A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

01/12/2011 20:15

No 1º dia de multa, faltam fiscalização aos motoristas e faixas para pedestre

Paula Maciulevicius

Campo Grande News flagra desrespeito à legislação e ninguém para multar

Campanha de conscientização chegou ao fim. Agora motorista que não respeitar leva multa. Problema tem sido falta de faixa de pedestre. (Foto: Pedro Peralta)Campanha de conscientização chegou ao fim. Agora motorista que não respeitar leva multa. Problema tem sido falta de faixa de pedestre. (Foto: Pedro Peralta)

No primeiro dia de multa aos motoristas que desrespeitam a faixa de pedestre, o que faltou foi fiscalização. Na região central da cidade, o Campo Grande News avistou apenas um agente da Agetran, durante o final da tarde.

O mesmo vale para a avenida Eduardo Elias Zahran. Onde a campanha esteve intensificada, os pedestres hoje se viam sozinhos.

O que não faltou foram flagrantes e pelos dois lados. Tanto pedestre como motorista.

O Campo Grande News começou o roteiro pela avenida Afonso Pena, região central da cidade. Por onde as obras de recapeamento passaram, nem sinal da faixa de pedestre. Quem caminha podia usar como desculpa, porque o mais se viu foram pessoas atravessando no meio da pista, próximo aos carros e sem cuidado nenhum.

“Toda vez a gente atravessa na faixa, mas aqui bem aqui, cometemos a imprudência. Só acho que deveria ter mais uma faixa. A gente já estava aqui no meio, ia ter que ir lá para atravessar”, justifica a comerciante Vânia Anastácio Barros, 35 anos.

A imprudência a qual se refere foi dita para a equipe quando questionada dos riscos de atravessar daquele modo, mas a fotografia tirada mostra que ela, a filha e a neta de apenas 2 anos, passavam sem o menor receio.

Isso porque Vânia sabe da lei e aponta que os motoristas é que não respeitam. “Muitos motoristas não têm medo da lei e nem dó do dinheiro”, comenta.

Flagra: Pedestre que estava já no meio da faixa precisou esperar carro prata avançar, para então chegar à calçada. (Foto: Pedro Peralta)Flagra: Pedestre que estava já no meio da faixa precisou esperar carro prata avançar, para então chegar à calçada. (Foto: Pedro Peralta)

Enquanto o Campo Grande News esteve lá flagrou diversos pedestres atravessando sem cuidado em plena Afonso Pena. Uma delas foi Adriana da Silva, 29 anos.

Ela perdeu mais tempo andando de um lado para outro, tentando desviar dos carros do que se tivesse ido até o semáforo para atravessar com mais segurança.

“Está difícil atravessar, mas lá não tem faixa, nem adianta”, explica.

Do outro lado da história a motorista Gisele Pionti, 36 anos, rebate. Segundo ela existem muitos pedestres abusados. “Eles forçam a gente a parar, ali na 14, passam sem nem olhar, como se não tivesse nem aí”, diz.

Ela concorda com a aplicação da lei e a punição na forma de multa. “Realmente quando a gente está atrás do volante não respeita muito. O motorista deveria ter consciência e não ser obrigado. A lei só é válida se pesar no bolso”, relata.

No outro lado da cidade, em horário de pico, na avenida Eduardo Elias Zahran, os pedestres já usam do benefício da legislação em prática. Porém, ainda com certo receio.

Entre os flagras o que ficou evidente é que o primeiro carro até para, quando o pedestre coloca os pés na faixa, mas o segundo, por estar mais afastado, não chega nem a diminuir a velocidade.

Em 20 minutos, três carros impediram a passagem tranquila de quem atravessava a via. O operador de máquinas Judson Oliveira dos Santos, 28 anos, caminhou duas vezes. Foi e voltou na Zahran.

Na primeira travessia, tudo bem. Já na hora de voltar. “Não parou, nem tomou conhecimento. Às vezes tem lugar que você pisa e já param. Só que aqui, tem que olhar para ver se vão parar”, coloca o pedestre.

Lei - Sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54. Com esses “incentivos” a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) vai lembrar aos condutores do dever de respeitar a faixa de pedestre.

A campanha educativa, em que os motoristas não são multados, teve início em 10 de novembro. Foram 20 dias de alerta sobre a preferência do pedestre.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) resguarda a segurança do pedestre. “Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica”.

A legislação frisa que o motorista tem que esperar a pessoa concluir a travessia da rua mesmo quando o sinal verde abre. Onde não há sinalização, a preferência é do pedestre.

Motociclista sofre várias fraturas após colidir moto em poste
O motociclista Rolson Ribeiro, 34 anos, sofreu várias fraturas após colidir a motocicleta que pilotava contra um poste, por volta das 4h deste doming...
Motorista escapa de capotamento com ferimentos leves
Acidente aconteceu na rua Fernão Dias. Motorista bateu em carro estacionado....




porque o corredor de ônibus da avenida duque de caxias pode ser usado pelos taxisita do aeroporto internacional de campo, a mesma tem uma placa ( para ônibus e veiculos de emergencia isto é policia / bombeiro ambulancia)

 
vanderlei de souza em 04/12/2011 09:53:39
A confusão esta em todo lugar,por causa de motoristas super apressados que fecham, buzinam,dão sinal de luz quase encostando parachoque na traseira do seu veiculo,passam pela direita chingando,jogam em cima de motos, não repeitam ninguem principalmente na yure marques, na região do atacadão por volta das 17 hrs e 17.30.centro /Bairro parece que querem chegar primeiro em qualques lugar.
 
Lucas da Silva em 02/12/2011 11:39:57
UM CARRO, PÁRA PRA UM PEDESTRE, MAS A MOTO QUEVEM COSTURANDO E ANDANDO ENTRE OS CARROS NAO PÁRA E AI? NAO DÁ PRA PARAR QDO UM PEDESTRE PISA NA FAIXA SENAO NAO VAI DAR PRA ANDAR E CARRO NO CENTRO. JA PENSARAM NAS REGRAS?
 
LUCIANO MARQUES em 02/12/2011 11:14:53
..... lei da palmada .. os pais que derem uma palmada no filho podem perder a guarda pagar uma multa .. e fazer tratamento piscologico e terapia .... por que nao inventam uma lei que o politico que roubar ..perde todos os bens adquiridos no periodo que exerce o mandato..e cadeia que seje por um ano preso.. agora quem bebe uma lata de cerveja e dirige eu disse uma lata .ta preso cadeia bandido....;
 
cladio barros em 02/12/2011 11:09:31
Os semáforos de cruzamentos deveriam ter um intervalo vermelho de ambos os lados, para que o pedestre atravesse com segurança, e não abrir imediatamente como é feito.
Mesmo tendo semáforos, os principais cruzamentos da cidade deveriam ter guardas de trânsito ou agentes de trânsitos, como as grandes cidades.
 
Marília dos Santos em 02/12/2011 10:39:45
Vale salientar que não só o motorista deva ser multado. O pedestre também é responsável por muitos acidentes. Pois, muitas vezes ao invés de cruzar pela faixa de pedestres não o faz.
A cidade exemplo de trânsito seguro, para quem ainda não conhece é Tangará da Serra-MT.
Conheço pessoalmente. Até ciclista ao cruzar a faixa de segurança, desce da magrela e cruza a pé, empurando a bicicleta.
 
JOSE LUIZ KREUTZ em 02/12/2011 10:15:24
multa ,multa ,multa e a maquina da multa continua,
 
marco antonio em 02/12/2011 09:46:42
Se não existir educação por parte da população de nada vai adiantar esta lei.
Se todos tivessem só um pouco de cordialidade, este ato seria natural.
 
Francisco Araujo em 02/12/2011 09:34:54
tinha que ter conscientização para os pedestre, mesmo o sinal tando aberto para o motorista os pedestre invade a rua. na teoria e uma coisa, quero ver na pratica esta lei...
 
rafael em 02/12/2011 09:33:26
Ando bastante a pé pelo centro, por isso sei dos 2 lados (motorista e pedestre). É muito complicado atravessar a rua por ali. A minha preocupação é uma só: a gente para o carro para o pedestre atravessar os apressadinhos que vem atrás vão bater, ou no mínimo provocaremos uma briga de trânsito, como já foi citado em outro comentário. É extremamente necessário que haja intensa fiscalização.
 
Luciana Seraphim em 02/12/2011 09:10:02
É sim com certeza um boa medida, assim os pedestres estão seguros.Os condutores tende ver q um dia também foram pedestres, só q fica dificil pois outro dia fui parar para um pedestre passar na faixa e uma mané quase bateu na traseira do meu carro, sem contar a buzinada q levamos...
 
Marcio Reggiori em 02/12/2011 07:56:37
"Muitos daqueles que dirigem com uma lata de cerveja em alta velocidade de madrugada são os mesmos que de manhã param o carro e fazem sinal para os pedestres atravessarem. Nas duas situações fazem pelo mesmo motivo: - Para se aparecerem!".
 
albano coimbra em 02/12/2011 03:06:27
É bem verdade que a impunidade impera por aqui e faltam guardas para exercerem as leis que são criadas, mas chego a triste conclusão: Se algum dia existirem guardas, radares e câmeras em cada esquina de Campo Grande os "imbecis" que dirigem bêbados, furam sinal, tiram "rachas" e correm matariam até mesmo nas garagens de suas casas. O problema é cultura e mais uma vez: -"Tirem esta peneira so sol"
 
albano coimbra em 02/12/2011 02:56:40
os pedestre tem que ficar atento onde tem semaforo, cada qual respeita o sinal,preferencia para quem o semaforo abrir, onde tem faixa sem semaforo a preferencia e do pedestre.
 
SILVIA DE OLIVEIRA MOTA em 02/12/2011 02:55:38
Esta lei será mais uma que não vai dar certo. Algumas outras vieram como multar pedestres que atravessarem fora da faixa, Lei seca.... O Legislativo até tenta fazer algo para acabar com estas vidas que diariamente são ceifadas no trânsito mas o problema está no JUDICIÁRIO que não fazem as cumprir.
 
Albano Coimbra em 02/12/2011 02:34:17
(Segunda parte)... se todos os veículos pararem p/ os pedestres atravessarem haverá um congestionamento nesta esquina, abrirá o semáfaro p/ quem está seguindo na Afonso Pena e quem estava tentando virar da 14 para a Afonso ficará parado, claro q os pedestres tbm não têm opção nesta esquina já q o único momento q podem tentar atravessar é quando o sinal abre na 14. Está muito confuso nesta esquina.
 
Ana Martins em 02/12/2011 02:07:31
(Primeira parte)Está primeira foto da reportagem, esquina da 14 com a Afonso Pena até onde eu sei e pelo que me parece na foto não tem faixa para pedestre então não deveria ter sido mostrada como exemplo na matéria mesmo porque nesta esquina não teria como o carro parar já que quando é aberto o sinal para seguir a 14 é o único momento que o condutor de veículo tem para virar para a Afonso Pena...
 
Ana Martins em 02/12/2011 02:01:38
Hoje passei pela Afonso Pena, em frente a Morada dos Baís e duas mulheres estavam tentando atravesse, nenhum carro deu preferência. Eu parei. Os carros ao lado viram e fizeram o mesmo. O que parou atrás de mim começou a buzinar e jogar os braço do ar, como quem diz "tá louco? o que pensa que tá fazendo?". Vai ser difícil mudar a mentalidade do motorista campo-grandense, só digo isso.
 
Murilo Ferreira Borges Delmondes em 02/12/2011 01:15:24
Tá certo! Motoristas e pedestres tem de conviver em harmonia, mas existem regras para os dois lados:
-Por que os pedestres que atravessarem de maneira arriscada não serão também multados?
-O CTB diz que o pedestre que quer atravessar tem que sinalizar sua intenção, ou seja Colocar a Mãozinha pra fora, esticar o braço para que o motorista saiba de sua intenção e pare, não somos adivinhos também!
 
Guilherme Campos em 01/12/2011 11:44:18
bom na foto tirada da afonso pena, podemos observar que nem faixa tem e quando a sinalização não existe não cabe multa, portanto ali na afonso pena, onde deveria haver faixa mas não tem, não adianta ter agente para multar quem desrrespeitar a faixa, pois a mesma não existe. Fiscalização tem sim, porém é impossível estar em todas as faixas de pedestres da cidade.
 
Douglas Torres em 01/12/2011 11:43:36
Já pensarem nesse possibilidade? Tarde da noite, na Zahran o pedestre (pode ser um bandido) coloca o pé na faixa, você pára. Ele saca uma arma e aponta para você, te rende, leva teu carro ou pratica sequestro relâmpago. Onde está a Segurança Pública nessa hora. Se já vemos tantas abordagens em semáforos, agora surge mais uma oportunidade para a bandidagem.
 
Daniel Silva em 01/12/2011 11:24:15
Tá que isso vai funcionar aqui em Campo Grande. Quando você está com o carro e quer entrar em uma rua que está cheio de carros, ninguém deixa você entrar e nem olham para a sua cara, para fazer de conta que não viram. Se isto acontece com veículos, ainda mais então quando for com pedestres.
Os campograndenses são pessoas muito frias e sem educação no trânsito.
Dito e Feito.
 
ADENILSON JOSÉ REBEQUE em 01/12/2011 10:40:33
Eu sempre tive o habito de parar,acredito que temos que colaborar com a paz no transito, mas hoje eu vi ainda foi pouco a informação ,,,eu vi um carro passando rapido e eu tinha parado para uma senhora passar o carro ao meu lado quase atropelou a senhora
 
ROSILENE DOS SANTOS ARAÚJO em 01/12/2011 10:31:00
O motorista tem que fazer a sua parte e respeitar o pedestre e as leis de trânsito. Porém os órgãos responsáveis também tem que fazer a parte deles. A sinalização horizontal em Campo Grande está pessima. Há alguns anos que a manutenção dessa sinalização não é feita a contento. As multas tem que voltar em forma de benefícios para todos os usuários das vias.
 
solange j. Fernandes em 01/12/2011 10:23:36
Com tanta gente mal educada, vai ser difícil conscientizar tanto motoristas quanto pedestres!!!
 
Wellington Sampaio em 01/12/2011 10:13:09
Concordo plenamente com a nova lei, pois ante de sermos motorista somos todos pedestres. Aonde os agentes deviam fiscalizar é na barão do rio branco com a 14 de julho, ali é uma dificuldade danada para se passar.
 
Thais Almeida em 01/12/2011 09:53:39
OLHA OS PEDESTRE SEMPRE TEM QUER TER PREFERENCIA MAS OS MOTORISTA DE CAMPO GRANDE ANDAO COMO SER VOCE OS DANDOS DAS RUAS O QUE FALDAN PROS MOTORISTA E EDUCACAO QUE ELES NAO TEM OK TODOS VOCES DA MIDIA SE ACHAM QUE SAO OS MELHORES...........
 
MARCOS ANTONIO FERNANDES FERREIA em 01/12/2011 09:45:30
EXISTEM LEIS QUE ATÉ QUE TEM UM BOM TEXTO MAS NA PRATICA OS PEDESTRES TAMBEM ABUSAM,ACHAM QUE SÃO DONOS DA RUA,,UM BOM EXEMPLO DISSO EU VI NESSA TERÇA FEIRA ,AS PESSOAS NAO OLHAVAM PRA VER SE VINHA CARRO OU NAO, SE JOGAVAM NA FRENTE SEM NEM OLHAR DOS LADOS,,,,,,SE É PRA DAR CERTO TEM QUE CONSCIENTIZAR OS PEDESTRES TAMBEM ,POIS EM HORARIO DE PICO VC QUERER ATRAVESSAR DE UMA VEZ A RUA É DIFICIL,,
 
SIMONE DOS SANTOS COSTA PESSOA em 01/12/2011 09:16:37
Duvido muito da capacidade da Ciptran de fiscalizar mais essa lei com o efetivo e as práticas de gestão atuais. Infrações elementares, como passar no sinal vermelho ou não usar cinto de segurança, ocorrem rotineiramente sem que exista punição, porque a fiscalização é quase inexistente. Sem fiscalização ostensiva, não haverá paz no trânsito!
 
Luiz Pereira em 01/12/2011 09:11:22
Boa Noite eu sou pedestre e também motorista. Concordo que os carros tem que respeitar os pedestres, mas tem muito pedestre que está se confundindo, pois hoje mesmo eu estava parada esperando o sinal fechar para eu atravessar uma senhora passou do meu lado e falou pode atravessar mesmo no sinal vermelho, pois agora o carro tem que parar.
 
Ellen em 01/12/2011 09:04:37
O que vai dar de carros batidos,sorte de quem tem oficina.
 
Emerson De Oliveira em 01/12/2011 08:41:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions