ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Comerciantes de trecho da rua Maracaju pedem parquímetro

Paula Maciulevicius | 30/05/2012 10:14

Estacionar é problema recorrente no centro da cidade, onde são escassas e estacionamentos privados cobram preço alto

Comerciante calcula queda de 30% nas vendas com a falta de vagas para clientes. (Foto: João Garrigó)
Comerciante calcula queda de 30% nas vendas com a falta de vagas para clientes. (Foto: João Garrigó)

Estacionar no centro da cidade em frente ou pelo menos na mesma quadra de onde se precisa ir é missão quase impossível para quem vai às compras.

Quem trafega pela rua 14 de Julho, Calógeras, 13 de Maio e avenida Afonso Pena, mesmo que seja só de passagem, cai muitas vezes no congestionamento formado por carros aguardando os outros sairem da vaga. É um sair, para outro chegar o tempo todo.

O problema não se restringe às ruas centrais. Na Maracaju, por exemplo, o agravante é outro. Nas quadras das redondezas no Banco do Brasil a dificuldade em achar estacionamento faz, muitas vezes, os clientes de comércios da região, simplesmente desistirem.

"Eu parei lá na frente, mas dá vontade de deixar pra lá. O carro fica muito longe", comenta a funcionária pública Elisa Córdoba, 52 anos.

Ela não é a única a quase desistir. E motivos, os motoristas têm de sobra. "É horrível, não se acha lugar, eu já tinha dado duas voltas, tem que ser persistente mesmo. E não compensa pagar estacionamento pelo tempo que vai ficar aqui", ressalta a autônoma Rosa Barbosa, 40 anos.

Cliente conta da maratona para achar vaga e assume que desiste de ir às compras na falta de onde estacionar. (Foto: João Garrigó)
Cliente conta da maratona para achar vaga e assume que desiste de ir às compras na falta de onde estacionar. (Foto: João Garrigó)

O que não compensa para os condutores tem refletido nas vendas dos comerciantes da região. Logo em frente ao Banco do Brasil e ainda perto da Central de Atendimento da prefeitura e com consultórios e escritórios de advocacia nas ruas laterais, o proprietário de loja, Luis Paulo Paulo Cordeiro, já calcula uma queda de 30% nas vendas.

"Estamos aqui há cinco anos, não tinha esse movimento todo. Foi aumentando o fluxo, o estacionamento do banco que era para clientes também, agora não é mais. As pessoas param o carro aqui de manhã e só tiram no final da tarde. Não tem a rotatividade que tem pelo centro", conta.

O problema se agrava quando condutores não veem onde estacionar e acabam ignorando também as rampas de acesso aos cadeirantes e faixa de pedestre. "Não existe deficiente, não existe esquina na rua", argumenta.

Luis Paulo tem tentando desde novembro do ano passado colocar parquímetro no quarteirão.

"É a única solução para ter rotatividade. Não tem terreno nenhum próximo onde eu possa fazer um estacionamento e eu só escuto de cliente que faz dois dias que eles tenteam vir, falam que ficam rodando e como não conseguem parar, desistem. Eu só estou querendo uma solução", acrescenta.

A solução proposta pelo comerciante tem o apoio de outros empresários. Adilson Almeida Metello, proprietário de duas lojas de armarinho no centro da cidade, também vê o parquímetro como solução a exemplo do movimento que acompanha pela loja da rua 14 de julho.

"Aqui não é o centro, centro e não acha vaga. A pessoa tem que dar quatro, cinco voltas para parar. O parquímetro gira a vaga, na loja que temos no centro, tem parquímetro e se acha vaga", opina.

Uma volta pelo centro da cidade e a reclamação é outra. Tem parquímetro, mas ainda assim as vagas parecem estar em escassez, a solução muitas vezes está em estacionamentos particulares, mas o preço chega a doer no bolso.

"É muito carro para pouca vaga. Vim a uma loja para comprar calçado e tive que parar cinco quadras de onde ia. Estacionamento eu não deixo mais. Encostaram no carro e ninguém viu. Nem sempre como você deixa é como você pega. Vir ao centro é sacrificante", desabafa.

"Para resolver uma coisa em 10 minutos, tem que dar duas voltas. Geralmente demora para achar e se estou com pressa deixo em estacionamento mesmo. É o jeito, mas R$ 4 reais para cada hora, é duro", comenta o auxiliar de estoque, Diego Benites, 26 anos.

Os motociclistas se livram do parquímetro, mas tem muito menos vagas e ainda contam com a presença dos flanelinhas. "Tem pouco e onde tem, tem flanelinha cuidando. Mais fácil é deixar privativo mesmo, porque na rua você paga e não encontra segurança", observa o militar André Luiz Alfonso, 31 anos.

Exemplo de como ficam as ruas laterais, tomadas de carros. No local, segundo o comerciante, não há rotatividade nas vagas. (Foto: João Garrigó)
Exemplo de como ficam as ruas laterais, tomadas de carros. No local, segundo o comerciante, não há rotatividade nas vagas. (Foto: João Garrigó)
A falta de vagas não é desculpa para motoristas que param até bloqueando rampa de acesso aos cadeirantes. (Foto: João Garrigó)
A falta de vagas não é desculpa para motoristas que param até bloqueando rampa de acesso aos cadeirantes. (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias