ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

No feriadão, prudência e cautela para evitar tragédias nas BRs

Ricardo Campos Jr. | 09/10/2015 18:01
PRF começou hoje operação de fiscalização para o feriado (Foto: Fernando Antunes)
PRF começou hoje operação de fiscalização para o feriado (Foto: Fernando Antunes)
Motoristas aprovam trabalhos de fiscalização (Foto: Fernando Antunes)
Motoristas aprovam trabalhos de fiscalização (Foto: Fernando Antunes)

Véspera de feriado prolongado é sinônimo de cuidado redobrado nas estradas. O acidente causado por um motorista embriagado no fim de semana, que terminou com cinco mortos, mostra que todos estão sujeitos a serem vítimas da imprudência dos outros e, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), alguns cuidados básicos e uma boa dose de direção defensiva podem tornar a viajem mais segura.

A corporação começou, nesta sexta-feira (9), a operação Nossa Senhora Aparecida, quando os trabalhos de fiscalização serão intensificados nas rodovias federais que cortam Mato Grosso do Sul. Para que os trabalhos sejam mais eficazes, estão sendo feitas ações educativas junto aos motoristas.

Conforme o inspetor Tércio Baggio, os agentes estão distribuindo para as crianças abordadas durante as blitze um bloquinho que imita um talão de multas, para que elas “autuem” os pais quando eles cometerem deslizes ao volante, como dirigir rápido demais ou sob efeito de álcool.

“É muito boa a conscientização tanto do adulto quando das crianças. Se elas vêem o pai fazendo alguma coisa errada, vão puxar a orelha”, opina o mecânico Nelson Leandro Galiziani, 33 anos. Ele tem dois filhos, de 3 e 7 anos, que estão viajando com toda a família para Londrina (PR).

Além disso, os condutores são convidados a assistir um filme de dez minutos com reproduções de acidentes causados por diversas situações de risco nas estradas, como ultrapassagem em faixa contínua.

“É muito bom o que eles fazem para conscientizar. Muitos não têm responsabilidade no trânsito. O filme mostrou coisas que a gente vê nas estradas e deu noções de direção defensiva”, diz o vistoriador Aldo Vieira, 41 anos.

Crianças recebem "multa de mentirinha" para alertar os pais quando eles cometerem infrações ao volante (Foto: Fernando Antunes)
Crianças recebem "multa de mentirinha" para alertar os pais quando eles cometerem infrações ao volante (Foto: Fernando Antunes)

Atenção – Evitar tragédias provocadas pelos outros envolve uma série de precauções. Baggio explica que a primeira atitude é garantir que, independente do trecho a percorrer, todos os ocupantes estejam protegidos com o cinto de segurança.

Ele comenta que na batida que vitimou uma família, se as crianças estivessem com o equipamento de proteção elas poderiam ter sobrevivido, já que a mãe, que estava em um local bem mais vulnerável do automóvel, sobreviveu.

Além disso, é importante evitar qualquer tipo de distração e ter foco total no trajeto, definindo pontos de fuga e estando preparado para qualquer intercorrência. Em locais com árvores, guard rails ou muretas junto ao acostamento, é importante reduzir a velocidade principalmente quando avistar uma grande fila de veículos em sentido oposto, facilitando manobras evasivas em caso de emergência.

Também é importante prestar atenção nos condutores que estão na estrada. “O condutor embriagado balança o carro. Se ele chega ao ponto de invadir a pista contrária, ele, no mínimo, já não vinha em uma rota regular”, explica o inspetor.

Antes de sair da cidade é importante planejar bem a viagem. Geralmente no último dia dos feriados, é maior a quantidade de gente trafegando, o que aumenta os riscos.

Por serem vários os fatores a serem observados, é importante que o motorista também tenha conhecimento da direção em autopistas. “Não é à toa que o piloto com mais horas de voo vale mais. No trânsito a experiência também tem seu peso”, pontua Baggio.

Motoristas recebem orientações e assistem vídeo sobre trânsito (Foto: Fernando Antunes)
Motoristas recebem orientações e assistem vídeo sobre trânsito (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias