martinez, 37.

A falta de fiscalização é uma das principais queixas. Eles comentaram que muitos motoristas usam o aparelho celular enquanto dirigem e ficam impunes por causa da falta de fiscalização. "Falta gente para fiscalizar. A PM (Polícia Militar) ainda faz blitz, mas não vejo agentes da Agetran na cidade", relatou o Miguel.

Eles afirmaram que é preciso fazer uma reeducação no condutor da Capital, para depois fazer algum tipo de campanha. “Deveriam ser dadas aulas nas escolas sobre educação no trânsito e legislação, para que ele aprenda desde cedo”, completou o mototáxista.

O fiscal de prevenção Bruno Sander, 22, conseguiu a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no ano passado. Ele disse que muitas coisas que aprendeu na autoescola não podem ser colocadas em prática nas ruas da Capital e foi obrigado a se adaptar ao “jeitinho” campo-grandense de dirigir.

“Eu tive que me adaptar e andar do jeito que o motorista de Campo Grande dirige, mas tentando não errar. Quando nós andamos certo, eles dizem que somos errados”, analisou Bruno.

Ele recomendou que as autoescolas fossem mais rígidas ao permitir que os alunos tirassem CNH. Bruno alegou que há poucas aulas e que os alunos acabam não tendo experiência para dirigir.

Para Roberto Malves, 43, falta fiscalização e leis mais rígidas no trânsito da cidade. “Não adiantar só ficar punindo, eles precisam ensinar o motorista. Deveriam cuidar mais e para isso precisam ter mais agentes”.

Maio Amarelo - A campanha mundial visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e organizar ações, entre o poder público e a sociedade civil, para educar e conscientizar os usuários do trânsito. Ela reune 39 órgãos governamentais, coordenados pelo sendo coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT).

Para sensibilizar o motorista, grupos teatrais também irão aos terminais de ônibus da Capital apresentar peças, destacando a necessidade de conscientização. A programação conta ainda com confecção de 10 mil fitas amarelas para serem colocadas nas antenas dos carros e retrovisores de motocicletas, durante as blitz e carreatas.

No dia 17, o Sindicato do Centro de Formação de Condutores, em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) realizará, a partir das 9h até o meio-dia, na Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio, uma campanha educativa através de panfletos e carreata.

Miguel afirmou que falta agentes para fiscalizarem o trânsito de Campo Grande (Foto: Marcelo Victor)Miguel afirmou que falta agentes para fiscalizarem o trânsito de Campo Grande (Foto: Marcelo Victor)
Para Bruno as autoescolas devem ser mais rígidas com os alunos (Foto: Marcelo Victor)Para Bruno as autoescolas devem ser mais rígidas com os alunos (Foto: Marcelo Victor)



Gostaria de saber o que a prefeitura esta fazendo em relação a melhorias no transito de Campo Grande? E também, o que esta acontecendo com o policiamento e fiscalização do transito desta cidade, por onde eles andam? O Salário esta atrasado? Pra quem devemos cobrar?
A cidade esta um caos no transito, principalmente no horário comercial, a falta de fiscalização no trânsito deixa os motociclistas à vontade para cometer uma série infrações graves pelas ruas, não estão respeitando sinal, convergências proibidas.Muitos dos motoristas estão sem controle, não respeitando quem trafega de forma correta. O lema é sempre dirigir em alta velocidade e sai da frente quem "esta atrapalhando". Gostaria que algum politico se pronunciasse quanto a este problema, ano que vem é eleição, e ai como vamos ficar?
 
Vanessa Maia em 14/05/2014 08:07:37
Minha esperança é que essas fitas amarelas no retrovisor chamem atenção do condutor e que eles lembrem de que esta peça deve ser usada.
 
Ronaldo Castor em 14/05/2014 07:46:38
Acho interessante o mototaxista conceder uma entrevista, mas hoje, presenciei um mototaxista com uma passageira na garupa, com o celular por dentro do capacete e o que é pior avançou o sinal vermelho da Av. da Capital esquina com Coronel Antonino. Absurdo isso, se sou eu o passageiro peço que pare na hora e ainda desço e não pago a corrida.
Só não tirei uma foto por que estava atrás de moto, e cometeria uma infração também com celular nas mão.
DIREÇÃO DEFENSIVA SEMPRE!!!
 
Luciano Silgueiro em 13/05/2014 19:03:40
Basta prestar atenção para ver motoristas sem cinto e até avançando o sinal vermelho, em pleno centro da cidade. Guardas são raríssimos, e Campo Grande é uma das cidades onde é mais raro ver câmeras nos semáforos. Podem pintar a cidade de amarelo, azul ou rosa: enquanto não houver fiscalização nas ruas da capital, continuaremos a ver acidentes e mortes todos os dias!
 
Luiz Pereira em 13/05/2014 18:53:09
Esse maio amarelo é balela, só ouvi falar aqui no Campo Grande News até agora.
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 13/05/2014 17:53:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions