A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

02/06/2015 16:36

MS é campeão no uso de capacete e fica em 2º no cinto de segurança

Filipe Prado
Mesmo com o uso do cinto, MS está entre os 10 estados com mais acidentes (Foto: Fernando Antunes)Mesmo com o uso do cinto, MS está entre os 10 estados com mais acidentes (Foto: Fernando Antunes)

Mato Grosso do Sul ficou na 10ª posição entre os dez estados brasileiros com maior proporção de acidentes no trânsito. De acordo com a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2013, em parceria com o Ministério da Saúde, Fiocruz e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3,4% dos sul-mato-grossenses se envolveram em acidentes nos últimos 12 meses. O Estado ficou em segundo no uso do cinto de segurança e é campeão nacional na adoção do capacete para trafegar em motocicleta.

Veja Mais
Motociclista é atingida por ônibus ao tentar estacionar na Calógeras
Comerciantes pedem semáforo após acidente em que carro invadiu loja

Na primeira colocação ficou o estado de Roraima, com 8,7%, depois o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, 1,9%. Das pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito no Estado, 17,3% precisaram ser internadas.

O mestre de obras João Jarez, 65 anos, apontou que o alto índice de acidentes ocorre pela falta de prudência dos motoristas do Estado. “Acho que tem que melhorar a educação. Mas tem que fazer, porque só falam e não fazem”, analisou.

Mas a autônoma Elizabeth Pereira, 59, culpa a pressa dos motoristas. A dica para diminuir o índice é: acordar mais cedo. “As pessoas saem muito em cima da hora. Acordando mais cedo, tomam café devagar e saem mais tranquilo de casa, sem pressa”, estimulou.

Elizabeth apontou que os motoristas devem acordar mais cedo, para diminuir os acidentes (Foto: Fernando Antunes)Elizabeth apontou que os motoristas devem acordar mais cedo, para diminuir os acidentes (Foto: Fernando Antunes)

A pesquisa ainda indicou que os sul-mato-grossenses, mesmo se envolvendo em muitos acidentes, procuram estar sempre seguros no trânsito. A utilização do cinto de segurança no banco dianteiro de carro, van ou táxi é de 82,9%, sendo uma das maiores do país, ficando atrás somente de São Paulo, com 93,3%.

Mato Grosso do Sul é campeão na utilização de capacetes, com uma porcentagem de 95,5%, tendo uma porcentagem maior do que o índice brasileiro, que é de 83,4%. Em seguida aparece o Tocantins e Paraná, 95%, Amapá, 94,6%, e Mato Grosso, com 94,4%.

O pedreiro Izaias Alves dos Santos, 45, apontou que nestes casos o desrespeito é cultural. “Ninguém respeita ninguém no trânsito, desde pedestre, motoristas até ciclistas. E é difícil mudar essa cultura”, pontuou. Izaias acrescentou que medidas mais severas deveriam ser tomadas para coibir as imprudências no trânsito.

Mato Grosso do Sul lidera o ranking de motociclistas que usam capacete no trânsito (Foto: Fernando Antunes)Mato Grosso do Sul lidera o ranking de motociclistas que usam capacete no trânsito (Foto: Fernando Antunes)
Motociclista tem pescoço cortado por linha de pipa com cerol em bairro
O motociclista Osmar Constantino da Silva, 35 anos, foi socorrido após ter o pescoço cortado por linha de pipa com cerol, no final da tarde de ontem ...
Motociclista fica ferido em colisão com carro na avenida das Bandeiras
Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito na noite desta terça-feira (17) na Vila Carvalho - região sul de Campo Grande. No ...



É muito bom saber que o nosso Estado é um dos que mais usam os itens de segurança.
Mas, para melhorar mais ainda, poderíamos sair de último e galgar o topo também, dos Estados em que os motoristas USAM A SETA antes de fazer uma manobra.
 
Rodney em 03/06/2015 08:37:30
Com certeza eles não inspecionaram o interior do estado, onde capacete é artigo de luxo, se este levantamento é feito somente baseado nas multas aí furou mais ainda, pois no interior todo mundo se conhece e dificilmente um policial vai multar uma pessoa conhecida por estar circulando sem capacete, no interior nota-se pessoas de moto sem capacete inclusive nas estradas, onde qualquer deslize pode ser fatal.
 
Max em 03/06/2015 08:14:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions