A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

03/09/2013 20:20

Obra atrasa e chuva "insignificante" amplia erosões ao longo de avenida

Helton Verão
Manilhas que serviam para a sinalização já boiam dentro do córrego Segredo (Foto: Marcos Ermínio) Manilhas que serviam para a sinalização já boiam dentro do córrego Segredo (Foto: Marcos Ermínio)
Nos dois sentidos próximo Shopping Norte Sul Plaza existem desabamentos  (Foto: Marcos Ermínio) Nos dois sentidos próximo Shopping Norte Sul Plaza existem desabamentos (Foto: Marcos Ermínio)
Moradores citam que asfalto pouco cedeu, mas que terra deslizou bastante deixando o piso oco (Foto: Marcos Ermínio) Moradores citam que asfalto pouco cedeu, mas que terra deslizou bastante deixando o piso "oco" (Foto: Marcos Ermínio)

Foram menos de oito horas e menos de 10 milímetros, mas a chuva já causou estragos na avenida Ernesto Geisel. Tudo porque os pontos onde já existem os desvios, as erosões avançaram ainda no Rio Anhanduí. O trecho mais critico que preocupa moradores e condutores é na esquina com a rua Xavier de Toledo, no bairro Taquarussu.

Veja Mais
Prefeitura promete resolver "de vez" problema da avenida Ernesto Geisel
Enquanto revitalização não começa, Ernesto Geisel "cai" a cada chuva

Agentes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) estiveram durante o dia “renovando” os desvios e sinalizações ao longo da avenida. “Está anunciada a catástrofe, a avenida está desabando aos poucos, moro aqui na esquina e estou preocupado”, comenta o encanador Thiago Paes, 21 anos.

O morador acompanhava de perto o trabalho dos agentes e mostrou que desta vez o asfalto não cedeu, mas a terra embaixo dele sim. “Está ficando oco por dentro. Alguém tem que fazer alguma coisa”, solicita o encanador.

De passagem pelo local, o motorista Adalberto Bentegran, 64 anos, conta que passa duas vezes ao dia pelo local e que já espera pelo pior. “Isso vai desabar. Só vão fazer algo quando toda a avenida desabar. Meu filho mora aqui em frente há 12 anos, estamos acompanhando aos poucos a avenida ir embora”, ressalta Bentegran.

 

Moradores mostram manilhas e todas as sinalizações que já foram córrego abaixo  (Foto: Marcos Ermínio) Moradores mostram manilhas e todas as sinalizações que já foram córrego abaixo (Foto: Marcos Ermínio)

Os moradores apontam para as manilhas que antes serviam para ajudar na sinalização e evitar o trafego pelo local e agora já “bóiam” dentro do Rio Anhanduí. “O pior que teve condutor que veio em alta velocidade e bateu nas manilhas, olha lá dentro (córrego), a outra está toda destruída”, mostra o encanador Paes.

O secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, diz estar dependendo da reprogramação do projeto, através da Caixa Econômica Federal e a aprovação do Ministério das Cidades.

“Está previsto o início da revitalização da Ernesto Geisel para o início de outubro, quando toda a questão de documentação se resolve. Não tenho como pagar outra empresa para fazer reparo para onde tem desabado, não temos esse dinheiro”, respondeu o secretário.

Sobre a alternativa para os trechos, Semy diz não poder tomar nenhuma providência. “Infelizmente vamos ter que esperar e ir interditando conforme for desabando”, lamenta Ferraz.

Outro trecho na altura do ginásio do Guanandizão teve sua sinalização “revitalizada” com novas placas para evitar acidentes.

De acordo com a Prefeitura Municipal, está prevista para a obra de revitalização da Ernesto Geisel cerca de R$ 40 milhões através do PAC 2, e mais R$ 6,6 milhões de recursos próprios. De acordo com a Seintrha, a obra acontecerá a partir do trecho do Shopping Norte Sul Plaza, até o bairro Aero Rancho. Além do novo asfaltos, serão construídos ciclovias e calçadas.

Prefeitura promete resolver "de vez" problema da avenida Ernesto Geisel
A Prefeitura de Campo Grande vai resolver de vez os problemas da avenida Ernesto Geisel, no trecho entre o Conjunto Aero Rancho e o Shopping Norte Su...
Adolescente que colidiu em caminhão estava com moto irregular
Rapaz de 16 anos ficou ferido ao furar um sinal vermelho e bater em um caminhão na manhã desta terça-feira....



.....revitalização, quer dizer CONTER A EROSÃO? Porque toda a Ernersto Geisel PRECISA com urgência....
E outra EROSÃO que precisa ser contida com URGÊNCIA é essa que têm na Gury Marques, próximo as Moreninhas, está avançando cade vez + para as Residencias deste local...
 
maria anotinia em 04/09/2013 10:32:55
Repito: contratar engenheiro e construtora COMPETETENTE COM O MÍSTER, COMPROMETIDA COM O POVO, RESPONSÁVEL COM A QUALIDADE QUE A OBRA EXIGE para a concessão da mesma. Refaze-la ou como fizeram com os rios no oriente: retomar as margens, criar novas áreas ribeirinhas para a flora e fauna da região e AINDA refazer as sinuosidades naturais que foram estupradas. et: e não permitir que os rio Anhanduí e os córregos Prosa e Segredo continuem sendo arrebentados em ´prol de construtoras irresponsáveis e dos bolsos dos políticos corruptos.
 
Oswaldo Rodrigues em 04/09/2013 10:15:06
Nelson Trad deixou esse rombo que vem se alastrando cada vez mais,e agora querem que o Bernal faça milagres concertando tudo de uma vez,o que ficou oito anos encalhado.se olhar em toda a cidade, se ve arvores caindo,buracos antigos no asfalto,calçadas horríveis com calçamento desigual,prontos para fazer crianças e idosos serem vitimas,tomara que o atual prefeito consiga concertar ao menos os mais graves,como canalizar esse córrego e retirar as enchentes da via morena e outras,e verificar a arvore que esta prestes a cair na Ari Coelho.
 
Teresa Moura em 04/09/2013 10:04:08
Obra atrasa? Em quanto tempo?
Porque pra mim a Ernesto Geisel esta desabando já tem uns 5 anos e nada de tomarem uma ação. Sem falar nos constantes acidentes causados por essa situação, uma vergonha pra uma cidade tão linda.
 
Jair Araujo em 04/09/2013 08:33:24
Tá de brincadeira comigo, só pode, ficamos quase 60 dias sem chuvas, agora chove um pouquinho vem colocar a culpa na chuva ? ai nem Jesus aguenta viu ? é Brincadeiraaaaaaaaaaaaa
 
Antonio Ferreira Filho em 04/09/2013 08:23:39
Pois é, se o ULTIMO PREFEITO da capital tivesse feito algo em 8 anos de mandato, talvez esse problema já tinha se resolvido, porém não fez absolutamente nada, a não ser colocar placas e remendar. Vamos torcer para que o PREFEITO atual corrija esses defeitos.
 
Mey Moura em 04/09/2013 07:35:25
Não é a chuva, mas os políticos de todo o país que são "insignificantes", literalmente, não significam nada!!!
 
Marcos Rumolli em 04/09/2013 06:30:47
Engraçado é a população reclamar do Bernal agora referente a Ernesto Geisel, o atual governador e seu aliado jamais fizeram algo em relação as erosões.
Torço para o Bernal conseguir arrumar essa avenida para mostrar aos amigos do governador que trabalhar é bom ao invés de ficar arrumando desculpa durante 20 anos.
 
Diego Souza em 04/09/2013 00:47:08
É, se aproxima a época das chuvas e a novela A ENCHENTE vem aí com mais alguns capítulos. Pena que cada capítulo custa caro ao bolso da população.
 
valter castilho em 03/09/2013 23:37:03
Alguém tem dúvidas de que os políticos estão esperando acontecer uma tragédia, algo grave mesmo, porque ai podem fazer obra emergencial, sem licitação, e gastarem 3 vezes mais do que o valor previsto, todos levam um pouco para o bolso, e todo mundo fica feliz. A administração do shopping deveria fazer pressão política em cima e exigir providências, afinal, trouxeram investimento para a capital, geraram empregos, e o poder público essa vergonha.
 
Rafael Santos em 03/09/2013 23:33:57
Esta foi uma obra feita de maneira errada. Tinha que continuar como foi feito no centro, com paredões de concreto armado, para conter as margens do córrego. Mas o André queria fazer uma grande avenida, não se importando que depois as aguas levassem tudo, Agora o concerto vai ficar bem mais caro.
 
Valter Oliveira em 03/09/2013 22:08:01
As cronicas de uma tragedia anunciada.
 
Rodrigo Souza em 03/09/2013 21:57:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions