A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

20/03/2012 09:29

Motoristas ignoram leis de trânsito e estacionam em cima de calçadas

Viviane Oliveira

A calçada foi feita há 5 meses para colocar pisos táteis exigidos pela Prefeitura

Motoristas estacionam em cima de calçadas, mesmo em área de faixa amarela ao lado de uma placa de proibido estacionar.Motoristas estacionam em cima de calçadas, mesmo em área de faixa amarela ao lado de uma placa de proibido estacionar.

Na avenida Gutenberg entre as ruas Bahia e a Rio Grande do Sul, no jardim Aclimação, em Campo Grande, motoristas ignoram as leis de trânsito e estacionam em cima da calçada, ou que é pior, colocam carros em cima de pisos táteis, destinados a auxiliar a passagem de deficientes visuais.

O local é o fundo de uma loja de veículos na avenida Ricardo Brandão. De acordo com a proprietária Marilda de Almeida, além de atrapalhar a passagem de pedestre, em área de faixa amarela ao lado de uma placa de proibido estacionar, eles estragam a calçada que foi feita recentemente após notificação da prefeitura.

“A calçada foi feita há 5 meses para colocar pisos táteis exigidos pela Prefeitura. Antes da reforma, a antiga calçada estava toda quebrada por conta dos carros”, afirma a proprietária que o problema existe há dois anos, após a construção de um condomínio comercial ao lado da revendedora.

Depois de chamar a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) várias vezes e o problema continuar, a proprietária resolveu colocar pedras e fitas para interditar o local, mas não adiantou.

“Não resolveu. Os motoristas continuam estacionando mesmo assim”, relata. Conforme Marilda, o local precisa com urgência de fiscalização e mais uma camada de tinta amarela no meio-fio para reforçar a sinalização.

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a calçada não é local para carros e sim para a circulação de pedestres. Veículo estacionado na calçada põe em risco a segurança do cidadão, que perde o espaço para caminhar.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, estacionar veículos em calçadas tem o mesmo peso de parar em cima da faixa de pedestres e a falta é considerada grave.

O motoristas está sujeito à multa de R$ 127, além de perder 5 pontos na carteira. O carro também poderá ser removido do local de estacionamento irregular.

O diretor informou que vai colocar uma equipe para fiscalizar o local. Ele pede para quem flagrar qualquer irregularidade no trânsito entrar em contado pelo site ou ligar para o número 118.

Conforme a proprietária, os condutores estão estragando a calçada que foi feita recentemente após notificação da prefeituraConforme a proprietária, os condutores estão estragando a calçada que foi feita recentemente após notificação da prefeitura
Em outro local, motorista ignora calçada e estaciona na sombra. (Foto: Marlon Ganassin)Em outro local, motorista ignora calçada e estaciona na sombra. (Foto: Marlon Ganassin)


É Senhor Arquiteto, para que calçada desta largura?! concordo que o pedestre veio primeiro ao mundo, mas o mundo mudou, e nós ora pedestres ora motoristas temos que nos adequar ao mundo, mas continuo indagando, para que tudo isso de calçada, vamos andar rolando?! E a segurança de todos fica como? Pago meus impostos, tenho todo o direito de ser pedestre e de ter meu carro estacionado com segurança.
 
João Paulo da Silva em 21/03/2012 08:18:30
Falta é criatividade e criticidade para os que deveriam analisar todos os problemas e tomar as decisões corretas, não pensando em si somente, mas no dia a dia de todos. Muito fácil diminuir espaços e vagas de estacionamento pensando em quantas multas serão geradas. Viva a industria da Multa.
 
William Saad em 20/03/2012 12:09:57
Agetran e Ciptran passam todos os dias no local, e "metem tinta" mesmo, isso não vai resolver o problema, agora, se a "Avenida" que na verdade é uma rua estreita, ao invés de terem pintado de amarelo o meio fio, eles reduzissem o recuo da guia criando espaço para estacionar no lado direito também, sendo que a mesma é mão única, esse tipo de coisa não seria vista.
 
William Saad em 20/03/2012 12:06:11
Isso ai no vale para ricos, ou voces acham que nunca passou uma viatura por ali e ja viu isso, mas como e carro de rico nao tao nem ai, se voce um carro velho com certeza pararia para notificar. acorda autoridades, trabalham mais e dormem menos...
 
Luciano Souza em 20/03/2012 11:47:43
Dar entrevista na TV o chefe da AGETRAN é muito bom, mas fiscalizar NADA. Calçadas viraram estacionamentos.
 
Emersom Floriano em 20/03/2012 11:15:32
SÓ QUE TEM UM PROBLEMA, ESTE TEL AI 118, NAO FUNCIONA AOS SABADOS E NEM NOS DOMINGOS E AÍ ?QUE FAZEMOS LIGAMOS PRA QUEM?SE LIGARMOS NO 190, VAO FALAR PRA LIGAR NO 118, QUE NAO FUNCIONA, SE LIGARMOS NA AGETRAN NOS FINAIS DE SEMANA, TAMBEM NINGUEM VAI ATENDER TELEFONE PORQUE O EXPEDIENTE LÁ É SÓ DE SEGUNDA A SEXTA. PROVIDENCIAS SR. RUDEL - O SISTEMA DE TELEFONIA TEM QUE FUNCIONAR 24HS TODOS OS DIAS.
 
Daniela Oliveira em 20/03/2012 11:09:00
Dona Marilda...coloque lixeira de lixo.... proximo ao meio fio..coloque com um espaço regular entre uma e outra....fiz isso em minha casa....nuncaa mais estacionaram em cima da minha calçada
 
Leticia alves em 20/03/2012 11:08:11
É ISSO AI MEU POVO!!!
SÓ VEJO UM REMÉDIO PRA TUDO ISTO!!

VOTEM CERTOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!
 
JAIME FERNANDES JUNIOR em 20/03/2012 11:07:46
Pra cego nenhum botar defeito, vão pensar que essas caminhonetas estão em esposição. Elas estão encima da calçada onde os pedestres precisam andar, é que é pouco espaço na rua para elas transitarem, ai já tem a concorrencia acirrada do espaço da calçada, o ceguinho é que se cuide!!!!!!!!!
 
jose carlos em 20/03/2012 10:49:57
Mete tinta neles, eles podem pagar 1,2,3,4,5,6,7 e outras multas mais, vai ver se pobre estaciona carro em cima da calçada, alias pobre só anda de GOL "Grande Onibus Lotado". E viva a sociedade alternativa.
 
jose carlos em 20/03/2012 10:44:05
Na verdade e falta de fiscalizacao para acabar de vez com esse problema. Coloquem a guarda municipal para trabalhar mesmo e os resultados aparecerao. Multem, guinchem, leve para o Detran e vao ver que as coisas mudem. Multem as Garagens que usam das calcadas para fazer de sua area de trabalho. Mas multem todo mundo, inclusive os veiculos de autoridades, que cometem inumeras infracoes.
 
Jorge Junior em 20/03/2012 10:29:19
Todos os dias é assim , impossibilitam a passagem dos veículos e os pedestres que precisam utilizar a calçada ... Agora mesmo tem um monte de veículos estacionado em cima da calçada .... Alô autoridade mais fiscalização na Rua Gutemberg !!!!
 
edson pereira em 20/03/2012 10:27:57
eu seria campea de infração, pois tem escola, creche e posto de saude na mesma rua, ou seja Av. Salgado Filho com a Fabio Zarham no Jardim Paulista, e mais fizeram um escoamento de agua que tomou quase toda a calçada, quem fez isso não tem noção de nada, cade os negºs responsavel pela aquela obra, ´so sei que muito dinheiro foi gasto ali e aida não concluiram obra só aumentaram o IPT e dobro.
 
Marli P. Silva em 20/03/2012 10:20:16
Eles querem que a Lei seja cumprida, mas eles fazem algumas faixas como eles bem quer, na frente de minha casa, fizeram a faixa de pedestre bem na minha garagem, sujeito a tem um acidente a qualquer momento, pois só posso sair da garagem no momento que o sinal fecha, e ai e ora dos pedestre passarem, eu vivo cometendo infrações todo momento que tiro meu carro da garagem, se tivessem um radar ali
 
Marli P. Silva em 20/03/2012 10:14:39
O mais engraçado é que no centro está cheio de amarelinhos prontos para notificar um motorista cujo tempo de parquímetro tenha estourado. Pra implicar com o que deveria ser meu direito (estacionar na rua) eles são ótimos, muito eficientes! Pra quem infrige regras e leis, não. Prá acabar!
 
Thaysa Freitas em 20/03/2012 10:13:00
Faço questão de anotar o site e o telefone e denunciar cada irregularidade que eu encontrar. Quero ver mesmo se vão tomar mesmo as devidas providências.
 
Thaysa Freitas em 20/03/2012 10:11:54
Quer dizer... se a proprietária não faz a calçada a prefeitura é muito eficiente para notificá-la ou multá-la. Aí ela gasta dinheiro, faz, quita com suas obrigações, pra vir um bando de motorista sem educação descumprir com as leis de trânsito. Mas eses ninguém multa e ninguém notifica não é mesmo?
Certinho! Só que ao contrário.
 
Thaysa Freitas em 20/03/2012 10:11:15
Não me espanta ser só carrão, esse povo acha que só porque tem uma pouco de dinheiro pode passar por cima das leis.
 
Caio Souza em 20/03/2012 09:59:00
Penso que a lei deve ser cumprida por todos.Não é porque tem maior poder aquisitivo que deve ignorar,aliás os mesmos é quem devem dar exemplos de educação e respeito a próximo,pois com certeza estudaram em boas escolas e faculdades.
 
moacir torres em 20/03/2012 06:22:32
1° que so e uma ruazinha que so tem terrenos baldios, muitooo mato por sinal, que ate pedestre tem medo de passar devido aos assaltos.
Somos obrigados a colocar na calçadas pois os assaltos sao constantes, e cade a policia para vir combater??? Como nao passam pededres e melhor colocar na contra mao do que ter o carro roubado!!
 
FRANCIELLY DA SILVA em 20/03/2012 04:30:36
É facil falar quando não se vive o problema, eu trabalho neste predio e ja vi por inumeras vezes carros sendo roubados, e nao tendo nenhuma fiscalizaçao, ja chamamos a policia eles dizem que nao podem fazer nada pois nao chegam a tempo, pois em 5 minutos eles quebram o vidro e levam o que tem dentro, por isso fica facil falar
 
Renan Doreto em 20/03/2012 04:23:34
O que ocorre com a rua Gutemberg, é o alto indice de furto, por isso o pessoal prefere estacionar na contra mão, mais proximo do prédio com risco de multa do que por o carro na esquina e ter o vidro quebrado, como acontece todo dia e presenciamos da janela do predio, muitas vezes gritando da janela pra espantar os malandros.
 
Mari Souza em 20/03/2012 04:21:48
"pra que uma calçada dessa largura?". Que comentário mais infeliz. Como se já não bastassem as calçadas malfeitas que impedem que 2 pessoas andem lado a lado pois têm árvores de espécie inadequada ou lixeiras fora da faixa de serviço, ou porque o calçamento é da pior qualidade, com rampas pra carros feitas fora do terreno (na frente). Os pedestres apareceram no mundo antes que os automóveis!
 
Arq. Paulo Abreu em 20/03/2012 03:28:50
Fácil resolver.... a hora que começar a aparecer carro riscado com prego, eles param de estacionar em local proibido.
 
Bruno Nodes em 20/03/2012 02:12:20
Bom, com toda certeza fica fácil estacionar na calçada, a educação é para poucos; mas vamos analisar o cenário. Primeiro para que uma calçada desta largura!? daria para dividir e aumentar a rua propriamente dita. Senhoras e Senhores, criticas aqui, não vão resolver, o que tem que ser feito é simples, na próxima eleição aprendam a votar, eles querem nosso voto e nós o compromisso certo. Justiça!!!!
 
João Paulo da Silva em 20/03/2012 01:41:06
A prefeitura cobra dos proprietários o piso tatíl para cegos, e dopois permite um absurdo destes. Só posso acreditar na boa fé desta senhora em dizer que chamou por varias vezes a Agetran e não foi atendida. É só perceber o problema que o trânsito da cidade esta se tornando, e tudo isso por incompetência do poder público.
 
Debora Lira em 20/03/2012 01:15:07
É impressionante, a AGETRAN só se mexe quando as notícias chegam a imprensa. Fazer a fiscalização preventiva nunca fazem. Não é a toa que o trânsito em Campo Grande esta cada vez pior.
 
Juarez Goncalves em 20/03/2012 01:06:42
imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions