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Capital

Pesquisa aponta melhor avaliação das rodovias em MS após privatização

Fernanda Mathias | 30/05/2016 13:04
Pesquisa aponta melhora no período pós privatização; neste ano serão R$ 500 mi investidos (Foto: Marcos Ermínio)
Pesquisa aponta melhora no período pós privatização; neste ano serão R$ 500 mi investidos (Foto: Marcos Ermínio)

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou nesta segunda-feira anuário que aponta melhora significativa na avaliação das rodovias em Mato Grosso do Sul desde 2014, período em que começaram as obras pela concessionária que administra uma das principais rodovias federais que atravessam o estado, a BR-163.

O anuário de 2015 avaliou condições de 4.413 quilômetros de rodovias no Estado, da extensão total, 43,89% foram considerados ótimos ou bons; ruins ou péssimos 842 quilômetros, que correspondem 19% da malha avaliada e 37% do trecho foi considerado regular.

Um ano antes do início das obras de duplicação e melhoria da malha pela empresa vencedora da licitação, em 2013, o índice de reprovação, ou seja, de trechos considerados ruins ou péssimos era de 33,88% e 31,19% eram considerados bons ou ótimos.

A CCR tem a previsão de iniciar neste ano mais 50 quilômetros de duplicações e executar mais de 200 quilômetros de restaurações de pavimento. Ao todo, serão investidos R$ 500 milhões em 2016. A empresa também está implantando 541 câmeras para monitoramento de 100% da rodovia.

As praças de pedágio foram ativadas em setembro do ano passado, após a duplicação de quase 90 quilômetros da via. Segundo a empresa, as fortes chuvas atrapalham o serviço de terraplenagem, pré-requisito nas obras de duplicação.Na ocasião, a empresa informou também atraso no licenciamento ambiental que estaria impactando no cronograma de duplicação.

O valor do pedágio a cada 100 quilômetros oscila de R$ 4,38 a R$ 6,48. Nos 847 quilômetros privatizados, as praças de pedágio cobram valores que variam entre R$ 4,70 até R$ 7,20 para automóveis.

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