ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Novidades para os ônibus prevêem até aplicativo que facilita locomoção de cegos

Paula Vitorino e Aline dos Santos | 25/07/2012 12:04
Rudel diz que inovações pretendem informatizar transporte da Capital. (Foto: Mariana Lopes)
Rudel diz que inovações pretendem informatizar transporte da Capital. (Foto: Mariana Lopes)

Nos próximos meses o transporte coletivo de Campo Grande deve ser turbinado com novas tecnologias, com direito até a aplicativo no celular para facilitar a locomoção de deficientes visuais.

São três principais inovações que serão lançadas, além de assinatura de ordens de serviços para modernização semafórica e implantação do Centro de Controle Operacional dos semáforos.

De acordo com o diretor da Agetran, Rudel Trindade, o objetivo do pacote lançado em comemoração ao aniversário de Campo Grande é a informatização e modernização do transporte na Capital.

O primeiro lançamento será no dia 2 de agosto, com a implantação da rede de internet sem fio em todos os terminais de ônibus. Os cerca de 40 mil usuários que passam diariamente por cada terminal da Capital poderão acessar a rede wireless gratuita enquanto esperam o ônibus.

A mais inovadora novidade, com aplicativo do transporte coletivo para o celular de deficientes visuais, será lançado no dia 30 de agosto. O sistema vai permitir a consulta de itinerário e horário dos ônibus por meio do aplicativo gratuito.

O sistema foi desenvolvido após mapeamento dos pontos e dos ônibus utilizados pelos integrantes do Ismac (Instituto Sul Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas).

Rudel explica que o usuário vai poder saber o horário do próximo ônibus e depois que estiver no veículo ser informado sobre por quais pontos está passando.

A tecnologia poderá ser utilizada por cegos, mas Rudel anuncia que este já é um “embrião” para a ampliação do serviço a toda a população. A proposta é disponibilizar em seguida para cadeirantes e depois estender a todos os usuários do transporte público.

O terceiro lançamento tecnológico também tem o objetivo de facilitar a vida do usuário de transporte coletivo. O sistema de recarga dos créditos dos cartões de ônibus será online para que os créditos sejam contabilizados instantaneamente.

“O cidadão que compra R$ 50 de crédito, então a informação vai para uma antena para creditar, o que pode ter uma defasagem de minutos ou horas, mas agora com o sistema online esse espaço de tempo vai acabar”, explica Rudel.

Segundo ele, a demora para creditar o saldo podia demorar entre 2 minutos e 2 horas.

Nos siga no Google Notícias