ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Problema comum na volta às aulas, fila dupla é alvo de operação

Aliny Mary Dias | 07/02/2014 08:23
Na Rua Iria Loureiro, filas se formam desde às 6h30  (Foto: Aliny Mary Dias)
Na Rua Iria Loureiro, filas se formam desde às 6h30 (Foto: Aliny Mary Dias)

Comuns, principalmente, no início do ano letivo, as filas duplas em frente às escolas são alvo da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito). Em alguns locais como em frente ao colégio Mace, localizado na Rua 26 de Agosto, os motoristas demoram até 15 minutos para sair seguir o percurso.

Como o colégio também tem uma entrada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, a Rua Iria Loureiro Viana é usada pelos pais para deixar os alunos em frente à escola. O congestionamento no local começa por volta das 6h30 e às 7 horas a fila é grande.

O problema na rua é maior porque a via é estreita e há possibilidade de estacionar dos dois lados. Apesar do problema, a maioria dos pais não se incomoda e afirma que a situação não atrapalha o trânsito no local.

“Só entra nessa rua quem vai deixar os filhos na escola, não atrapalha porque ninguém vira aqui para ter acesso à Rua 26 de Agosto. A gente fica no máximo 15 minutos aqui, mas é aceitável”, explica Jonathan Alves dos Santos, pai de uma aluna de 10 anos e motorista frequente no local.

De acordo com a Agetran, uma operação com objetivo de acabar com as filas duplas e fazer o tráfego fluir com mais rapidez está sendo feita desde a quarta-feira (5). As ações vão até o dia 15 deste mês.

A operação Volta às Aulas é feita em parceria com o BPTran, que tem policiais atuando em frente das escolas Dom Bosco, Mace e Nova Geração. As escolas de responsabilidade dos agentes são a Alexander Fleming, Caic Rafaela Abrão, Nagem Jorge Saad, General Osório, Instituto Harmonia, Montessóri, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Professor Zezão e Sesc Horto.

Todos os locais contam com um ou dois agentes que orientam os motoristas e ainda ajudam na travessia de alunos nas faixas de pedestres.

Em frente ao colégio Dom Bosco, situação foi amenizada com entrada criada na 13 de Maio (Foto:  Aliny Mary Dias)
Em frente ao colégio Dom Bosco, situação foi amenizada com entrada criada na 13 de Maio (Foto: Aliny Mary Dias)

Deu certo – Uma das escolas que conseguiu reduzir as filas duplas com as ações que vem sendo desenvolvidas há anos é o Dom Bosco, na Avenida Mato Grosso.

O policial Pedro Luis atua no controle do tráfego nos horários de entrada e saída dos estudantes há 13 anos. Ele conta que as filas diminuíram depois que a escola criou uma entrada para os pais motoristas pela Rua 13 de Maio. Dessa forma, as crianças são deixadas dentro do colégio e não atrapalham o fluxo.

No entanto, muitos pais deixam os filhos na Avenida Mato Grosso, mas como em frente à escola não é permitido estacionar, o meio fio é usado apenas para desembarque das crianças. “Eles param por poucos minutos e só deixam as crianças, assim as filas duplas não se formam. E nós orientamos a travessia dos alunos também”, explica o policial.

As ações que seguem até o dia 15 de fevereiro começam sempre às 6h30, voltam às 11h, às 13h e depois às 17 horas.

Nos siga no Google Notícias