ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeito pede apoio ao Detran para melhorar o trânsito de Coxim

Também ficou acertado na reunião com a presidência do Detran que curso para motofretistas será realizado entre 25 e 27 de março

Carlos Martins | 04/03/2013 15:16
Prefeito Aluizio São José e vereadores de Coxim visitaram a Diretoria de Habilitação e Educação do Detran (Foto: Pedro Peralta)
Prefeito Aluizio São José e vereadores de Coxim visitaram a Diretoria de Habilitação e Educação do Detran (Foto: Pedro Peralta)

O prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), pediu nesta segunda-feira o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) para realizar estudos na cidade visando à implementação de melhorias no trânsito da cidade, incluindo a sinalização. Foi à primeira visita ao Detran feita pelo prefeito, que assumiu o mandato no início de janeiro. Outra solicitação do prefeito foi atendida pelo Detran. De 25 a 27 deste mês, o órgão irá ministrar na cidade o curso exigido pela Lei 12.009 que obrigatoriamente mototaxistas e motofretistas deverão fazer para poderem atuar profissionalmente.

Acompanhado de vereadores, o prefeito apresentou ao presidente do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira, outras demandas, como a construção de uma pista para a realização de exames práticos. “Atualmente as provas são realizadas nas vias urbanas na cidade e prejudica o trânsito”, disse o prefeito.

Engenheiros do Detran já havia feito um projeto para uma pista que seria construída em uma área cedida pela prefeitura, mas houve um desentendimento por parte dos donos de Centros de Formação de Condutores quanto ao local escolhido. Por causa da polêmica, nova área, que atenda às necessidades, será definida pela prefeitura mediante aprovação da Câmara Municipal.

Diretora Elisabeth Félix da Silva (Habilitação e Educação) vai enviar equipe de engenheiros para dar suporte ao prefeito Aluizio São José (Foto: Pedro Peralta)
Diretora Elisabeth Félix da Silva (Habilitação e Educação) vai enviar equipe de engenheiros para dar suporte ao prefeito Aluizio São José (Foto: Pedro Peralta)

Suporte - “Por isso estamos aqui para pedir que o Detran envie novamente uma equipe de engenheiros para dar suporte à prefeitura, tanto na questão da sinalização, bem como na avaliação da nova área”, explicou o prefeito, que se reuniu também com a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran, Elisabeth Félix da Silva.

Quanto ao curso que o Detran irá ministrar para mototaxistas e motofretistas em Coxim, o prefeito Aluizio São José explicou que os profissionais deverão definir também os substitutos – pessoas que também trabalham com a moto - para que façam o curso, que tem 30 horas de duração e inclui atividades práticas de noções de ética, cidadania, segurança, saúde, transporte de cargas e risco na condução de motocicletas. No município, as duas categorias reúnem em torno de 400 pessoas.

Segundo a diretora de Habilitação e Educação do Detran, ficou definido também que em Três Lagoas o curso será ministrado entre os dias 11 a 13 de março. Sobre a fiscalização, Elisabeth explicou que nos municípios onde os cursos já foram realizados a determinação é que comece também em 1º de abril, a exemplo da Capital.

“No ano passado, conforme determinação do governador André Puccinelli, o Detran ministrou os cursos gratuitamente na Capital para mototaxistas e motofretistas. O Detran também credenciou o Sest/Senat e, no interior, Centros de Formação de Condutores e prefeituras para que fizessem os cursos”, explicou. Na Capital, formaram-se nos cursos, realizados até o mês de novembro, 1.180 pessoas divididas em 42 turmas.

Nos siga no Google Notícias