A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

04/05/2014 11:20

Pedestre espera 5 minutos e compete com carros para atravessar ruas

Filipe Prado
Pedestres precisam disputar a faixa com os carros (Foto: Marcelo Victor)Pedestres precisam disputar a faixa com os carros (Foto: Marcelo Victor)

Com dificuldades até para atravessar a rua, pedestres revelam como é complicado caminhar por Campo Grande. No quadrilátero central, os semáforos não privilegiam os pedestres que chegam a esperar até cinto minutos para cruzar a Afonso Pena, o cartão postal da cidade.

Veja Mais
Adolescente que colidiu em caminhão estava com moto irregular
Motociclista de 16 anos fura sinal vermelho e colide em caminhão

No cruzamento da avenida com as ruas 14 de Julho e 13 de Maio, os semáforos sempre estão vermelhos para quem está a pé. Já os motoristas, não respeitam nem dão preferência, reclamam os pedestres. “Tenho muita dificuldade. Tem muito movimento e o motorista não deixa ninguém passar”, afirma a vendedora Lucélia Pereira Calves, 27 anos. Ela diz que já esperou cinco minutos para conseguir atravessar a rua. “O semáforo sempre fica vermelho e aqueles que têm o botão não funcionam”, comenta.

No cruzamento da rua Barão do Rio Branco e 13 de Maio, a situação não é muito diferente. “Aqui é complicado. Quando nós podemos atravessar, os carros viram, então ficamos competindo com eles”, explica a estudante Giseli Marinho, 25.“Acho que deveria ter um tempo de 5 segundos para os pedestres atravessarem a rua”, completa.

Não é só no Centro que este problema acontece. O autônomo Elizeu Fortunato, 58, disse que no Bairro São Conrado não há semáforo. “Pra atravessar a via principal tem que ser esperto”, alega.

Mas alguns acham que o problema maior está nos próprios pedestres. “Hoje todo mundo é muito atrasado, então acabam desrespeitando as sinalizações”, comenta o encanador Rudinei Rudis, 39.

O Campo Grande News entrou em contato com diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) JeanSaliba, mas as ligações não foram atendidas.




Eu acho que todo mundo é pedestre de vez em quando, o problema é que o tal do pedestre já é folgado por natureza, o pensamento é "eu sou pedestre, ele que espere", antes isso podia até funcionar, mas hoje já não funciona, se voce tiver este pensamento voce morre em poucos dias, existe sinalização para todos, porem como o pedestre e o ciclista não levam multa, eles simplesmente ignoram a existencia de sinal, eles acham que não é para eles e se jogam na frente dos carros e acham que todo mundo vai conseguir parar, com as campanhas que enaltecem os pedestres, a situação fica pior ainda, tem que haver uma campanha de educação para os pedestres, ensinando eles que a vida não é bem assim, que em um acidente, sempre quem vai levar a pior são eles, que eles tem que ter cuidado, prestar atenção....
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 05/05/2014 08:57:16
"Pedestre espera 5 minutos e compete com carros para atravessar ruas", mas o correto não seria ir até a rua 15 de novembro e atravessar no sinal. Para isso que serve a sinalização, tudo é culpa do condutor, ande um pouco mais e faça a travessia corretamente.
 
hudson silva em 04/05/2014 23:21:42
Já está na hora de colocar semáforo com 3 tempo.
Pois todo dia e um caos a 14 de julho e 13 de maio esquina com a avenida afonso pena. Fora que os ciclistas também não consegue andar na ciclovia.
 
THATYANE CARVALHO em 04/05/2014 15:19:38
A preferência nas conversões é do pedestre, mas a maioria dos motoristas não está nem aí para isso e a polícia não fiscaliza nada. Há muitos cruzamentos em pleno centro da cidade que nem têm o semáforo para pedestres! Não há símbolo maior de subdesenvolvimento e falta de educação no trânsito do que não dar prioridade aos pedestres.
 
Luiz Pereira em 04/05/2014 12:05:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions