A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

09/12/2011 08:49

Na 1ª semana de Campanha,190 condutores são multados por desrespeito ao pedestre

Paula Vitorino

Campanha "Pedestre, eu cuido!" quer conscientizar o motorista sobre o respeito ao pedestre

Parar em cima da faixa é uma das infrações mais registradas. (Foto: Divulgação)Parar em cima da faixa é uma das infrações mais registradas. (Foto: Divulgação)

No balanço da primeira semana de autuações por desrespeito a Campanha “Pedestre, eu cuido!” foram aplicadas 190 notificações. De acordo com a Ciptran, 90% das multas foram devido o condutor não dar preferência ao pedestre. Outra infração mais comum foi estacionar em cima da faixa de pedestre.

A Campanha foi lançada oficialmente no dia 10 de novembro, mas a fiscalização começou a ser feita no dia 1º deste mês. A ação é realizada nos moldes do que é aplicado hoje em Brasília, Goiânia e outras capitais.

O objetivo da campanha é conscientizar os condutores sobre o respeito ao pedestre, fazer com que o condutor campo-grandense adquira o hábito de dar preferência ao pedestre.

“Estamos criando a cultura de que o pedestre é o mais importante por ser vulnerável. Os condutores estão apreendendo a respeitar o próximo, mas há resistência de alguns em cumprir a lei e devido a isso o número de infrações registradas”, diz o comandante da Ciptran, coronel Alírio Villasanti.

Os locais onde foram registradas mais infrações são: avenida Afonso Pena em frente à Morada dos Bais nos dois sentidos, na avenida Zarhan em frente a uma rede de supermercados e na 15 de Novembro entre o mercadão municipal e o camelódromo.

A multa para quem desrespeitar a legislação de trânsito é considerada gravíssima, no valor de R$ 191 mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

“Continuaremos fiscalizando de forma intensiva durante esses seis meses de campanha até os condutores apreenderem que este se trata de um ato de cidadania e respeito”, intensifica o coronel.




Sou a favor dessa lei de respeito ao pedreste, porém acredito que desta forma que vem sendo conduzida vai acabar levando á alguma tragédia, pois só esta sendo divulgado que os motoristas devem que parar e dar preferencia aos pedestres. Porém nao deixam claro que esta preferencia é somente em locais onde não existe semáforo, lugares onde tem semáforos todos(inclusive os pedestres) devem respeitá-lo
 
Ismael Almada Neto em 13/12/2011 02:48:10
Está faltando orientação aos pedestres .... atravessando em sinal aberto poderá haver uma tragédia em breve. A medida é boa mas deve ser esclarecida. A vergonha é uma lei dessas para que a vida humana seja valorizada.
 
Ricardo Lopes em 10/12/2011 08:33:31
A obrigatoriedade é boa, mas acho que o pedestre deve ser orientado a atravessar somente na faixa. Tem pedestre que acha que qualquer ponto da rua pode atravessar.
 
Hilda Sales em 09/12/2011 11:40:47
(continuação) entraram na frente do meu carro quando eu estava sentido bairro/centro. Olharam para mim e disseram que podiam passar pois estavam na faixa de pedestres. Mas o problema é que o sinal estava aberto para quem seguia pela avenida que é de 50 km/h. Já está faltando consciência por parte dos pedestres, e multas para eles também!
 
Wellington Sampaio em 09/12/2011 11:14:00
Olha, respeito as leis de trânsito, nunca fui multado e tenho tido o maior cuidado em obedecer a faixa de pedestre. Porém uma coisa anda me revoltando muito. Depois que lançaram a campanha os pedestres de Campo Grande estão se achando no direito de atravessar muitas ruas com o sinal aberto. Ontem na Av. Fernando C. da Costa esquina com a 13 de maio, mesmo com o sinal aberto alunos (continua)...
 
Wellington Sampaio em 09/12/2011 11:10:35
Sinceramente...não sei como isso funcionará, ainda mais numa via de tanto movimento...Imaginem a confusão de carros parando cada hora q um pedestre parar próximo a faixa. Em Brasília funciona muito bem sim, mas a estrutura da cidade é muito diferente da de Campo Grande.Mas enfim...
 
Vivian Mello em 09/12/2011 11:01:27
Campo Grande esta de parabéns pela iniciativa, demorou mais valeu a pena esperar, tenho certeza que logo logo nossos motoristas e motociclistas estarão tendo bom senso e respeitando essa nova lei, esperamos também que os pedestres saibam aproveitar esse benefício e não fiquem arriscando a vida atravessando fora das faixas, porque se todos fizerem a sua parte teremos um transito mais humano.
 
MARA LESCANO em 09/12/2011 10:50:46
eu tambem sou motorista e pededstre mais to percebendo que com esta lei tem muita gente abusando e atravesando a rua em qualquer lugar pode aconteçer muitos acidentes
 
cardoso silva em 09/12/2011 10:47:04
Realmente os motoristas devem respeitar os pedestres, porém em contra partida os pedestres devem atravessar somente na faixa de pedestre. Se é pra cumprir a lei, vamos cumprir!!!
 
André Luiz em 09/12/2011 10:33:36
Acho muito interessante essa lei. Antes de sermos motoristas, somos pedestres. Quando fui para uma cidade do sul, essa atitude já ocorria há um bom tempo. Só acho que umas coisas tem que ser analisadas, como na Avenida Zaran, em frente ao comper. Uma faixa de pedestres e logo depois, menos de cem menos, outra faixa no semáforo. Acho que ai, nesse caso, acaba freiando o trânsito. No mais plausível.
 
Marco Antonio em 09/12/2011 10:08:34
Amei essa lei sou pedestre e também condutora de automóvel e acho que os motoristas que não seguirem a lei corretamente deve sim ser penalizados com multas pq o trânsito em Campo Grande está ficando um horror causando muitas tragedias com pessoas inocentes.
Vamos lá se conscientizar e começar a seguir as leis de trânsito corretamente.
 
Pamella de Oliveira em 09/12/2011 09:25:25
sim, acho que a lei é ótima, mas deve ser respeitada por ambas as partes, pois os pedestres não estão respeitando a hora e o local para atravessarem, pois na afonso pena em frente à prefeitura fui obrigada a parar no sinal verde, quando pedestres passaram na minha frente, acho q todos têm a sua hora se for respeitada será uma maravilha, mas parabenizo os motoristas e pedestres q estão obedecendo.
 
Sandra da Cruz Gomes em 09/12/2011 09:17:22
poderiam fazer passarelas igual em outras capitais
 
Ricardo Rocha em 09/12/2011 07:23:57
Apoio o respeito ao pedreste, mas sinaleiro tem um objetivo, é um verdadeiro absurdo parar o trânsito no sinal verde em cruzamentos do centro(que está sempre MUITO movimentado) para os pedrestres passarem, isso só vai deixar o trânsito pior...
 
Carlos Augusto Somei em 09/12/2011 03:32:06
Ignorância! Porque não colocar um botão nos pontos de faixas de pedesdres para o sinal mudar para o vermelho por alguns minutos com uma barra de escala, e com isso prejudicar mais um pouco esse belo trânsito? Quem foi esse expert?
 
Elison Keese em 09/12/2011 01:19:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions